Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tasuku Honjo, professor japonês vencedor do Nobel, revelou que Covid-19 não é natural #boato

Tasuku Honjo, professor japonês vencedor do Nobel, revelou que Covid-19 não é natural #boato

Tasuku Honjo, o ganhador de Prêmio Nobel, diz que o coronavírus não é natural, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vencedor do prêmio Nobel de fisiologia e medicina, o professor japonês Tasuku Honjo, disse que a Covid-19 não é natural e saiu de um laboratório.

A volta da campanha da vacinação contra a Covid-19 está fazendo com que fake news sobre a pandemia voltem a circular (mesmo que a situação esteja menos tensa hoje do que outrora). Um dos causos aponta para Tasuku Honjo, vencedor do prêmio Nobel de fisiologia e medicina.

De acordo com um texto que circula online, Tasuku Honjo teria dado um depoimento em que dizia que o Sars-CoV-2 (vírus da Covid-19) não seria natural. Leia o texto que circula online:

Japão: *Declaração Chocante.* do Nobel e Professor Japonês de Fisiologia e Medicina, Tasuku Honjo, causou rebuliço e espanto em todas as redes sociais e em todos os meios de comunicação hoje, quando disse que esse coronavírus não era natural;  Se fosse natural, não afetaria o mundo inteiro assim.  Porque a temperatura varia de um país para outro dependendo da espécie;  Se fosse natural, afetaria apenas países com a mesma temperatura da China.  Em vez disso, ele se espalha em um país como a Suíça, assim como em áreas desérticas;  Se fosse natural, se espalharia em lugares frios, mas morreria em lugares quentes.  Estudei animais e vírus por mais de quarenta *(40)* anos.  Não é natural.  Esse vírus é feito e é completamente artificial.  Trabalhei em um laboratório em Wuhan, na China, por quatro *(04)* anos e conheço muito bem toda a equipe desse laboratório na China.  Liguei para todos eles depois do acidente da coroa.  Mas todos os seus telefones estão fora de serviço há meses, e agora todos esses técnicos de laboratório estão mortos.

Com base em todo o meu conhecimento e em todas as pesquisas anteriores que foram feitas, posso dizer com cem por cento *(100%)* de certeza que o vírus *Corona 19* não é um vírus natural.  Não é um vírus de morcego.  A China o criou intencionalmente e premeditado.  Se o que eu disser hoje estiver errado agora, ou mesmo depois da minha morte, o governo da China pode retirar meu *Prêmio Nobel.* Mas a China mente e todo o seu terrível governo comunista deve ser punido severamente e com todo o peso das leis internacionais direito penal, porque esta verdade terrível, imperdoável e sombria um dia será revelada a todas as pessoas em todo o mundo. Link https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tasuku_Honjo *Por favor, envie esta mensagem para a grande maioria das pessoas porque é necessário que todos saibam o que está acontecendo com todos nós.*

Tasuku Honjo, professor japonês vencedor do Nobel, revelou que Covid-19 não é natural?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Incrível como histórias como estas continuem circulando na internet. Porém, a história que aponta para a tal fala do prêmio Nobel japonês é falsa e já foi desmentida em 2020 e 2021. Relembre o que escrevemos na época:

Quando nos deparamos com a mensagem em questão, ficamos desconfiados. Além de ela ter algumas características “suspeitas” (como ser alarmista e com erros de português), boatos sobre “declarações bombásticas” em relação à origem coronavírus não são raros. Já tivemos que desmentir falas atribuídas ao Washington Post e à TV italiana RAI, por exemplo.

As desconfianças viraram certeza quando resolvemos buscar por mais detalhes em relação à tal, denúncia. Além de não encontramos a tal declaração do professor Tasuku Honjo em fontes confiáveis, encontramos diversos desmentidos mundo afora. Achamos desmentidos (em língua inglesa) da Índia, Singapura e Estados Unidos.

De acordo com o IBTimes (de Singapura), a informação foi desmentida por um dos alunos de Tasuku Honjo. O mesmo site apontou que um perfil falso no Twitter (com o nome do pesquisador) foi utilizado para espalhar o fake.

O Alt News, da Índia, apontou que, além de Tasuku Honjo nunca ter publicado tal informação, ele nunca trabalhou no laboratório de Wuhan (isso é apontado na própria biografia do pesquisador no site do Nobel). O site também ressaltou que cientistas mundo afora concordam que o coronavírus não foi criado em laboratório.

O Newsmetter, também da Índia, citou a fala do aluno do professor e uma entrevista de Tasuku Honjo em que ele fala sobre a Covid-19, mas não cita nada de que foi feito em laboratório. Já o Snopes, dos Estados Unidos, falou sobre todos os elementos citados pelos outros sites.

Resumindo: era falsa em 2020, era falsa em 2021 e continua sendo falsa a informação que aponta que Tasuku Honjo disse que o coronavírus não é natural. Trata-se de uma fake news que circula desde o início da pandemia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso