Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tabela mostra cronograma de vacinação no Brasil e em estados (RJ, AM etc.) #boato

Tabela mostra cronograma de vacinação no Brasil e em estados (RJ, AM etc.) #boato

Tabela mostra cronograma de vacinação no Brasil e em estados RJ, AM etc, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estados brasileiros (RJ, AM etc.) divulgam tabela que mostra o cronograma de vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Já temos duas vacinas com pedido emergencial de aprovação à Anvisa. Agora, a grande dúvida é sobre quando a vacinação irá acontecer. Mas de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, parece que alguns internautas já sabem o dia D e a hora H em que tudo acontecerá.

Segundo publicações, diversos estados brasileiros, como Amazonas e Rio de Janeiro, já teriam uma tabela indicando o cronograma de vacinação nesses locais. A imunização começaria no dia 25 de janeiro de 2021 e os primeiros vacinados seriam os profissionais da saúde, indígenas e quilombolas.

A tabela (que em alguns versões tem o logo do Portal R7) tem o seguinte texto: “Tabela de vacinação da 1ª fase do Programa Estadual de Imunização. Público-alvo, 1ª dose e 2ª dose. Trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas: 25 JAN 15 FEV. 75 anos ou mais 08 FEV 01 MAR. 70 a 74 anos: 15 FEV 08 MAR. 65 a 69 anos: 22 FEV 15 MAR. 60 a 64 anos: 01 MAR 22 MAR. Período de 21 dias entre a 1ª e 2ª dose.

Tabela mostra cronograma de vacinação no Brasil e em estados (RJ, AM etc.)?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação logo se espalhou pelas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp e deixou muita gente animada. Entretanto, a história não passa de balela.

Com o envio dos dados das farmacêuticas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a iminência da vacinação, é claro que as fake news estariam mais ativas do que nunca. Diversas informações falsas sobre o processo de imunização começaram a circular na internet. Nos últimos dias, a equipe do Boatos.org chegou a desmentir a história de que o cadastro no Conecte SUS seria obrigatório para se vacinar contra a Covid-19.

Se isso não bastasse, informações falsas sobre campanhas de vacinação não são exclusividade da Covid-19. Em 2020, a informação de que a vacinação contra gripe em idosos seria feita por ordem alfabética em todo o Brasil levou muita gente aos postos de saúde sem necessidade. Na realidade, nessa ocasião, a campanha de vacinação por ordem alfabética só ocorreu no Distrito Federal (e não em todos os estados).

E bem, a história de hoje repete exatamente a fake news sobre a campanha de vacinação contra a gripe de 2020. Tudo não passa de uma confusão, algo anunciado em um estado, mas que se espalhou nacionalmente.

Até o momento, não temos um calendário nacional de vacinação (sequer temos uma vacina aprovada pela Anvisa e muito menos materiais suficientes para começar uma imunização em massa). Já as datas divulgadas na história de hoje, na realidade, fazem parte de um calendário anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, em dezembro de 2020.

Entretanto, com a venda dos lotes da vacina Coronavac ao governo federal, pairou-se uma verdadeira nuvem nebulosa sobre o calendário divulgado no final de 2020. O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que, mesmo com a venda, a vacinação será iniciada no dia 25 de janeiro de 2021, no estado de São Paulo. E tem mais! De acordo com ele, ainda há chances da imunização ser antecipada. Se isso ocorrer, Doria já adiantou que o governo de São Paulo irá iniciar uma campanha informativa com antecedência.

Em outros estados, as dúvidas são maiores ainda do que em São Paulo. Como a maioria dos estados devem seguir o calendário nacional de vacinação, só saberemos as datas no Rio de Janeiro, Amazonas e outros estados quando o governo federal divulgar o cronograma.

Em resumo: a história que diz que uma tabela mostra o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em todo o país (AM, RJ etc) é falsa! Infelizmente, o Brasil ainda não tem um calendário nacional de vacinação (sequer temos uma vacina aprovada pela Anvisa). Na realidade, a tabela mostra um cronograma de vacinação divulgado pelo governo de São Paulo, em dezembro de 2020 (que ainda pode ser modificada).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy