Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Abrigo vai ganhar uma tonelada de ração se vídeo tiver 750 compartilhamentos #boato

Abrigo vai ganhar uma tonelada de ração se vídeo tiver 750 compartilhamentos #boato

Boato – Abrigo vai ganhar uma tonelada de ração de vídeo que tiver 750 compartilhamentos. Não estão pedindo dinheiro, é só compartilhar!

Não foram raras as vezes em que falamos aqui no Boatos.org de histórias falsas que se espalham na internet graças a “boa intenção” das pessoas. A prova disso está na quantidade de campanhas falsas e imagens de bebê doentes que circulam na internet. Esse é justamente o caso de hoje. Só há uma diferença: em vez de bebês, são cachorros.

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp e no Facebook se um vídeo de cãezinhos (que tem como BG uma música da cantora Marisa Monte) for compartilhado 750 vezes, um abrigo de cães ganhará uma tonelada de ração.

Na publicação, a mensagem diz: “Oi esse abrigo faz um trabalho maravilhoso e não estão pedindo dinheiro.. só para você compartilhar.. com 750 compartilhamentos eles ganham 1 tonelada de ração. Ok. Obrigada”. Em algumas versões, o texto diz que é o abrigo “Amigos do Seu Paulo Protetor”. Confira o vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Abrigo vai ganhar uma tonelada de ração se vídeo tiver 750 compartilhamentos?

O vídeo e a mensagem comoveram muita gente. Mas será mesmo que um abrigo vai ganhar uma tonelada de ração de vídeo que tiver 750 compartilhamentos? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao analisar o caso, descobrimos que a história é a uma “falsificação” de uma ação verdadeira que aconteceu há alguns meses. Na época, o Abrigo Animais Aumigos (da Bahia) informou que ganharia uma tonelada de ração se chegasse a 750 mil seguidores no Instagram. A campanha deu certo e eles ganharam.

Pois bem. Se a outra ação é verdadeira, essa é falsa. De cara, a própria mensagem já deixa suspeitas. Isso porque, além de 750 compartilhamentos ser um número bem mais modesto do que 750 mil (o que torna o desafio “pequeno”), não há como, por exemplo, mensurar o número de compartilhamentos de um vídeo no WhatsApp.

Mas não é só isso: a mensagem carrega algumas características de boatos online: vaga (sequer é dito o nome do abrigo), não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamento.

No vídeo, a mensagem aponta que a campanha seria do Abrigo Amigos do Seu Paulo Protetor. Com isso, resolvemos buscar informações sobre a campanha. Na página do Facebook do abrigo (que fica no Rio de Janeiro) não há nenhuma informação a respeito e tampouco alguma campanha com pedidos de compartilhamento.

Aliás, há pedidos de doações que, inclusive, possuem indicação de contas bancárias. Então, quem quiser ajudar, pode fazer mais do que só compartilhar o vídeo.

Resumindo: o vídeo com a música da Marisa Monte (que inclusive sou fã) é legal, assim como o trabalho do abrigo. Porém, a informação de que o abrigo vai ganhar uma tonelada de ração de um vídeo que tiver 750 compartilhamentos não procede. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.