Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Benzeno do ar-condicionado de carros causa câncer, leucemia e aborto #boato

Benzeno do ar-condicionado de carros causa câncer, leucemia e aborto #boato

Benzeno do ar-condicionado de carros causa câncer, leucemia e aborto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado ao deixar o seu carro exposto ao sol e usar o ar-condicionado. O benzeno que está contido no ar-condicionado do veículo causa câncer, leucemia e aborto.

Em meio ao verão escaldante que algumas cidades têm enfrentado nos últimos anos (que têm sido os mais quentes da história), ações como entrar em um carro e ligar o ar-condicionado são um alento. Só que de acordo com um texto que circula há anos na internet (e foi desmentido por aqui em 2014), ligar o ar-condicionado de carros expostos ao sol é um grande risco.

O texto que “vive viralizando” na internet aponta que o ar-condicionado de veículos esconde uma grande ameaça: o benzeno. De acordo com a mensagem, o ar-condicionado expele uma grande quantidade de benzeno, principalmente quando o carro está sob altas temperaturas. Isso representaria o risco de doenças como câncer e leucemia e poderia provocar abortos. Leia a mensagem que circula online:

Que informação massa!! Repassem!! Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável… A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica. Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam “o porquê”, só deixam entender que é para seu “melhor funcionamento”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Aqui vem a razão médica: De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto é a importância de manter os vidros abertos uns minutos.

“Por favor não ligar o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente ao se entrar no carro. Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas uns 2 (dois) minutos.” Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer.

Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2. Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abrir as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal. “Quando alguém recebe uma informação valiosa e se beneficia dela, tem obrigação moral de partilhar com todos”.

Benzeno do ar-condicionado de carros causa câncer, leucemia e aborto?

A tal mensagem assustou muita gente na internet. Se você foi uma das pessoas que dispensou o “fresquinho” de dentro do carro por causa do medo de um câncer, fique tranquilo: a mensagem que circula online é um boato dos mais antigos.

Como falamos anteriormente, a tal história foi desmentida por aqui em 2014 (uma celebridade ajudou a dar corpo à balela). Já na época, tratava-se uma mensagem antiga. Como explicou o autor do texto, o André Packer, a tal balela circulava, no mínimo, desde 2009 na internet. Vamos convir que, se houvesse algo real, a “denúncia” já teria gerado algum desdobramento. Porém, o que encontramos são apenas o mesmo texto do boato e desmentidos.

Falando no texto em si, ele, como quase todo boato que ocupa o posto de “clássico”, tem algumas das principais características de boatos online. Ele é vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja: tem o pacote completo de uma boa fake news (se é que isso existe).

Falando em desmentidos, temos, além da nossa refutação de 2014 (em que falamos, entre outras coisas, que o benzeno é encontrado em diversos lugares, e que não havia comprovação científica de que o ar-condicionado de veículos pudesse causar câncer), desmentidos até do Ministério da Saúde. Em publicação no projeto Saúde Sem Fake News, o Ministério negou a informação e reforçou que a quantidade do material é extremamente baixa em carros. Leia:

Olá, essa mensagem é falsa! Não compartilhe. Os níveis da substância em carros é extremamente baixa, não sendo prejudicial à saúde. De fato, o benzeno é usado na fabricação dos plásticos do interior da maioria dos veículos, contudo, como dito, são níveis baixíssimos e não prejudiciais à saúde. Além disso, esse texto tem todas as características de Fake News, não informa quais pesquisas, não informa a fonte, não informa quando foi realizado – informações vagas e alarmistas.

Resumindo: apesar de o mesmo texto insistir em circular na internet quando o verão e o calor chegam ao Brasil, a história que aponta que usar o ar-condicionado veicular pode acarretar em uma doença como câncer ou leucemia por causa do benzeno é falsa. Não passa de mais um boato sobre saúde que sempre circula por aí.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf
Marcações: