Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cruz Vermelha americana e japonesa não aceitam doação de sangue de vacinados contra a Covid-19 #boato

Cruz Vermelha americana e japonesa não aceitam doação de sangue de vacinados contra a Covid-19 #boato

Cruz Vermelha americana e japonesa não aceitam doação de sangue de vacinados contra a Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Cruz Vermelha dos Estados Unidos e do a Japão estão recusando a doação de sangue de vacinados contra a Covid-19 porque a vacina destrói anticorpos.

Depois de algumas semanas de trégua (ao ver que estão perdendo a batalha de narrativas), os antivacinas voltaram a atacar. Depois de uma série de informações falsas que colocavam em xeque a eficácia dos imunizantes, começaram a circular na internet (mais) mensagens que falam sobre efeitos da vacinação.

Textos apontam que a Cruz Vermelha dos Estados Unidos e do Japão não está aceitando a doação de sangue de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19. Na versão “americana” do boato, é dito que o motivo seria que a vacina destrói os “anticorpos naturais” das pessoas e, ainda por cima, aponta que as vacinas são “um veneno”. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: cruz vermelha japonesa rejeita doação de sangue de pessoas foram injetadas com “vacinas” contra coronavirus Versão 2: Cruz Vermelha Americana: vacinasoa não podem doar sangue, porque a vacina destrói completamente seus anticorpos naturais, doação de sangue agora somente de pessoas que se recuperaram de forma natural do virus.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Um dos grandes objetivos dos psicopatas do poder global era VACINAR geral para controlar, deformar e escravizar de vez a humanidade. TUDO na agenda, tudo bem ÓBVIO. É o obvio para quem está com a mente preparada. Grande parte da humanidade não está preparada para notar o óbvio. Prepare-se, informe-se e diga NÃO pra essas vacinas mal testadas venenosas! Mortes aumentan após vacinação. Infográficos mostram mortes aumentando em todos os países após o inicio da vacinação.

Cruz Vermelha não aceita doação de sangue de vacinados contra a Covid-19 nos EUA e Japão?

Infelizmente, não faltaram pessoas aqui no Brasil (mesmo estando longe dos EUA e Japão) compartilhando a informação apenas para atacar as vacinas. Só que não é verdade que vacinados contra a Covid-19 estão proibidos de doar sangue para a Cruz Vermelha nos EUA e Japão.

Antes de falar da suposta proibição em si, vamos falar das “teses anexas” na versão norte-americana da história. Tratam-se de informações falsas que já foram desmentidas aqui no Boatos.org e por outros sites. A primeira tese falsa da mensagem é a que aponta que a vacina destrói anticorpos ou baixa a imunidade da pessoa. Como apontamos aqui, a vacinação não tem impacto na imunidade natural das pessoas.

A segunda mentira da mensagem é a que aponta que as vacinas estão na agenda globalista para escravizar a população. A tese, obviamente, não tem nenhuma lógica. A terceira é a que aponta que a vacina aumenta o número de mortes. Não há qualquer prova de que a vacina cause mortes (ela evita, aliás, mortes por Covid-19).

Dito isso, vamos ao objeto principal do boato. Não é verdade que a doação de sangue foi proibida a vacinados no Japão e nos Estados Unidos. Na realidade, houve uma distorção de comunicados por parte da Cruz Vermelha nestes países.

A informação falsa relativa à proibição de doação de sangue por vacinados no Japão foi esclarecida pela própria Cruz Vermelha no país. Em um comunicado após a tese falsa se espalhar, a entidade esclareceu que vacinados devem ficar dois (isso, dois) dias sem doar sangue. Após esse período, é possível fazer a doação normalmente. Leia o que é escrito (traduzido automaticamente):

A doação de sangue não é possível por 48 horas após a vacinação de RNA, incluindo vacina de RNA * Atualmente, a vacina de RNA aprovada no Japão é fabricada pela Pfizer. Você pode doar sangue após o período acima, tanto para a primeira quanto para a segunda inoculação.

Ou seja: é falso que as pessoas que se vacinaram nunca mais poderão doar sangue no Japão. O que é pedido é um intervalo de 48 horas. Assim como a versão japonesa é falsa, temos uma fake news na versão norte-americana.

Além de todas as teses que embasaram a mensagem serem falsas, o que houve também foi uma interpretação errada em cima de uma regra para doação de sangue no país. Tanto que a mensagem foi desmentida por sites como o Politifact.

Na publicação há até uma explicação retirada da página da Cruz Vermelha dos Estados Unidos. E a regra é clara. Qualquer pessoa vacinada que não tenha sintomas de Covid-19 (ou seja, que não tenha efeitos colaterais) podem doar sangue. Não tem nada de proibição no país.

Resumindo: a história que aponta que a Cruz Vermelha proibiu a doação de sangue por vacinados nos Estados Unidos e Japão é falsa. Tudo não passa de distorções de regras relacionadas ao procedimento. Doe sangue, vacine-se e não acredite em fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1