Carrefour faz 65 anos e está dando prêmios para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Boato – O Carrefour está fazendo 65 anos e, por isso, está dando brindes para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Nos últimos dias, o que não tem faltado são aquelas famigeradas promoções falsas que insistem em circular no WhatsApp. A prova disso está no fato que aqui estamos para fazer de mais uma delas.

Agora, começou a circular na internet uma suposta promoção de aniversário de 65 anos do Carrefour. A mensagem aponta que a rede de supermercados estaria dando brindes por causa da data. Para ganhar, a pessoa teria que entrar em um site, responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto que está circulando online:

Celebração do 65º aniversário. Brindes grátis, boa sorte! Oferecemos aos nossos membros 1 giro grátis para uma chance de ganhar prêmios exclusivos! Parabéns! Você ganhou um vale-presente no valor de 100 reais. Ele pode ser usado na compra de mercadorias em todas as lojas Carrefour. Siga as instruções abaixo para resgatar seu cartão.

Conte para seus amigos no Whatsapp sobre este evento! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no Whatsapp (clique no ícone verde abaixo) 2.Clique em ‘continuar’ e reivindique seu cartão-presente. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia!

Carrefour faz 65 anos e está dando prêmios para quem compartilhar link no WhatsApp?

Não demorou para a balela se espalhar com todas as forças na internet. E, assim como em tantos outros casos, a promoção em questão é falsa. Na realidade, o Boatos.org já havia desmentido o mesmo fake sobre o Carrefour há algum tempo (a única diferença está na “idade” da rede). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito.

Na realidade, a mensagem faz parte de um velho golpe que, invariavelmente, resulta em uma promoção falsa e serve para roubar dados de internautas. Já explicamos que, mesmo que você siga todos os passos, é, no final, direcionado a um site muito pesado que fará o seu celular ou computador travar. Temos vídeos que explicam esse tipo de fake:

Só sobre “aniversário”, já desmentimos histórias falsas que falam sobre brindes grátis da Adidas, Gol, Nubank, Tramontina e outras empresas. Já sobre promoções do Carrefour, já desmentimos histórias falsas sobre “cupons”, “cartão grátis”, “vale compras” e até empregos. Em todos os casos, os sites eram falsos.

Vale dizer que o Carrefour não poderia, em 2021, dar brindes grátis por causa dos 70 anos porque a rede de supermercados tem 62 anos (uma vez que foi fundada em 1959). No Brasil, a trajetória seria mais curta ainda (a primeira loja foi inaugurada em 1975 no país).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Carrefour está dando brindes para as pessoas que saírem compartilhando um link no WhatsApp por aí é falsa. Não passa de mais um boato que circula por aí, de novo errando a idade da empresa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet