Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tasuku Honjo diz que o coronavírus foi criado em laboratório na China e não é natural #boato

Tasuku Honjo diz que o coronavírus foi criado em laboratório na China e não é natural #boato

Tasuku Honjo, o ganhador de Prêmio Nobel, diz que o coronavírus não é natural, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O vencedor do Prêmio Nobel de fisiologia e medicina, professor Tasuku Honjo, disse que o coronavírus Sars-CoV-2 não é natural e que foi criado em laboratório pela China.

Estamos há tanto tempo em pandemia (quase beirando dois anos) que algumas fake news lá do início da circulação do “novo coronavírus” (que nem é tão novo mais) já estão se habilitando a serem classificadas como “clássicas” aqui no Boatos.org. É o caso da história de hoje, que aponta para o vencedor do Prêmio Nobel Tasuku Honjo.

Uma mensagem que tem um link para um artigo da Wikipédia de Tasuku Honjo aponta que ele havia “chocado a mídia” ao apontar que o coronavírus Sars-CoV-2 não é um vírus natural e que ele teria sido criado em laboratório pela China. Leia a mensagem que voltou a circular após a descoberta da variante Ômicron:

Confira o desmentido em vídeo:

CHOCANTE Professor japonês de fisiologia e medicina, prof. Tasuku Honjo causou um rebuliço na mídia hoje quando disse que o coronavírus não é natural. Se fosse natural, não afetaria o mundo inteiro dessa forma. Porque a temperatura varia de país para país dependendo da espécie. Se fosse natural, só afetaria países com a mesma temperatura da China. Em vez disso, está se espalhando da mesma forma para um país como a Suíça e para áreas desertas. Se fosse natural, se espalharia em lugares frios, mas morreria em lugares quentes. Estudei animais e vírus por 40 anos. Não é natural.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É feito e o vírus é totalmente artificial. Trabalhei em um laboratório de Wuhan na China por 4 anos. Conheço bem todos os funcionários deste laboratório. Liguei para todos eles após o acidente da coroa. Mas todos os seus telefones estão desligados há meses e agora se sabe que todos esses técnicos de laboratório estão mortos.

Com base em todos os meus conhecimentos e pesquisas anteriores, posso dizer com 100% de certeza que Corona19 não é natural. Não é de morcegos. China fez isso. Se o que estou dizendo hoje estiver errado agora ou mesmo depois de minha morte, o governo pode retirar meu Prêmio Nobel. Mas a China está mentindo, e essa verdade um dia será revelada a todos. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tasuku_Honjo

POR FAVOR, FORNECE ESTA MENSAGEM À MAIORIA DAS PESSOAS PORQUE ELES TEM QUE PAGAR PELO QUE ACONTECE COM TODOS NÓS !!!

Tasuku Honjo diz que o coronavírus não é natural e foi criado em laboratório?

Uma fala vinda de uma pessoa que é autoridade no meio científico cairia como uma bomba. Cairia, se não fosse um detalhe: a história não só é falsa como foi desmentida pelo Boatos.org em abril de 2020. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Quando nos deparamos com a mensagem em questão, ficamos desconfiados. Além de ela ter algumas características “suspeitas” (como ser alarmista e com erros de português), boatos sobre “declarações bombásticas” em relação à origem coronavírus não são raros. Já tivemos que desmentir falas atribuídas ao Washington Post e à TV italiana RAI, por exemplo.

As desconfianças viraram certeza quando resolvemos buscar por mais detalhes em relação à tal, denúncia. Além de não encontramos a tal declaração do professor Tasuku Honjo em fontes confiáveis, encontramos diversos desmentidos mundo afora. Achamos desmentidos (em língua inglesa) da Índia, Singapura e Estados Unidos.

De acordo com o IBTimes (de Singapura), a informação foi desmentida por um dos alunos de Tasuku Honjo. O mesmo site apontou que um perfil falso no Twitter (com o nome do pesquisador) foi utilizado para espalhar o fake.

O Alt News, da Índia, apontou que, além de Tasuku Honjo nunca ter publicado tal informação, ele nunca trabalhou no laboratório de Wuhan (isso é apontado na própria biografia do pesquisador no site do Nobel). O site também ressaltou que cientistas mundo afora concordam que o coronavírus não foi criado em laboratório.

O Newsmetter, também da Índia, citou a fala do aluno do professor e uma entrevista de Tasuku Honjo em que ele fala sobre a Covid-19, mas não cita nada de que foi feito em laboratório. Já o Snopes, dos Estados Unidos, falou sobre todos os elementos citados pelos outros sites.

Resumindo: a história que aponta que o vencedor do Prêmio Nobel Tasuku Honjo disse que o coronavírus foi criado em laboratório e não é natural é falsa. Trata-se de uma fake news que o Boatos.org desmentiu em abril de 2020 e voltou a circular após a descoberta da variante Ômicron.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso