Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > A Apple foi fundada em uma garagem e só lança produto de sucesso #boato

A Apple foi fundada em uma garagem e só lança produto de sucesso #boato

Boato – A Apple foi fundada em uma garagem e até hoje só lançou produtos de sucesso. 

A Apple é referência no mercado da tecnologia, com seus produtos inovadores conseguiu conquistar consumidores fiéis que não trocam a marca por nada e que a defendem sempre que necessário.

A dona dos smartphones mais famosos do mundo desperta muita curiosidade nos clientes, afinal, uma empresa grande como essa tem muitas histórias e informações por trás do sucesso.

Por exemplo, você sabia que a maçã nem sempre foi a logo que representa a marca? Contudo, assim como acontece com muitas empresas famosas, lendas surgem e viram “verdades”.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Com recordes de vendas e uma concorrência alta pelas ações Apple na bolsa de valores, é comum que muitos boatos surjam, como foi o caso do primeiro carro elétrico lançado pela empresa, e que já desmentimos aqui. Vamos ver outros fatos que são atribuídos a ela.

A Apple só lança produto de sucesso

Alguns fanáticos pela marca acreditam que a empresa faz tudo com excelência e não erra a mão em novos lançamentos. Um exemplo disso é a rede social Ping.

Criada para reter os usuários do iTunes, ainda em 2010, a rede social conquistou mais de 1 milhão de usuários em menos de 48 horas. Porém, por diversas razões, o serviço foi descontinuado em 2012, pouco mais de 2 anos após o lançamento.

Afinal, a Apple foi mesmo fundada na garagem de Jobs?

Muitos empreendedores acreditam na ideia de que um jovem revolucionário fundou uma das maiores empresas do mundo em sua garagem, com quase nenhum recurso disponível. Esse boato surgiu conectando a história de origem da HP, anos antes, por Bill Hewlett e Dave Packard.

No livro “iWoz – A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador” (Editora Évora / 2010), Wozniak diz que muitas pessoas confundem a história de fundação da HP com a da Apple.

O outro Steve, neste caso o Wozniak, cofundador da Apple, desmentiu esse boato em um livro: “iWoz – A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador” (Editora Évora / 2010).

De acordo com ele, os dois criadores da empresa trabalhavam de suas respectivas casas, nos primórdios do home office, e a garagem era apenas um ponto de encontro ou para bate papo.

“A HP é que começou em uma garagem. No caso da Apple, eu trabalhava no quarto, em meu apartamento, e Steve trabalhava no quarto dele na casa dos pais. Somente a última parte da montagem dos computadores é que fazíamos na garagem de Steve”.

Durante uma palestra em Madri, Steve Wozniak detalhou um pouco sobre o que aconteceu no início da carreira e falou sobre o boato da Apple ter nascido em uma garagem:

“Nunca projetamos novos produtos na garagem. Não projetamos nada, nem negócios. É uma história inventada. Steve Jobs criou sua parte do negócio em seu quarto. A garagem éramos nós, tínhamos de usar o que fosse possível para poder fazer dinheiro”, exclamou, para em seguida afirmar, engraçado: “Reconheço que é muito melhor a história de dois rapazes em uma garagem”.

O mundo da tecnologia e das startups é recheado de mitos e crenças, muitas delas são apenas invenções para tentar motivar, enquanto outras podem levá-lo a um erro. Por isso, quando você ouvir ou ler algo que parece mentira, busque outras fontes e tente identificar se é um boato ou uma verdade.