Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tratamento com células beta que acaba com diabetes é vendido em site, noticia g1 #boato

Tratamento com células beta que acaba com diabetes é vendido em site, noticia g1 #boato

Tratamento com células beta que acaba com diabetes é vendido em site, noticia g1, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Um produto que tem células beta está sendo vendido em um site anunciado no Facebook. Quem deu a notícia foi o g1.

  Introdução

Podemos cravar que, nos últimos tempos, sites com “produtos incríveis” que são anunciados no Facebook têm sido uma das principais fontes da desinformação checada por aqui.

A última das histórias aponta para um “produto incrível” que estaria sendo vendido em um site que aparece em um link patrocinado na rede social. Mais do que isso: a notícia seria de ninguém menos do que o portal g1.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No link, é descrito que há um produto que seria capaz de curar o diabetes. Ele seria um tratamento com células beta e estaria disponível. A página tem, ainda, o que seriam depoimentos de Tom Hanks e do presidente da Anvisa. Leia:

Tratamento feito com implatação de CÉLULAS BETAS desenvolvido pela UNIVERSIDADE DO COLORADO (EUA) é distribuido no Brasil para controlar o Diabetes.

Células endócrinas nas ilhotas de Langerhans do pâncreas reduzem acelera a produção de insulina. Entenda como esse tratamento feito a partir de células BETAS age no organismo e controla a glicemia.

Tom Hanks ator de Hollywood, tem o diabetes controlado após o inicio da distribuição do tratamento nos Estados Unidos O ator queridinho de Hollywood desenvolveu diabetes tipo 1 em 2013 pela qualidade de sua alimentação e aumento do peso. Na época, Tom Hanks comentou, em entrevista à Radio Times, que era desregrado com sua dieta: “Eu sou parte da geração americana preguiçosa, que ficou dançando cegamente na festa e descobriu  uma doença”.

No início de Janeiro desse ano, o ator americano foi entrevistado pela revista PEOPLE. […] Em um determinado momento da entrevista, Tom Hanks abriu espaço e falou um pouco sobre o convívio que teve com o Diabetes, e como ele conseguiu se livrar da doença. […]

Depois de duas semanas o tratamento já estava disponível em vários lugares. E após a minha consulta de rotina, o meu próprio endocrinologista Dr. Bart Hermans, me receitou o tratamento chamado GLICOFREE. E daí então a situação foi melhorando. Bastaram três meses de tratamento para que o Diabetes desaparecesse. Hoje eu estou livre, e graças a esse tratamento, estou podendo comer novamente o que eu sempre controlei. E sem usar nada, finalizei o tratamento indicado pelo Dr Bart, e hoje consigo viver da melhor forma possível.” Concluiu Ton Hanks.

Presidente da ANVISA fala sobre o tratamento com células BETAS que está mudando a vida dos DIABÉTICOS no Brasil […] Quando vi que esse novo tratamento contra a diabetes chegou no Brasil, sendo testado e comprovado a cura em 209 pessoas, reuni toda a mesa diretora da ANVISA, para acelerarmos a autorização para produzir e comercializar nos sites credenciados. Hoje a nossa sensação é de alivio e dever cumprido, por ajudar os diabéticos a se livrarem da doença, e voltarem a comer o que sempre tiveram vontade.” […]

O tratamento que traz a cura definitiva do diabetes Bom, você deve está se perguntando: “Qual tratamento é esse?” Entramos em detalhe sobre esse tratamento eficaz com o senhor Antônio Barras Torres (Presidente da ANVISA), e em primeira mão, ele revelou ao G1.  “O tratamento é ótimo e merece ser compartilhado. Eu quero muito que pessoas portadoras de diabetes tipo 1 e tipo 2 obtenham os mesmos resultados que os outros pacientes tiveram. […]

Como temos compromisso com os nossos leitores, O G1 procurou um dos responsáveis pelos testes aqui no Brasil, o endocrinologista Dr Adalberto Carrieri, para obter mais informações sobre o tratamento, e até mesmo trazer em primeira mão como ajudar os portadores de Diabetes tipo 1 e tipo 2. […]

  Análise

A mensagem está, por assim dizer, um tanto quanto convincente (quase, né). Há referências a fontes confiáveis e o tema é detalhado. Só o tom alarmista (cura de diabetes?) e os erros de grafia (“Ton Hanks”?) que nos deixa desconfiados.

Outro ponto de desconfiança está no histórico recente de anúncios de produtos incríveis que, no final, configuram propaganda enganosa no Facebook. Recentemente, desmentimos fakes sobre cura de zumbido, perda de peso e outras coisas.

Com isso, temos as seguintes questões a serem respondidas. 1) É verdade que o g1 noticiou sobre o tal tratamento de células beta que resulta na cura do diabetes? 2) Tom Hanks e Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, falaram sobre o remédio? 3) É confiável comprar o tal tratamento com células beta para cura do diabetes?

Checagem

O g1 noticiou sobre o tal tratamento de células beta que resulta na cura do diabetes?

Não é verdade. Na realidade, a página (apesar da assinatura do g1) é uma página clone do portal de notícias da Globo. O layout tem erros e, se tentarmos acessar outra página do portal, nada encontramos. Além disso, não há nada em nenhuma página do g1 sobre o tal tratamento. Muito menos sobre a aprovação dele no Brasil.

Tom Hanks e Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, falaram sobre o remédio?

Ao analisar mais a fundo, a coisa só piora. É falso que Tom Hanks (que, de fato, tem diabetes e já falou sobre a doença) falou que se curou por causa do tratamento com células beta. O depoimento foi inventado.

O mesmo, ou pior, pode se falar de Antônio Barra Torres. Se ele tivesse feito a tal propaganda do remédio (que é vendido na rede particular) já seria estranho. Porém, além de o depoimento também ser inventado, não é verdade que a Anvisa aprovou o remédio.

Muitos destes produtos se “vendem” como suplemento para fins de registro (porque algumas classes destes medicamentos não precisam de registro na Anvisa), mas para o público são apresentados como remédios (milagrosos, aliás), o que necessitaria de registro (temos detalhes aqui). E, ao buscar pelo registro do remédio, nada encontramos.

É confiável comprar o tal tratamento com células beta para cura do diabetes?

O site é falso, os depoimentos são falsos e não há autorização de medicamentos para curar a doença (que não tem cura, apenas controle). Está bom para você? Se não tiver, saiba que o site Reclame Aqui tem diversos registros de reclamações contra o produto em questão. Veja aqui (que fala que o remédio resultou em aumento da glicemia), aqui (apontando para complicação nos rins) e aqui (falando que o produto foi cobrado e não foi entregue).

Conclusão

Fake news 👎❌

O g1 não deu qualquer informação sobre o tal tratamento com células beta para diabetes, o presidente da Anvisa não falou sobre o remédio e se eu fosse você não compraria o produto, até porque não existe tratamento contra a doença.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm