Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Alex Brettan, diretor, avisa que WhatsApp vai cobrar taxa #boato

Alex Brettan, diretor, avisa que WhatsApp vai cobrar taxa #boato

Boato – Texto que circula online diz que o aplicativo WhatsApp irá cobrar uma taxa de seus usuários e sugere que a mensagem seja compartilhada para evitar essa tarifa.

A crise está feia. É passagem de transporte público aumentando, contas de água, luz, Internet e tantas outras. Agora imagine ter que pagar uma taxa para usar o WhatsApp. É isso mesmo. Já pensou em pagar uma taxa extra para manter seus contatos ativos e o seu papo pelo aplicativo em dia? É isso que diz um texto circula online.

WhatsApp vai ser pago, diz boato
WhatsApp vai ser pago, diz boato

A mensagem aponta que o diretor Alex Brettan está comunicando aos usuários que uma taxa de 0,37 centavos será cobrada pelo uso do aplicativo. O texto informa que você também pode ficar isento de mais essa tarifa no fim do mês. Bastaria repassar a informação da cobrança para 18 contatos.

A mensagem também sugere que o usuário faça uma atualização no seu smartphone para ter inovações no seu aplicativo. Uma delas é, ter cor favorita no seu bate-papo juntamente com um novo design. Confira o texto online:

Oi eu sou Alex brettan, diretor do whatsapp quinta-feira já são notificados pelo HOTMAIL, LO passou na TV as dúvidas! Oi tudo, parece que todos os avisos eram reais, o uso do WhatsApp vai custar dinheiro Se você enviar esta cadeia para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e estará livre para ti. Se eu não acreditar ver amanhã às 06:00 que fechará o WhatsApp e para abri-lo que você terá que pagar, tudo isso é por lei.

Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados, então estamos pedindo sua ajuda resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos reenvien esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos que usar se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, então sua conta permanecerá inativa com a consequência de perder todos os seu cont a transmissão desta mensagem. Seu SmartPhone será atualizado nas próximas 24 horas, contará com um novo design e uma nova cor para bate-papo.

Assista ao nosso desmentido sobre o WhatsApp pago em vídeo

Caros usuários do WhatsApp, vamos fazer uma atualização para WhatsApp de 11:00 a 05:00 deste dia. Se você não mandar isso para todos seu contatos atualização será cancelado e não será capaz de conversar com seus contatos. WhatsApp entrará para a taxa de pagamento a menos que você é um usuário freqüente. Se você tem pelo menos 10 contatos Enviar este sms e logo ficará vermelhos para indicar que você é um usuário Confirmado… Só nós a manhã livre, que eles começam a cobrar a mensagem por whatsapp 0,37 centavos encaminhada esta mensagem mais de 9 pessoas de seus contatos, e você estará livre de vida olhar e ele vira verde a bola acima torná-lo e ver WhatsApp já está livre de agora em diante, enviar para 10 pessoas para reativar seu serviço novamente sem custo para você Ami já foi atualizado WhatsApp e tem novos adesivos para a frente para 15 pessoas para ser atualizado conforme a enviar esperar 10 minutos

Alex Brettan, diretor, avisou que WhatsApp vai cobrar taxa?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como visto acima, o texto tem características similares a outros textos já postados no Boatos.org. Mas será mesmo que o Alex Brettan avisou que o WhatsApp vai se tornar pago. Resposta é não. Vamos aos fatos.

A mensagem referente aos 37 centavos não é uma novidade e, de acordo com o texto, o modo para evitar essa tarifa continuaria sendo o mesmo, ou seja, é só repassar a mensagem. Com isso, o alcance fica maior e o número de pessoas atingidas também.

O nome do diretor é outro indício de que se trata de um boato, pois não existe diretor com esse nome. O nome verdadeiro dos donos do WhatsApp são Mark Zuckerberg (sim o dono do Facebook) e Jan Koum. Além disso, não há nenhum tipo de verificação lógica que é feita por quantas vezes uma mensagem é compartilhada.

O texto também tem todas as características de boatos online (alarmista, com erros de português e pedindo compartilhamento). Os erros de português são notáveis durante toda a mensagem, o que já pode gerar uma certa desconfiança.

E como o WhatsApp vai cobrar uma taxa e não avisar no site oficial? No site do aplicativo não consta nada referente aos 37 centavos. Então, fique atento ao receber mensagens de pessoas que se dizem pertencer a equipe do WhatsApp.

Conclusão: a mensagem traz o nome de um diretor que não existe. Se fala em lei, mas não traz nenhum documento oficial que comprove. Então, vamos nos preocupar com as taxas que realmente precisamos pagar e continuar usando o WhatsApp da melhor forma possível. E antes de compartilhar, pesquise.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema aos Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.