Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Brasil Sorridente tem inscrições abertas em site no WhatsApp #boato

Brasil Sorridente tem inscrições abertas em site no WhatsApp #boato

Boato – O projeto Brasil Sorridente está com inscrições abertas. Para se inscrever, você precisa entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com amigos.

Nos últimos dias de 2018, boatos mais do que batidos estão fazendo sucesso na web. Teve boato de morte, promessa mirabolante do exterior (essa vocês ainda vão ver) etc. É claro que promoções falsas no WhatsApp não poderiam sair do rol desses tipos de fake news. E a de hoje fala do programa Brasil Sorridente.

De acordo com uma mensagem que começou a viralizar no WhatsApp, as inscrições para o programa Brasil Sorridente estão abertas. A mensagem aponta que, só é preciso se inscrever em um site (na versão que vimos, é brasil-sorridente.cadastre-se.net). Leia a mensagem que circula online:

As inscrições para o Projeto BRASIL SORRIDENTE já estão abertas! Acabei de me cadastrar para Periodontia-Limpeza em Rio de Janeiro/RJ Os tratamentos são oferecidos em todo Brasil! Faça seu cadastro e agende sua consulta 100% Gratuita! Aparelho, Implante, Restauração e muitos outros… Últimos dias de Inscrição INSCREVA-SE NO SITE↴:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Ao entrar no site, você se depara com uma página de cadastro na qual você tem que dizer o seu estado, cidade e o tipo de serviço que deseja. Depois, são mostrados os pré-requisitos para o tratamento. Ao fim, a mensagem pede seu telefone, nome e e-mail e, claro, pede que você compartilhe a mensagem com cinco amigos. Leia trechos do que é dito no site:

Através do Projeto BRASIL SORRIDENTE, o GOVERNO FEDERAL, está oferecendo TRATAMENTO ODONTOLÓGICO 100% GRATUITO CADASTRE-SE AGORA MESMO!

O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE ATENDE ATRAVÉS DO SUS! MAIS DE 130.000 PROCEDIMENTOS FORAM REALIZADOS EM 2018 PARTICIPE DA EDIÇÃO 2019! PRÉ REQUISITOS: – Ser Brasileiro(a); – Ter cartão do SUS; – Renda pessoal inferior a 4 salários mínimos.

75 pessoas em [cidade escolhida] já foram selecionadas para iniciar o tratamento! FALTA POUCO! Você está tentando agendar Implantes, na Unidade do SUS de [cidade selecionada] Para finalizar seu agendamento você precisa divulgar o PROJETO BRASIL SORRIDENTE para 05 contatos através do Whatsapp.

Brasil Sorridente tem inscrições abertas em site no WhatsApp?

Rá! “Divulgar o projeto para cinco contatos”. Tá aí o segredo do golpe se espalha. Sim, amigos, essa história de participar do projeto Brasil Sorridente só compartilhando um link com amigos no WhatsApp não passa de mais uma balela que circula online. Vamos aos fatos.

Se você é um leitor fiel do Boatos.org já sabe que todo esse modus operandi (anunciar uma promoção em um link, pedir dados e compartilhamento do site) denota aquele velho e famoso golpe para roubo de dados (e para ganhar “algum” com publicidade veiculada nesses sites de promoções falsas). Mesmo que você entre no site e siga todos os passos, nada acontece.

Ao analisar o site no serviço Vírus Total, descobrimos que o Kaspersky o classificou como um “site de phishing” (roubo de dados). Ou seja, além de não conseguir nada, você pode ter dados roubados.

Só para ter certeza que a história é completamente falsa, fomos procurar por mais informações sobre o programa Brasil Sorridente. Ao procurar pela página oficial (que, logicamente, é dentro do site do Ministério da Saúde e não em um link aleatório na internet), não encontramos nada sobre o anúncio de inscrições. Muito menos pedindo compartilhamento.

Já dá para ver que a história que aponta que o Brasil Sorridente está com inscrições abertas para quem entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com amigos é falsa. Não passa de mais uma balela que esconde um golpe para roubo de dados no WhatsApp. Não caia nessa.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.