Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Reinaldo Gomes (Instituto Augusto Abou) está doando remédios para pessoas com dificuldades #boato

Reinaldo Gomes (Instituto Augusto Abou) está doando remédios para pessoas com dificuldades #boato

Reinaldo Gomes (Instituto Augusto Abou) está doando remédios para pessoas com dificuldades, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que Reinaldo Gomes, do Instituto Augusto Abou, está doando medicamentos para pessoas com dificuldades de os adquirir.

No início do mês de abril, os medicamentos tiveram um reajuste anual autorizado pelo governo. Em tempos de crise econômica e preços lá em cima, essa situação deixou muita gente preocupada. Talvez por isso é que um vídeo esteja circulando com força na internet.

Nele, um homem chamado Reinaldo Gomes, que se identifica como fundador do Instituto Augusto Abou, aponta que está realizando a doação de remédios para as pessoas que estão com dificuldades financeiras. Na mensagem que acompanha o vídeo há, ainda, um suposto contato telefônico dele. Leia o texto que circula online e a transcrição do vídeo:

Texto: Vc que está precisando de medicamentos e está com dificuldades financeiras esta farmácia é grátis! Médicos que tem amostras grátis tb podem colaborar! Fone: (11)9 9993-XXXX Reinaldo Gomes! Se vc não precisa passe para alguém que necessite! Essa é a corrente do bem!

Transcrição: Bom dia, bom dia, muito bom dia meus irmãos. Um breve resumo da farmácia. Como é que funciona isso? Eh pra vocês entenderem meu nome é Reinaldo Gomes, eu sou da loja [endereço].

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

 Em janeiro de dois mil e nove o meu filho com dezessete anos de idade o Guto teve leucemia. E depois de oito meses de muita luta o Gu partiu. Partiu poliente eterno com dezoito anos de idade. Ele me deixou um legado pra trabalhar com doação de medula óssea, sangue pra e eu continuei esse legado. E aí fui desenvolvendo trabalhos, fazendo palestras, hoje eu faço palestras sobre doação de medula óssea aqui em São Paulo, através da Santa Casa ou lojas, não importa e esse trabalho foi crescendo.

Depois de dez anos eu fundei o Instituto Augusto Abou. Que hoje trabalha com mais de cinquenta famílias que estão passando pela vulnerabilidade financeira e pelo tratamento oncológico. A maioria crianças. E aí eu comecei a receber muitos medicamentos e não sabia o que fazer que o grande arquiteto me deu uma luz e eu pensei falei vou passar em tricolunas porque entrecolunas eu tenho uma segurança a mais com os irmãos. Então como é que funciona isso meus amados? Olha o tamanho dessa farmácia aqui. Você que é do interior, é só pagar o frete. E se você não puder, tiver ali, não tem problema.

Eu mando e eu pago, não tem problema nenhum. Está bom? Se você é presidente de uma instituição ou faz parte de uma instituição e precisa de medicamentos, também pode pedir. E o trabalho não é só ajudar os irmãos. É esse o importante pra que você faça o teu papel na sociedade, você verifica se a tua mãe, teu pai, teu vizinho, teu amigo, a cunhada, quem precisa do medicamento, faz uma relaçãozinha organizada pra mim, manda em ordem alfabética, dosagem, tudo.

Se eu tiver um medicamento bastante, eu te mando bastante, se eu tiver pouco, eu divido, se alguém pedir eu divido tem segredo meus irmãos isso aqui é gratuito eu não tenho nada isso é um trabalho que eu estou desenvolvendo paralelo ao instituto está OK? Eh dá muito trabalho mas é prazeroso demais então não tem segredo precisou de medicamento? É só pedir e eu estou recebendo doações. Médicos que recebem doações de amostra grátis. Mandem pra mim. Verifique o vencimento. Manda pra mim bonitinho. Está bom meus irmãos? É simples o trabalho. O instituto não tem nada a ver com essa história. Eu Reinaldo decidi fazer isso e graças a Deus estou muito feliz

Reinaldo Gomes (Instituto Augusto Abou) está doando remédios para pessoas com dificuldades?

A situação atual e toda boa vontade (de verdade) da pessoa do vídeo fizeram com que a mensagem circulasse com todas as forças e, claro, fizesse com que pessoas procurarem o Reinaldo Gomes e o Instituto Augusto Abou. Porém, a tal oferta em questão é falsa.

Não é de hoje que supostas ações de caridades que, de fato, um dia foram vigentes acabaram “vencendo” e continuaram a ser compartilhadas. Há casos clássicos (que volta e meio temos que desmentir) como a da menina de sangue AB que estaria precisando da doação de sangue ou da doação de cadeiras de rodas do Cras.

No caso em questão, o que ocorreu foi o mesmo. Tanto que a própria página do Instituto Augusto Abou acabou desmentindo a história na internet. Veja o que foi escrito agora em 2023:

FAKENEWS! Todos os medicamentos foram de doações feitas a 3 anos atrás. NÃO existe doação de medicamentos. O Instituto Augusto Abou continua firmemente com seu trabalho na luta contra o câncer,  fortalecendo a Doação de Medula Óssea. Infelizmente o vídeo que circula nas redes sociais trata- se de uma doação feita a 4 anos atrás para Instituições oncológicas e que por conta de uma clonagem de celular foi divulgado em redes públicas, viralizando.

Entendemos a grande necessidade, porém🩸🩸 *NÃO TEMOS* 🩸🩸nenhum Trabalho com DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Infelizmente, mesmo diante de uma ação pontual tão forte, bem feita e com muito amor a maldade alheia ainda se manifesta mas em momento algum nos abalamos, continuamos a todo vapor lutando pela vida daqueles que atravessam o câncer,  as cerca de 50 famílias que cuidamos dependem do nosso e do seu empenho. A missão que nosso filho nos deixou JAMAIS será abalada. Instituto Augusto Abou Muito obrigado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma pessoa chamada Reinaldo Gomes e um instituto chamado Augusto Abou estão doando remédios agora em 2023. O vídeo é antigo e retrata uma situação que não está mais vigente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm