Telefone (31) 99778-9305 clona o seu celular se você atender ligação #boato

Boato – Se você receber uma ligação do número (31) 99778-9305, não atenda. Ele é um número usado por criminosos que vão clonar o seu celular.

A pandemia não causou uma revolução apenas em termos de coisas positivas como também fez com que, por exemplo, bandidos começassem a focar em crimes virtuais. É neste contexto que uma velha história (de antes da pandemia) voltou a circular na internet.

De acordo com um texto, golpistas estão se utilizando do número (31) 99778-9305 para clonar o telefone das pessoas. A mensagem alerta que você nunca deve receber ligações deste número em questão. Leia o texto que está circulando por aí.

NÃO ATENDA ESTE NÚMERO DE JEITO NENHUM. PASSE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. NÃO ATENDA LIGAÇÃO DO CELULAR DE NÚMERO: (31)  99778-9305. TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS. REPASSA Não custa nada.

Telefone (31) 99778-9305 clona o seu celular se você atender ligação?

Via WhatsApp, em pleno 2022, a história se espalhou com força na internet. Porém, a denúncia que aponta que o número de telefone (31) 99778-9305 vai clonar o seu celular assim que você atender a ligação é falsa. Na realidade, trata-se de uma fake news que o Boatos.org já desmentiu em 2016 e 2017. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Não é nem preciso dizer que a mensagem viralizou pelo WhatsApp de forma estrondosa. Mas será mesmo que existe um número de telefone de Minas Gerais que está clonando aparelhos pelo Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Veja o nosso desmentido em vídeo

Antes de falar da parte técnica em si, vamos falar sobre o que descobrimos sobre o número citado acima. Ao contrário dos números dos outros boatos que, normalmente eram de alguma empresa de telemarketing de empresas ou mesmo serviços de jogos (como no caso do 065), o número (31) 99778-9305 não nos apontou nada.

Não há nenhum registro dele como serviço e quando tentamos ligar, nada. Agendar no WhatsApp também não nos levou a nenhum resultado. Isso nos faz crer em duas hipóteses: ou é um número sem dono ou o dono do telefone desistiu de usá-lo (talvez por causa do boato).

Notou que falamos em “boato”. Pois é isso mesmo, o alerta que circula online é falso. O primeiro ponto que já causa desconfiança está na própria mensagem. E aí vai um conselho de ouro: desconfie de textos que têm caráter alarmista, pedem compartilhamento e estão em caixa alta.

Falamos do caráter do texto, mas nem precisávamos. Pois saiba que este tipo de clonagem como a citada no texto é impossível. Não se “clona” um telefone apenas ligando para um número. Como explicamos já em outros textos, já há tecnologia nas redes de telefonia que preservam o aparelho. Nesta matéria do Jornal O Povo, há a explicação sobre o assunto:

“Todo chip tem as informações codificadas. Clonar, em outras palavras, seria programar um celular para funcionar como se fosse o seu. Isso exige uma tecnologia muito avançada. Acredito que somente a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos tem acesso a esse tipo de programa. Não temos notícia de criminosos utilizem esse procedimento”.

Atualmente, os casos de “clonagem”, que eram comuns no início dos anos 2000, estão cada vez mais raros. No passado, o principal método era por radiofrequência (principalmente de telefones em deslocamento, que operavam no analógico). O advento de redes digitais de telefone e o barateamento das ligações diminuíram os casos.

Resumindo: com isso podemos cravar que a mensagem que aponta que o telefone (31) 99778-9305 vai clonar o seu celular assim que você atender uma ligação é falsa. Devemos estar alertas para os golpes online, mas, neste caso, o alarme em questão é falso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet