Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Caixa confirma agendamento de Pix por SMS e pede cadastro em site #boato

Caixa confirma agendamento de Pix por SMS e pede cadastro em site #boato

Caixa confirma agendamento de Pix por SMS e pede cadastro em site, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Caixa Econômica Federal enviou um SMS em que confirmou o agendamento de Pix e acabou pedindo o cadastro em site.

Uma das melhores inovações tecnológicas para os brasileiros dos últimos tempos foi a implementação do Pix, novo sistema para transferências e pagamentos. Infelizmente, a facilitação para transações bancárias também abre margem para golpes. Um deles usa “como arma” mensagens de SMS.

Tem chegado a muitas pessoas mensagens que apontam que a Caixa Econômica Federal “acusou” o recebimento de um Pix. Porém, a pessoa precisar fazer uma “confirmação” ou “cancelamento” da transação entrando em um site. Leia a mensagem que circula online: “CAIXA_CONFIRMA: Agendamento_PlX R$ 892,18 concluido com sucesso, caso nao seja voce, para cancelar nos avisa agora em: Wzzzp.cx-smsseguro.com”.

Caixa confirma agendamento de Pix por SMS e pede cadastro em site?

Como apontamos, muitas pessoas receberam a tal mensagem por SMS falando sobre o tal Pix. Se você foi uma dessas pessoas, saiba que se trata de um golpe. Há algum tempo, desmentimos uma versão “genérica” desta história (não falava na Caixa). Mas como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Se você foi uma das pessoas que recebeu o tal e-mail falando em desbloqueio de crédito no Pix, fique alerta. Depois de investigarmos a publicação, descobrimos que, na realidade, a história se trata de um golpe. Em algumas cidades, vítimas do golpe registraram boletins de ocorrência.

Ao clicar no botão “desbloquear crédito”, a pessoa é redirecionada para outra página, onde precisa fornecer seu nome de usuário e senha de acesso ao aplicativo do banco. Com isso, os golpistas conseguem roubar as informações fornecidas.

Na realidade, os valores recebidos via Pix não precisam de qualquer ação do recebedor para estarem disponíveis na conta destino. Quando alguém envia uma determinada quantia via Pix, o dinheiro automaticamente fica disponível na conta da pessoa que recebeu o valor. O Pix funciona como uma transferência imediata. Além disso, se você utiliza o aplicativo do seu banco, ele enviará uma notificação, informando que o valor foi depositado na sua conta via Pix.

Além disso, é necessária atenção redobrada ao remetente do e-mail. Em casos como esse, a informação após o @ não condiz com o e-mail institucional dos bancos, uma vez que bancos não costumam se comunicar com o cliente via e-mail (há exceções, como quando você autoriza que o gerente do seu banco se comunique com você por esse meio. Nessa situação, o e-mail utilizado por essa pessoa, provavelmente, terá uma identificação fácil, como o nome do funcionário e o @ institucional). Se você ainda tem dúvidas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) desenvolveu uma cartilha e uma lista de canais de atendimento utilizados pelos bancos.

Se isso não bastasse, a própria Febraban já alertou os clientes sobre golpes por e-mail envolvendo o nome Pix. De acordo com a Federação, o cadastro da chave Pix e o uso desse meio de pagamento só devem ser feitos pelo aplicativo oficial do banco. Dessa forma, a Febrabran aconselha que pessoas não abram e-mails falando sobre cadastro da chave Pix ou desbloqueio de transferência via Pix.

Resumindo: não é verdade que a Caixa Econômica Federal está mandando uma mensagem falando sobre o recebimento de um Pix e confirmação em um site. Trata-se de mais uma tentativa de golpe que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso