ONG Cantinho Amigo Bicho vai ganhar 1 tonelada de ração se tiver 750 compartilhamentos #boato

Boato – A cada 750 compartilhamentos, a ONG “Cantinho Amigo Bicho” vai ganhar uma tonelada de ração. Compartilhe e ajude!

Na hora de fazer denúncias e pedir ajuda no resgate de animais e doações, as redes sociais podem ser uma grande aliada. Por outro lado, também podem prejudicar o trabalho de organizações e voluntários que se mobilizam para salvar animais feridos e abandonados. Esse é justamente o caso de hoje.

Circula no Facebook e no WhatsApp a informação que a ONG Cantinho Amigo Bicho vai ganhar uma tonelada de ração se tiver 750 compartilhamentos. Na publicação, a imagem de um cãozinho ferido pede a divulgação da página para receber ajuda. O texto afirma que o abrigo faz um trabalho maravilhoso e que não estão pedindo dinheiro, só compartilhamento. Leia o que diz a mensagem:

Oi! Esse abrigo de cães faz um trabalho maravilhoso e não estão pedindo dinheiro, só pedem pra vc compartilhar com as pessoas que vc conhece, porque com 750 compartilhamentos eles ganham 1 tonelada de ração! Muito obrigada!! Oi. Por favor, você poderia ajudar a divulgar a nossa página pra que a gente possa receber ajuda? Compartilhe e ajude o cantinho amigo bicho!

ONG Cantinho Amigo Bicho vai ganhar 1 tonelada de ração se tiver 750 compartilhamentos?

Mais que comoção, o apelo fez a publicação viralizar nas redes sociais. Mas será mesmo que o Cantinho Amigo Bicho vai ganhar 1 tonelada de ração se tiver 750 compartilhamentos? A resposta é não. Entenda os porquês.

Se, ao ler o texto, você ficou com aquela sensação de “te conheço de algum lugar”, fique sabendo que você não é o único. Há alguns meses, desmentimos a informação de que um abrigo ganharia uma tonelada de ração se o vídeo tivesse (olha só) 750 compartilhamentos.

Pois bem, como já explicamos milhares de vezes, não há como mensurar o número de compartilhamentos no WhatsApp, por exemplo. Mas não é só isso: o pedido, além de clichê, carrega o enredo clássico de boatos online: vaga, não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamento.

Ao buscar mais informações sobre o caso, chegamos a página do Facebook do Cantinho Amigo Bicho que, de fato, existe. Porém, ao contrário do que se imagina, a ONG não possui nenhuma campanha pedindo 750 compartilhamentos. Ao contrário, em uma publicação, ao ser questionada sobre o pedido, o Cantinho Amigo Bicho afirmou que a “mensagem que está circulando pelo Facebook e WhatsApp não é verdadeira”.

A propósito, vale dizer que há pedidos de doações para uma campanha de financiamento coletivo que, inclusive, pode ajudar mais do que espalhando informações falsas por aí.

Resumindo: se você encontrar alguma mensagem pedindo 750 compartilhamentos para ajudar um abrigo a ganhar 1 tonelada de ração, pense duas vezes (ou até mais) antes de compartilhar porque há muitas chance de ser #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)