Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Secretário de Saúde de São Paulo diz “chegamos ao pico”, recomenda “tratamento precoce” e fala sobre pH do Covid-19 #boato

Secretário de Saúde de São Paulo diz “chegamos ao pico”, recomenda “tratamento precoce” e fala sobre pH do Covid-19 #boato

Secretário de Saúde de São Paulo diz “chegamos ao pico”, recomenda “tratamento precoce” e fala sobre pH do Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, escreveu uma mensagem em que diz que “chegamos ao pico” da Covid-19, recomendou “tratamento precoce” e falou sobre o pH da Covid-19.

Desde quando a pandemia da Covid-19 começou, o Boatos.org desmentiu mais de 500 fake news. Muitas delas acabaram sendo repetições, adaptações e até mesclas de boatos. É o caso da história de hoje, que atribui um texto ao secretário de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn.

Um texto que começa com os termos “chegamos ao pico” aponta para os “próximos dias difíceis” na pandemia da Covid-19. Na segunda parte, o texto recomendava um certo “tratamento precoce” (aquele com ivermectina). Na parte final, falava que o coronavírus tinha um pH e que alguns alimentos poderiam “proteger contra a doença”. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem do Secretário do Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Jean Carlo Gorinchtenyn. *CHEGAMOS AO PICO* Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não faça visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… Tosse… Espirro… Solas de sapatos…. Sacolas de supermercados… Embalagens etc. Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça.. Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mensagem do Secretário Estado Saúde: Devido ao colapso no _Sistema de Saúde do Brasil_, nós – profissionais da saúde – preparamos esta mensagem para a população, caso você não queira logo arriscar ir a um hospital; ◉ Os sintomas aparecem á partir do *3º* dia depois do contágio(sintomas de virose). ➙ *1ª fase;* ◉ Dor no corpo ◉ Dor nos Olhos ◉ Dor de cabeça ◉ Vômito ◉ Diarréia ◉ Coriza ou congestão nasal◉ Moleza◉ Ardor nos Olhos◉ Ardor ao urinar◉ Sensação febril◉ Garganta arranhada ➙ Importantíssimo contar os dias de sintomas: *1º*, *2º*, *3º*.➙ *Medicação:*

*Azitromicina*; [suprimimos a dosagem] para diminuir o contágio, diminuir os sintomas e prevenir pneumonia – . Também pode-se usar – para ser mais rápido na cura – o *Ivermectina* ou *Anitta*. É necessário agir antes da febre aparecer. *Não* esperar a febre chegar para tomar o *antibiótico* . Atenção, é muito importante a ingestão de *bastante líquido*, em especial a água purificada. Beba bastante água para não deixar a garganta seca e para ajudar a limpar os Pulmões.

*2ª fase;* (do *4º* ao *8º* dia) *inflamatória*. Perda do paladar e/ou olfato Cansaço aos mínimos esforços Dor no tórax(caixa torácica) Aperto no peito Dor na região lombar(na região dos Rins) O vírus ataca as terminações nervosas; A diferença entre _cansaço_ e _falta de ar_: Falta de ar_, é quando a pessoa está sentada – sem fazer nenhum esforço – e lhe falta ar; Cansaço_, é quando a pessoa se movimenta pra fazer algo simples e se sente cansada. Precisa-se de muita hidratação e *vitamina C*. O *Covid-19* se liga ao Oxigênio – portanto – a qualidade do sangue fica ruim, com menos oxigênio. Se você tiver com tosse, tome algum Xarope para tosse [recomendo o *Acetilcisteína* Xarope e envelope] .

*3ª fase – cura;* No *9º* dia entra a _fase de cura_, que pode ir até o *14º* dia(convalescência). Não atrasar o tratamento, quanto mais cedo, melhor! Boa sorte á todos! Melhor guardarmos estas recomendações, prevenir nunca é demais!

Conselho de _hospitais de isolamento_, podemos fazer em casa. Medicamentos que são tomados em _hospitais de isolamento_; Vitamina C-1000 Vitamina E (E) De 10:00am á 11:00am, sente-se ao Sol por 15 á 20 minutos Refeição de Ovo uma vez Descansar e dormir – no mínimo – de 7 á 8 horas Beber 1 litro e meio de água, diariamente Todas as refeições devem ser quentes (não frias). Isto é tudo o que fazemos nos hospitais para fortalecer o _sistema imunológico_.

Observe que o pH do Coronavírus varia de 5,5 á 8,5. Portanto – tudo o que precisamos fazer – para eliminar o vírus é consumirmos mais alimentos *alcalinos*, acima do nível de acidez do vírus. *Tais como;* Bananas Limão verde → 9,9 pH Limão Amarelo → 8,2 pH Abacate – 15,6 pH Alho – 13,2 pH Manga – 8,7 pH Tangerina – 8,5 pH Abacaxi – 12,7 pH Agrião – 22,7 pH Laranjas – 9,2 pH

Como saber que você está com o *Covid-19*?! Comichão na garganta Garganta seca. Tosse seca Alta temperatura Falta de ar Perda do olfato e paladar *NÃO* guarde essas informações apenas para si mesmo, forneça à toda sua família e amigos. São Paulo, 13 de Janeiro de 2021.

Secretário de Saúde de São Paulo diz “chegamos ao pico”, recomenda “tratamento precoce” e fala sobre pH do Covid-19?

Assim como em tantos outros casos, a tal história se espalhou com muita força por aí. Porém, trata-se de uma mistura de três notícias falsas atribuídas ao Boatos.org com um “plus” de crédito errado ao secretário de Saúde de São Paulo.

Vamos falar da mensagem em âmbito geral. Assim como um “bom boato” que circula na internet, tem características como ser vaga, alarmista, com erros de português e ter pedido de compartilhamento. Ao contrário do que boa parte dos boatos, ele cita uma fonte confiável (Jean Carlo Gorinchteyn). E, ao buscar pela fonte, chegamos ao desmentido da autoria.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, desmentiu a autoria da publicação e ainda alertou que ele carrega informações falsas. Veja o que foi escrito:

#FakeNews É FALSA mensagem que circula no Whatsapp intitulada Chegamos ao Pico, atribuída ao Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. O texto sugere automedicação de fármacos sem comprovação científica no tratamento da Covid-19, entre outras inverdades.

É importante citar que já desmentimos esse mesmo texto do “chegamos ao pico” por três vezes. Em uma das oportunidades, o texto foi atribuído ao secretário de Saúde do Paraná, ao secretário de Saúde de Minas Gerais e “ao secretário de Saúde”. Mas, no caso do texto atribuído ao secretário de Saúde de São Paulo há mais coisas (uma parte dois e uma parte três).

A segunda parte do texto é a que repete a ladainha do “tratamento precoce” (que, na realidade, é um amontoado de medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19) e já foi utilizada em outro boato desmentido aqui. Na época, o texto era atribuído a “um grupo de médicos”.

A terceira parte do texto, que fala sobre o pH do coronavírus e recomenda alimentos que curariam a Covid-19 (com valores totalmente errados de pH), foi desmentida no Boatos.org em quatro oportunidades. Na primeira, foi atribuída à “revista de virologia”. Na segunda, foi atribuída ao “Virology Center da Rússia”. Na terceira, foi atribuída a “hospitais”. Na quarta, foi atribuída ao Hospital Real Português. Em todos os casos, os créditos e o teor estavam errados. Confira também em vídeo:

Resumindo: a história que aponta que o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, escreveu uma mensagem sobre o “pico da pandemia”, recomendação de “tratamento precoce” e pH do coronavírus é falsa. Trata-se de um boato velho que se reciclou e voltou a circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK