Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que a Suíça tenha proibido a mamografia por conta do risco de câncer de mama

É falso que a Suíça tenha proibido a mamografia por conta do risco de câncer de mama

Suíça é o primeiro país do mundo a proibir a mamografia por causa do câncer de mama, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – A Suíça foi o primeiro país do mundo a proibir o uso da mamografia por esta causar câncer de mama.

Análise

Tem circulado em redes sociais uma mensagem que aponta para uma decisão da Suíça relacionada ao exame de mamografia. De acordo com textos que estão viralizando na internet, o país teria proibido os exames por causa do risco do câncer de mama. Leia a mensagem que circula na internet:

A SUÍÇA É O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A PROIBIR A MAMOGRAFIA Os serviços de triagem também estão suspensos em partes do Canadá, Itália, Escócia e Austrália  — 50-60% dos resultados “positivos” estão incorretos! Então, sendo diagnosticado com “câncer de mama” em 50-60% dos casos prova que ele nem existia.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Após o exame, a mama é comprimida com um grande peso de 10 kРа (1019 kg/m2) e então um tecido mamário saudável e muito sensível é bombardeado com radiação radioativa! Estimula o crescimento do tumor e a disseminação de metástases! Estudo feito em 690 mil registros mostra que um grande número de câncer de mama em mulheres completamente saudáveis após a mamografia!!!

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas: 1) É verdade que a Suíça proibiu a mamografia por causa do risco de câncer de mama? 2) Há risco de câncer de mama nos exames de mamografia? 3) Qual é o protocolo do Brasil em relação ao exame?

É verdade que a Suíça proibiu a mamografia por causa do risco de câncer de mama?

Não é verdade. Esta história esta viralizando em outros idiomas na internet e foi compartilhada por grupos de pessoas que são contrárias ao exame. O governo da Suíça negou (nesta matéria da AFP) que esteja proibindo o exame no país. Há, inclusive, a recomendação em páginas oficiais de que os exames sejam realizados.

A confusão da história se deu, provavelmente, por conta do Conselho Médico da Suíça ter pedido o fim das mamografias regulares ( e as realizar apenas em caso de risco) no país. Porém, o órgão (como aponta esta checagem da Romênia) não faz parte do governo e não teve o pedido atendido.

Há risco de câncer de mama nos exames de mamografia?

Não existe um risco significativo. Apesar de, de fato, a mama ser exposta a uma radiação na hora da mamografia, os riscos são menores do que os benefícios (como por exemplo da detecção precoce de um câncer, que pode resultar no salvamento de uma vida). Se seguidos os intervalos recomendados, o risco é ínfimo. No passado, o Boatos.org, inclusive, já desmentiu a informação falsa que apontava que a mamografia causaria o câncer de mama.

Qual é o protocolo do Brasil em relação ao exame?

No Brasil, a recomendação de exames de câncer de mama é de dois em dois anos para mulheres após os 50 anos. O Ministério da Saúde aponta que o exame para mulheres entre 40 e 49 anos deve ser feito apenas com quem já teve um sintoma da doença.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Suíça tenha proibido o exame de mamografia no país. A prática é recomendada e endossada para preservar o risco de câncer de mama lá, assim como também é recomendada no Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).