Salada de pepino com sal cura a Covid-19 #boato

Boato – Em vídeo, homem afirma que Deus disse em sonho que consumir salada de pepino com sal poderia curar a Covid-19. Está encontrada a cura da doença. 

Nesse um ano de pandemia de Covid-19 no Brasil, já vimos um pouquinho de tudo. Combinações inusitadas, misturas perigosas e conselhos sem nenhum embasamento científico. Mas se você acha que já viu de tudo, está totalmente equivocado. A equipe do Boatos.org também acreditava que nada poderia superar algumas histórias desmentidas no site, mas aconteceu.

Então, senta aí para não cair da cadeira. Nos últimos dias, uma história ganhou a atenção do público nas redes sociais. De acordo com uma publicação, um homem de 62 anos teria descoberto a cura para a Covid-19 durante um sonho. Segundo ele, Deus teria afirmado no sonho que comer salada de pepino com sal poderia curar a doença. Ainda de acordo com o homem, ao comer a salada de pepino com sal três vezes por dia, os sintomas da Covid-19 começam a melhorar. Segundo ele, o pepino precisa estar mais maduro e precisa ser descascado. Confira:

Versão 1: “#SUMIDOURO #HOMEM DIZ TER SIDO CURADO POR #COVID19 COM APENAS #PEPINO!!!”. Versão 2: “Vejam esse vídeo Esse Senhor fala que o pepino curou ele da covid”.

Salada de pepino com sal cura a Covid-19?

A informação causou um enorme burburinho nas redes sociais, em especial, no WhatsApp e no Facebook. Entretanto, apesar da boa motivação do vídeo, a história não passa de balela!

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os pedidos de compartilhamento e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias bizarras sobre curas inusitadas foi um dos assuntos mais discutidos na internet ao longo da pandemia. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o alho e o vinagre de maçã poderiam curar a Covid-19. Também a que indicava que o própolis teria o poder de curar a doença e, por fim, a que apontava que beber água tônica seria o suficiente para curar a Covid-19, por causa do quinino.

Pois bem, o homem que aparece no vídeo pode até ter se curado da Covid-19 e comido pepino ao longo desse período. Entretanto, isso não significa que as duas coisas tenham algum tipo de relação. Assim como a maioria dos médicos já explicou, grande parte dos infectados não precisam de atendimento hospitalar e a recuperação ocorre de forma espontânea. No caso das pessoas que precisam de internação médica, o tratamento é direcionado aos sintomas, como a febre, as infecções e possíveis tromboses. Isto é, não existe um tratamento específico para a Covid-19, assim como para a gripe, por exemplo.

Infelizmente, um simples relato, por mais bem intencionado que seja, não possui validade científica. Para comprovar se um medicamento ou um tratamento realmente é funcional, ele precisa ser submetido a um estudo científico, envolvendo diversas etapas, como testes em laboratórios e, posteriormente, em humanos. Depois de uma investigação completa, avaliando a segurança, a dosagem e um estudo clínico randomizado com centenas de pessoas, a pesquisa ainda precisa ser submetida ao crivo de outros cientistas. Nessa etapa, um artigo sobre o estudo é enviado a uma revista científica de renome e outros pesquisadores avaliam todo o processo da pesquisa para identificar se não há equívocos. Caso ele seja aprovado, aí sim podemos dizer que o estudo possui validade científica e determinada coisa funciona contra a Covid-19. Vale ressaltar que a maior parte dos medicamentos submetidos a estudos para combater a Covid-19 acabam sendo eficazes em testes laboratoriais, mas infelizmente não repetem o sucesso em testes em humanos. Até o momento, sabemos que alguns medicamentos ajudam a reduzir a taxa de mortalidade de pessoas infectadas em estado grave, mas não possuem uma boa resposta em casos leves.

E bem, ainda não temos nenhuma pesquisa envolvendo a salada de pepino com sal no combate a Covid-19. Até agora sabemos que a vacina é uma das estratégias mais importantes no combate à doença, porque ela consegue limitar os sintomas e diminuir a carga viral dos infectados, o que leva à redução de pessoas internadas e da propagação da doença. Por isso, é de extrema importância que todas as pessoas que possam se vacinar, se vacinem de fato.

Em resumo: a história que diz que salada de pepino com sal cura a Covid-19 é falsa! O vídeo apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os pedidos de compartilhamento e a falta de fontes confiáveis. Apesar da boa intenção do vídeo, não existe nenhuma pesquisa sobre a relação do pepino com sal e a Covid-19. E mesmo que o homem tenha comido salada de pepino e se “curado” da doença, isso não prova nenhuma relação entre eles. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy