Vacinação contra gripe (Influenza) em 2022 será feita por ordem alfabética #boato

Boato – Foi definida que a campanha de vacinação em 2022 contra a gripe (Influenza) será feita de acordo com a ordem alfabética. Ou seja, o dia da vacinação depende da primeira letra do nome.

Em tempos de vacinação em massa contra a Covid-19 (felizmente, estamos avançando na aplicação de doses dos imunizantes), também é preciso ficar atento para outra campanha: a de vacinação contra o vírus da gripe (o Influenza).

Depois de surtos como o do final do ano passado (no caso, do vírus H3N2, também conhecido como “variante Darwin”), a vacinação ganhou mais importância neste ano. E, depois do anúncio do início da campanha de vacinação para 2022, começou a circular uma tabela sobre a campanha de vacinação.

Com o logotipo do Governo do Distrito Federal (GDF), a tabela apontava que a vacinação contra a Influenza ocorreria por ordem alfabética. No dia 23 de março, pessoas com as letras A, B, C, D e E tomariam a vacina. No dia 24, F, G, H, I e J e sucessivamente. Leia o texto contido na imagem que circula por aí:

Dia D 09/05 GDF CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 23 DE MARÇO A 22 DE MAIO Fases Grupos prioritários Início 1″ FASE Idosos (60 anos e mais).Com nomes iniciados em: • 23/03:A-B-C-D e E. • 24/03:F-G-H-I e J. • 25/03:K-L-M-Ne O. • 26/03:P-Q-R-S e T. • 27/03:U-V-W-X-Ye Z.

2* FASE Professores Públicos e Particulares. > Profissionais de Segurança e Salvamento >Portadores de doenças crônicas e condições clinicas especiais. > Trabalhadores de saúde. 16/04

3* FASE > Crianças de 6 meses a menores de 6 anos. >Gestantes e Puérperas. >Povos indigenas. > Adolescentes e Jovens sob medidas socioeducativas(12 a 21 anos). >População privada de liberdade. >Funcionários do sistema prisional. > Adulto de 55 a 59 anos de idade. Pessoas com deficiências. Avisem aos seu familiares ! Idosos vão de acordo com a letra do nome e dia .

Vacinação contra gripe (Influenza) em 2022 será feita por ordem alfabética?

Não demorou muito para a história circular com todas as forças na internet. Só que a informação que aponta que a vacinação de 2022 contra a gripe será feita por ordem alfabética é falsa. Trata-se de uma evolução de um boato já desmentido outrora.

A imagem que está circulando online (e em vários estados) é relativa a regras adotadas no início da pandemia da Covid-19 e apenas no Distrito Federal. Na época, o governo local resolveu escalonar a vacinação em idosos para evitar aglomerações e adotou a escala em questão.

Vale lembrar que, em 2020, mensagens falando da regra circularam também em outros estados. Por isso, o Boatos.org fez um desmentido explicando a situação. Com exceção do Distrito Federal, nenhum estado havia adotado o tal critério.

Em 2022, a história é (se é possível) mais falsa ainda. Isso porque nem o GDF está adotando a tal regra de escalonamento baseado na primeira letra do nome da pessoa. Assim como “normalmente”, a escala se deu por idade.

É importante citar que o calendário do Ministério da Saúde para 2022 é diferente do calendário para vacinação contra a gripe de 2020. Ao contrário de 2020 (quando a campanha teve início em 23 de março), o início da campanha da vacinação em 2022 é o dia 4 de abril. Veja qual é o calendário correto:

– Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde;

– Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06 : Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a vacinação contra a Influenza (gripe) será feita em todo o Brasil por ordem alfabética. A imagem que está circulando online é de 2020 e apenas relativa ao Distrito Federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet