Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Celular libera radiação que faz Bombril (palha de aço) pegar fogo, mostra vídeo #boato

Celular libera radiação que faz Bombril (palha de aço) pegar fogo, mostra vídeo #boato

Celular libera radiação que faz Bombril (palha de aço) pegar fogo, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que um telefone celular, ao receber uma ligação, libera carga de radiação que faz um pedaço de Bombril pegar fogo. Isso afeta o sistema nervoso, sono e causa câncer.

Quando falamos em desinformação na internet, o “câncer” (ou formas de se prevenir ou curá-lo) é figurinha carimbada. Os telefones celulares também sempre aparecem em fake news. Na história de hoje, um “jênio” conseguiu fazer a mágica de juntar celular e câncer em uma só história.

Um vídeo está deixando muita gente intrigada na internet. As imagens mostram um telefone celular “cercado” de pedaços de palha de aço (no Brasil, o famoso Bombril). Quando o aparelho recebe uma ligação, o Bombril começa a pegar fogo. Junto ao vídeo, há alertas que apontam que a radiação do telefone celular causou o processo e que ela afeta o sistema nervoso, o sono e causa câncer. Leia e assista:

Dorme com o celular pertinho de você e a RADIAÇÃO que ele libera, VOCÊ não vê, porém, o BOMBRIL te mostra. Afeta Sistema Nervoso, o sono e causa câncer.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo mostra celular liberando radiação que faz Bombril (palha de aço) pegar fogo?

As imagens e o alerta são muito impressionantes. Mas será mesmo que a tal palha de aço pegou fogo por causa da radiação do celular? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem e o histórico desse tipo de boato já nos causaram desconfianças. O texto em questão tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis. Já o tema rendeu muita fake news (leia exemplos aqui, aqui e aqui).

Com uma “pulga atrás da orelha”, fomos atrás de mais informações sobre as “acusações contra o telefone celular”. É fato que os celulares emitem radiação e que há diversos estudos para mensurar possíveis danos (temos exemplos aqui e aqui). Porém, não há qualquer evidência ou comprovação científica de que ela faça mal.

Se há dúvidas em relação ao mal que o celular pode causar, sobre o vídeo não há dúvida alguma. Ele é fake mesmo. A primeira evidência disso está em um teste feito por um youtuber aqui do Brasil. Ele colocou os telefones celulares na “posição de combustão” com o Bombril e, como vocês podem ver, nada aconteceu:

Mais uma busca e descobrimos que a balela foi desmentida nos Estados Unidos e na Croácia. De acordo com o site Faktograf, a história se espalhou com críticas à tecnologia 5G na Croácia. Já de acordo com o site Snopes, o vídeo nada mais é do que fruto de uma edição. Eles conseguiram “matar a charada” diminuindo a velocidade da filmagem. Com a filmagem em velocidade baixa é possível perceber que o “fogo se acende” fora da palha de aço (em uma camada acima). Assista ao vídeo:

Uma curiosidade. No Brasil, o canal do Youtube Manual do Mundo já mostrou como acender uma fogueira usando uma bateria de celular e dois pedaços de palha de aço. O processo, porém, nada tem a ver com radiação. Assista:

Resumindo: a história que aponta que a radiação do telefone celular colocou fogo em pedaços de Bombril (ou qualquer outra palha de aço) é falsa. O vídeo foi editado digitalmente e as informações que estão na mensagem não são comprovadas.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf