Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Unicef faz recomendações sobre coronavírus e diz que a célula é “maior do que o normal” #boato

Unicef faz recomendações sobre coronavírus e diz que a célula é “maior do que o normal” #boato

Unicef faz recomendações sobre coronavírus e diz que a célula é “maior do que o normal” , diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Unicef escreveu uma mensagem com diversas recomendações em relação ao novo coronavírus. A entidade disse que a célula do vírus é maior do que o normal, que não sobrevive a 26 ºC etc etc etc.

Na fase inicial do novo coronavírus, o que não faltaram na internet foram informações falsas relacionadas a possíveis formas de se curar ou se prevenir da doença. Essa situação se estabilizou um pouco, mas não acabou. A última que tivemos acesso é relacionada à Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Uma mensagem que está sendo atribuída ao órgão começou a circular na internet com diversas recomendações sobre como se prevenir do coronavírus. Entre as informações veiculadas está a de que a célula do vírus é maior do que o normal, que o vírus permanece no metal por 12 horas e que não sobrevive a temperaturas de 26 ºC. Leia a mensagem que circula online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Unicef O Corona vírus é maior do que o normal; o diâmetro da célula é de 400 a 500 mícrons e, por esse motivo, qualquer máscara impede a sua entrada no organismo. O vírus não se propaga no ar. O coronavírus, quando cai sobre uma superfície de metal, permanece vivo durante 12 horas. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para o destruir.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O corona vírus quando cai sobre num tecido, permanece vivo durante 9 horas, portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol durante 2 horas, será suficiente para o eliminar. O vírus só vive nas mãos durante 10 minutos. Assim, usar um desinfetante em gel também o eliminará. O vírus exposto a uma temperatura de 26 a 27 ° C morre.

A água que esteja exposta ao sol poderá ser consumida sem qualquer perigo. Evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros, visto que o calor elimina o vírus. Gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojem nas amígdalas e evita que passem para os pulmões. Estas medidas são suficientes para evitar a ocorrência e propagação do vírus em qualquer parte do mundo. UNICEF

Unicef fez recomendações sobre coronavírus e disse que a célula é “maior do que o normal”?

A mensagem se espalhou muito na internet e deixou muita gente alerta com as recomendações descritas. Mas será que a Unicef endossou a lista de recomendações e será que elas procedem? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, boa parte da explicação já está posta. Isso porque um texto muito parecido já circulou e foi desmentido aqui no Boatos.org. Na ocasião, a mensagem foi atribuída a um médico de Wuhan. Relembre o que escrevemos na época (fizemos até um vídeo a respeito):

1 – O primeiro elemento que nos chama atenção é que o que fala sobre a sobrevivência do coronavírus (Covid-19) em temperaturas de 26 ºC ou 27 ºC. Apesar de, realmente, os coronavírus (como o Covid-19 ou o vírus da SARS) não sobreviverem a altas temperaturas, a informação não procede. O primeiro motivo é lógico: se os vírus morressem com 27 ºC, eles não sobreviveriam à temperatura corporal (em média de 36 ºC).

Ainda não há consenso de qual a temperatura que pode matar o coronavírus. Este pesquisador (que fala sobre a questão da água, que será abordada mais à frente) diz que o coronavírus morre a 56 ºC depois de 30 minutos. Esse outro estudo fala que, em superfícies, o coronavírus “morre em algum tempo” a mais de 30 ºC (mas não instantaneamente). Nada encontramos sobre 26 ou 27 ºC.

2 – Essa parte da mensagem parte de um pressuposto que toda infecção por coronavírus se torna pneumonia. A letalidade da doença, que está em um nível de 2 a 3%, já prova que não é “todo caso” que vira pneumonia. Apenas quem está imunodeprimido ou é idoso sofrem maiores consequências.

3 – Essa parte acerta ao recomendar lavar as mãos e não tocar os olhos e a boca. Essa dica você pode seguir.

4 – Apesar de o cuidado com superfícies ser uma dica importante, ainda não se sabe quanto tempo o vírus sobrevive externamente (isso depende de outros fatores). Também não achamos nada sobre o metal ser mais propício ao coronavírus do que em outras superfícies. Esse estudo não faz distinção do tipo de superfície.

5 – Essa é a parte central do boato. Beber água quente ou chá quente não mata o vírus. No artigo que fala em 56 ºC por 30 minutos matar o coronavírus aponta que ninguém consegue ficar tanto tempo exposto à água quente neste temperatura.

Também é importante citar que tanto a OMS como o Ministério da Saúde desmentiram informações que apontam que chás curam o coronavírus. Isso também já foi tratado em outros desmentidos no Boatos.org (leia aqui e aqui).

Vocês viram que as informações contidas no texto não são reais, mas faltou só falar no “fato novo”: o que aponta que a Unicef endossou o texto. Em relação a “esse detalhe”, o próprio órgão desmentiu a informação. Veja o que foi escrito a respeito do assunto:

É #FAKE notícia que está circulando no WhatsApp com orientações do UNICEF sobre coronavírus Mensagem falsa que circula também em outros países e idiomas tem sido compartilhada no WhatsApp e redes sociais. Texto não foi produzido pelo UNICEF e dissemina informações erradas sobre o combate ao vírus

Brasília, 9 de março de 2020 – O UNICEF esclarece que é falsa a mensagem que está circulando em alguns grupos de WhatsApp e em redes sociais, atribuída à organização, com orientações de como se proteger contra o coronavírus. Na mensagem, estão colocadas as seguintes informações falsas:

O coronavírus é maior do que o normal; o diâmetro da célula é de 400 a 500 mícrons e, por esse motivo, qualquer máscara impede a sua entrada no organismo. FALSO O coronavírus, quando cai sobre uma superfície de metal, permanece vivo durante 12 horas. Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para destruí-lo. FALSO

O coronavírus, quando cai sobre um tecido, permanece vivo durante nove horas, portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol durante duas horas será suficiente para eliminá-lo. FALSO O vírus só vive nas mãos durante 10 minutos. Assim, usar um desinfetante em gel também o eliminará. FALSO O vírus exposto a uma temperatura de 26° C a 27° C morre. FALSO

A água que esteja exposta ao sol poderá ser consumida sem qualquer perigo. FALSO Evitar comer gelados ou pratos frios; os alimentos quentes são mais seguros, visto que o calor elimina o vírus. FALSO Gargarejar com água morna ou salgada mata os vírus que se alojam nas amígdalas e evita que passem para os pulmões. FALSO

O UNICEF reforça a importância de a população checar as informações em sites confiáveis e apenas disseminar conteúdos comprovadamente verdadeiros. Propagar informações falsas aumenta a paranoia, o medo, além de fazer com que as pessoas estejam menos protegidas e mais vulneráveis ao vírus.

Resumindo: a história que aponta que a Unicef escreveu uma série de recomendações sobre o coronavírus é falsa. Trata-se de uma mensagem que já havia circulado na internet e foi desmentida pela própria entidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0