Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vírus Marburg será aplicado na terceira dose da vacina contra a Covid-19 #boato

Vírus Marburg será aplicado na terceira dose da vacina contra a Covid-19 #boato

Vírus Marburg será aplicado na terceira dose da vacina contra a Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bill Gates vai aplicar vírus Marburg na terceira dose da vacina contra Covid-19 e disseminar nova epidemia.

E as vacinas, novamente, voltaram a ser o centro das atenções de disseminadores de fake news na internet. Há alguns dias, destacamos que diversas histórias falsas sobre o assunto foram encontradas nas redes sociais.

E parece que a desinformação piorou após a recomendação do Ministério da Saúde para que estados e municípios vacinem idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos com uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

E de acordo com uma história que anda circulando por aí, pessoas que podem receber a terceira dose devem ficar atentas. Esse seria o recado do suposto médico irlandês Kieran Morrisey. Segundo a publicação, o magnata Bill Gates, junto da fundação GAVI e da OMS, estaria injetando o vírus Marburg nas terceiras doses da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a história, o objetivo de Bill Gates é disseminar uma nova epidemia. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Diretor de hospital na Irlanda, Dr. KIERAN MORRISEY, avisa que o BILL GATES e a GAVI (uma de suas fundações que financiam a OMS) vão lançar uma nova epidemia chamada MARBURG. Já fizeram até testes PCR pra ele. E esse vírus já está sendo espalhado na terceira dose das VACINAS”.

Vírus Marburg será aplicado na terceira dose da vacina contra a Covid-19?

A informação causou espanto nas redes sociais, especialmente, no Twitter e rapidamente viralizou na internet. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas e da tese absurda e sem sentido.

No mundo das fake news, Bill Gates já é uma figurinha carimbada. O nome do magnata da tecnologia já foi envolvido em diversas histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bill Gates teria afirmado que a vacina contra a Covid-19 vai alterar o DNA das pessoas. Também a que indicava que Bill Gates teria sido preso pelo exército dos EUA por tráfico de crianças e outros crimes e, por fim, a que apontava que Bill Gates teria afirmado que vacinas servem para esterilizar, matar e reduzir a população mundial.

Assim como outros desmentidos já publicados aqui no Boatos.org, a história de hoje é mais um caso onde teorias negacionistas tomaram proporções desastrosas. Ao procurar por mais informações sobre o texto, descobrimos que Kieran Morrisey, o suposto médico irlandês citado na história, sequer é profissional da área da saúde. Morrisey, na realidade, é engenheiro e se formou em Química Industrial. Nos últimos 20 anos, ele trabalhou em um hospital universitário em Dublin (na Irlanda) e desenvolveu uma pesquisa que conseguiu identificar um relatório médico sobre controle de qualidade de vacinas. O documento constatou a presença de algumas substâncias e outros elementos nos imunizantes que não foram declarados pelos laboratórios.

O vírus de Marburg é o agente causador da febre de Marburg, um febre hemorrágica que tem taxa de letalidade de até 90%. O vírus de Marburg é primo do vírus causador da Ebola e é passado para humanos por meio de morcegos frugívoros e alguns macacos infectados. Ele foi identificado, pela primeira vez em 1967, na Alemanha, após funcionários de um laboratório terem contato com tecidos de macacos verdes infectados. Os animais haviam sido importados da Uganda para estudos científicos.

Apesar da alta taxa de letalidade, a febre de Marburg é uma doença rara e, até hoje, 12 surtos da doença foram registrados no mundo todo. Os casos mais notórios são do final dos anos 1990, na República Democrática do Congo, e no início dos anos 2000, em Angola, onde mais de 200 morreram. Não há vacina e nem tratamento para a doença.

Sabendo que o vírus é altamente contagioso e letal, Bill Gates precisaria de uma enorme força-tarefa para encobrir seus passos, seus rastros e manipular de maneira segura o agente infeccioso. Algo tão grande que seria absurdo até mesmo para o magnata. E se o vírus é altamente contagioso e pode ser disseminado facilmente por meio de fluidos corporais, por que simplesmente não liberar o vírus por aí ao invés de colocar tantos pesquisadores em risco para manipular o agente infeccioso e colocá-lo em uma vacina?

E a teoria de “colocar o vírus Marburg na vacina” fica ainda mais absurda quando pensamos que seria muito mais fácil identificar uma manipulação em laboratório do que forçar uma contaminação por meio de tecido infectado, por exemplo. Por se tratar de um vírus raro e bastante preocupante, pouquíssimos laboratórios teriam autorização e infraestrutura para manipular o agente infeccioso. E ainda temos a variável das pessoas envolvidas em todo o processo. É claro que não demoraria muito para algum dos doentes abrir a boca e os governos juntarem as peças. Não me parece nada inteligente e muito menos seguro para Bill Gates fazer esse tipo de coisa.

Se isso não bastasse, o magnata da tecnologia já foi vítima de diversas fake news relacionadas à vacina. Em nenhuma delas houve provas que pudessem sustentar as acusações. O mesmo vale para a história de hoje! Não existem provas, apenas teorias completamente sem nexo.

Em resumo: a história que diz que Bill Gates pretende disseminar o vírus Marburg na terceira dose da vacina contra a Covid-19 é falsa! Como já cansamos de dizer por aqui, o ônus da prova é sempre de quem acusa. E assim como em tantos outros casos, não temos provas e nem indícios de que a história seja real. Além disso, o homem que é citado como denunciante sequer é médico. Ele é apenas mais um negacionista que ganhou visibilidade. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso