Adote um cão de raça que foi resgatado em link no WhatsApp #boato

Boato – Mais de 300 filhotes de raça foram resgatados e estão para doação! Adote cão em site e compartilhando link no WhatsApp.

Uma das ações mais nobres, na opinião deste quem vos fala, é optar por adotar um cão em vez de comprar. Além de dar um lar para um animal abandonado, adotar não ajuda a financiar o “mercantilismo” com os animais. Para tanto, é preciso um “desapego” com a raça dos animais. E um texto que viralizou online vai em direção contrária a isso.

Circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que cães de raça foram “resgatados e estão para doação. “Adote um cãozinho! Mais de 300 filhotes de raça foram resgatados e estão para doação! Yorkshire (28) Lhasa (12) Pug (18) Chow Chow (7) Shih Tzu (14). Todos vermifugados e vacinados Adoção em: [site]”.

Ao entrar no site, você se depara com a seguinte mensagem: “ATENÇÃO! Todos os cachorros foram resgatados de PET SHOPS de má procedência, todos estão disponíveis para DOAÇÃO, e você poderá escolher APENAS 1. TODOS OS FILHOTES VÃO COM TODAS AS VACINAS”.

Depois, há uma lista de raças de animais: Yorkshire, Pug, Shih tzu, Lhasa e Chow chow, por exemplo. Ao selecionar o animal a ser adotado, a pessoa é “incentivada” a compartilhar o link do site com 10 amigos para aí sim dar um novo lar para um cão com pedigree.

Cão de raça foi resgatado e está para adoção?

Um montão de gente com “boas intenções” (seria legal ter as mesmas boas intenções com um vira-lata) compartilhou o link e ficou interessada. Mas será mesmo que estão doando cães para quem compartilhar um link com dez amigos no WhatsApp? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de tudo, vamos deixar uma coisa bem clara. Em outras oportunidades já desmentimos boatos de falsas doações de animais de raça e parece que as pessoas não leram direito. Muitos nos procuraram no WhatsApp porque achavam que era o Boatos.org que estava fazendo a doação.

Por isso, é bom ler com atenção: não estamos doando. Quem mandar mensagem para lá vai, no máximo, se inscrever em nossa lista de transmissão (o que até é bom para ensinar muitos a se tornarem mais espertos com o que é publicado na web). Dito isso, vamos ao caso de hoje.

Ao contrário de outros boatos de doação de cães de raça, em que simplesmente eram dados números de telefone errados de WhatsApp (como no exemplo dos labradores, dos dálmatas e dos shitzus), a coisa é mais grave no caso de hoje. Trata-se do velho golpe para o roubo de dados. Sabe como funciona? Se não, a gente te relembra.

Primeiro alguém te manda uma mensagem com algo bem chamativo (como, por exemplo, cães de raça grátis) e um link. Depois, você entra no site, divulga seus dados, compartilha a informação (para outros caírem) e, no final, nada acontece. Aliás, o máximo que pode acontecer é você pegar um vírus de computador. O vídeo abaixo fala mais do assunto:

Ok, já deu para ver que a história é falsa (até as fotos são tiradas de arquivos da internet). Mas e se você quiser adotar um cachorro, o que fazer? Simples, vá até uma ONG da sua cidade que cuide de animais abandonados, escolha o seu cãozinho, se comprometa a cuidar dele assinando um termo de responsabilidade e pronto. Muito provavelmente, você não vai encontrar um cão de raça cara. Mas amor tem preço?

Resumindo: a história que aponta que cães de raça foram abandonados e estão disponíveis para adoção é falsa. Trata-se de mais um boato que circula na internet e é uma isca para aplicação de golpes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

9 comentários em “Adote um cão de raça que foi resgatado em link no WhatsApp #boato

  • 05/08/2018 em 23:09
    Permalink

    Oi boa noite eu quero adotar um cachorrinho não importa a raça é pq eu gosto de filhotes mesmo e meus filhos também eu gostaria muito de um cachorrinho por favor

    Resposta
  • 25/05/2018 em 22:29
    Permalink

    queria adota um pug lulu da pumeragia e golde retriver pfv queria ter mt um cachorrinho

    Resposta
  • 08/04/2018 em 04:08
    Permalink

    gostaria de adotar um maltes ou yorkshire

    Resposta
  • 03/01/2018 em 22:14
    Permalink

    Ola boa noite estou com interesse de adotar um cachorro Pug vcs tem algum Pug para adoção ?

    Resposta
  • 31/12/2017 em 00:11
    Permalink

    EU gosto muito shih tzu e eu queria ter muito ele,E
    o meu sonho desde que eu era uma bebezinha faz mais de 3anos que eu espero que eu com siga ele estou pendindo para o meu pai faz horas eu quero meu cachorro porfavor quer ganharele beijos.

    Resposta
  • 28/12/2017 em 21:48
    Permalink

    Olá. Boa Noite. Equipe competente do Boatos. eu recebi isso. Mas graças as Explicações de do Seite Boatos, já entedi que era Falso. Logo Cães de Raça. Não dá pra ser Verdade. Mas existe muita gente, ingenua e mal informada. Mas obrigado por mais um Esclarecimento.
    Um Abraço. Feliz 2018 á Todos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)