Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que Faustão não poderia receber órgãos de pessoas não vacinadas porque vacinados não podem doar órgãos

É falso que Faustão não poderia receber órgãos de pessoas não vacinadas porque vacinados não podem doar órgãos

Vacinados contra a Covid-19 não podem doar órgãos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Faustão não poderia receber órgãos de pessoas não vacinadas porque vacinados não podem doar órgãos.

  Análise

Quando o apresentador Fausto Silva noticiou que iria precisar de uma doação de órgãos, começou a circular na internet uma mensagem que aponta que o apresentador poderia ser “limitado” por conta de uma limitação da pandemia.

Pessoas que adotam o discurso antivacinas começaram a viralizar mensagens que apontavam que o apresentador precisaria da doação do coração de uma pessoa que não havia se vacinado contra a Covid-19. Isso porque, de acordo com quem compartilhou a mensagem, vacinados não poderiam órgãos. Leia:

Faustão precisará de transplante cardíaco e aguarda na fila, diz hospital Apresentador de 73 anos está internado em S… P.S. Vai precisar de um doador NÃO-VACINADO! Atenção doadores, CUIDADO! Os vacinados não pode doar.  

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Para esclarecer o caso, vamos responder às seguintes questões: 1) Faustão vai precisar de um doador não vacinado contra a Covid-19? 2) Vacinados não podem doar órgãos? 3) Quais são as exigências para a pessoa ser uma doadora de órgãos?

Faustão vai precisar de um doador não vacinado contra a Covid-19?

Para começar, Faustão, felizmente, não vai precisar de um órgão de um não vacinado porque ele já conseguiu a doação (como é sabido). Dito isso, saiba que a pessoa ter se vacinada ou não contra a Covid-19 não é relevante na hora de decidir se um órgão vai ser aproveitado ou não.

Vacinados não podem doar órgãos?

Vacinados podem realizar a doação de órgãos. Há algum tempo, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que vacinados não poderiam sequer doar sangue. Além do que já falamos (sobre estar vacinado não ser relevante), se houvesse esta regra haveria um grande problema: a maioria das pessoas se vacinou contra a Covid-19 (felizmente) e faltariam (mais ainda) doadores de órgãos.

Quais são as exigências para a pessoa ser uma doadora de órgãos?

A primeira é o órgão estar em pleno funcionamento (no caso de doadores mortos não ter sido afetado pela causa mortis). A segunda é existir a autorização por parte da família (no caso de doadores mortos) ou da própria pessoa (no caso de doadores vivos). A partir daí, o Ministério da Saúde lista algumas condições:

Todos podemos ser doadores de órgãos desde que não sejamos portadores de doenças transmissíveis (aids, por exemplo), de infecções graves e de câncer generalizado. Não podem ser doadores as pessoas com doenças infecciosas incuráveis e câncer generalizado, ou ainda as pessoas com doenças, que pela sua evolução tenham comprometido o estado dos órgãos. Também estão excluídos do direito de doar as pessoas sem identidade, ou menores de 21 anos sem a autorização dos responsáveis.

Sites de checagem como o Estadão Verifica, UOL Confere e a página de checagem da Reuters também desmentiram a fake news. A eles, o Ministério da Saúde reiterou que vacinados podem doar órgãos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que pessoas vacinadas contra a Covid-19 não podem ser doadores de órgãos. Não há nenhuma regra que preveja isso e a história não passa de mais uma fake news antivax que circula na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm