Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Anwar Jitou é um hacker! Não aceite pedido de amizade #boato

Anwar Jitou é um hacker! Não aceite pedido de amizade #boato

Boato – Avise a todos no Messenger para não aceitar pedidos de amizade de Anwar Jitou. Ele é um hacker que rouba sua conta do Facebook.

O aumento do acesso às redes sociais traz consigo uma preocupação: o número de pessoas que não têm muita intimidade com ferramentas digitais e, consequentemente, o número de pessoas suscetíveis a golpes também aumentou. Talvez por isso muitos se preocuparam com um anúncio que tem circulado online.

Um texto que viralizou no Facebook e no WhatsApp dá conta que um hacker chamado Anwar Jitou está tentando “piratear” contas de usuários no Facebook. O texto alerta para as pessoas nunca aceitarem o pedido de amizade dele. Leia o texto que circula online:

Diga a todos os contatos em sua lista de Messenger, para não aceitar o pedido de amizade de Anwar Jitou. Ele é um hacker e possui o sistema conectado à sua conta do Facebook. Se um dos seus contatos o aceita, você também será pirateado, então fique a certeza de que todos os seus amigos o conheçam. Obrigado. Reencaminhado como recebido.

Anwar Jitou é um hacker do Facebook?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O alerta se espalhou principalmente por causa do pedido para compartilhá-lo no Messenger. Mas será mesmo verdade que o Anwar Jitou está tentando hackear as pessoas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Esse boato do “pedido de amizade” no Facebook já é um clássico na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas vezes a história. Só neste ano, desmentimos o boato que fala do casal Chrisopher e Jessica Davies e das meninas do Baleia Azul. A história é sempre a mesma.

Apesar de ser um clássico, ele não faz o mínimo sentido. Ninguém consegue ter mais chances de hackear outra pessoa simplesmente por ter um pedido de amizade aceito. Para “perder” a conta, você precisa fazer algo como pegar um vírus no computador ou colocar os seus dados em um site suspeito. Nenhuma das duas coisas acontecem só com uma nova amizade na rede social.

Pelo que pesquisamos, a história surgiu na internet em língua inglesa. Tanto que diversas mensagem com outros nomes têm aparecido no exterior. Alguns deles são Jayden K. Smith, Tanner Dwyer e Bobby Roberts (não nos espanta se aparecerem boatos sobre esses “hackers” no Brasil). Essa matéria do The Telegraph chegou a tratar do assunto. Obviamente, o jornal falou que ela é falsa.

O caso do Anwar Jitou chegou até a virar piada na internet. Nas nossas pesquisas, achamos algumas páginas que estão utilizando o nome da pessoa e o apresentando como “grande hacker”. Obviamente, eles não são levados a sério (pelo menos não pela maioria das pessoas).

Resumindo: a história que aponta que você pode ser hackeado por Anwar Jitou ao aceitar o pedido de amizade dele no Facebook é falsa. Se eu fosse você, não aceitaria pedidos de amizades de estranhos. Mas aí os motivos são outros.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Silvinha Porto e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.