Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Boneca androide chinesa se parece com criança real, mostra vídeo #boato

Boneca androide chinesa se parece com criança real, mostra vídeo #boato

Boneca androide chinesa se parece com criança real, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra boneca androide que foi desenvolvida na China. Ela age e se parece com crianças reais.

A tecnologia dos dias de hoje está permitindo grandes mudanças. Seja na área de engenharia, saúde ou comportamento, a tecnologia promoveu avanços e trouxe novidades para a sociedade.

Dentre as boas novas que a tecnologia trouxe, é possível citar até mesmo novidades assustadoras, como os robôs que já conseguem executar tarefas rotineiras e também possuem uma aparência muito (mas muito) parecida com humanos.

E a história de hoje faz referência justamente a essa aparência assustadoramente parecida com pessoas reais. Segundo publicações, a China teria desenvolvido uma boneca androide que se parecia com uma criança real. A prova seria um vídeo. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Estes Chineses são demais.! Isto é uma boneca. Esta é uma boneca android fabricada na China. É tão real – o que a próxima China fará”. Versão 2: “Esta é uma boneca android fabricada na China. É tão real que parecem crianças de verdade. Será que o próximo passo serão bonecas dotadas de AI (Inteligência Artificial)”.

Boneca androide chinesa se parece com crianças reais, mostra vídeo?

As imagens são realmente impressionantes e causaram espanto entre os internautas. Mas será que o vídeo da boneca androide chinesa que se parece com uma criança real é verdadeiro? Não é!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, uma rápida conferida nas publicações já são o suficiente para nos deixar com a pulga atrás da orelha. As mensagens apresentam caráter vago, alarmista, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Vale ressaltar que existe um vasto histórico de vídeos retirados de contexto na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos vários dele, como a história que dizia que um ônibus em Londres teria mostrado os dizeres Lula ladrão. Também o caso que apontava que a Globo teria sido hostilizada, em Brumadinho (MG) e, por fim, a história que dizia que um tubarão havia sido flagrado na praia de Marataízes (ES).

Resolvemos, então, buscar por robôs e bonecos que pareciam com pessoas reais. Descobrimos que existem bonecos bastante realistas, porém, eles não são crianças e atendem a uma demanda específica. Além disso, esses bonecos não fazem coisas como comer, assim como mostra uma das cenas do vídeo. Também acabamos encontrando bonecas que até se parecem, mas não agem como crianças.

Ao olhar o vídeo, identificamos um crédito chamado Veacha na parte inferior das imagens. Foi aí que resolvemos procurar por mais informações e descobrimos se tratar de uma página do Facebook. Ao rolar a página inicial, observamos que o tal vídeo se encontrava lá. É importante destacar que o vídeo continha o título ‘cute baby’ (criança fofa), mostrando que a história de androides não tem nada a ver.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra uma boneca androide chinesa que se parece com crianças reais é falsa! O vídeo, de fato, é real. Porém, ele mostra crianças chinesas fofinhas e “de verdade”. Logo, não tem relação alguma com bonecas androides. A história não passa de #boato! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R