Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que Red Bull tenha quebrado um vidro de um carro por causa de “alta energia”

É falso que Red Bull tenha quebrado um vidro de um carro por causa de “alta energia”

Red Bull quebra vidro de carro por causa de alta energia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo que mostra um Red Bull quebrando um vidro de um carro por causa de substância de “alta energia”.

Análise

Um vídeo, no mínimo, curioso está circulando na internet. Ele mostra um homem despejando um pouco de enérgico da marca Red Bull em um vidro de um carro. De repente, o vidro se rompe e surpreende a todos.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam para um suposto efeito danoso no energético (chamado de “alta energia”) e serve como um “alerta”. Veja o vídeo e leia a mensagem:

 PARA FÃS DE REDBULL  Testando a resistência do vidro automotivo ao Redbull de alta energia. Você tem que admitir que é forte.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

A história, não é de hoje, tem chamado muita atenção na internet. Porém, cá estamos para fazer o desmentido dela respondendo a algumas perguntas: 1) É verdade que o Red Bull quebra vidros de carros? 2) O que explica o vídeo que mostra o energético quebrando um vidro de um carro? 3) O Red Bull faz mal como sugere o vídeo?

É verdade que o Red Bull quebra vidros de carros?

Não é verdade. Assim como já desmentimos, por exemplo, que a Coca-Cola seria capaz de retirar ferrugem, não há qualquer lógica em um alimento ser capaz de “arrebentar” um vidro de carro apenas sendo colocado.

Se fosse capaz de “derreter vidro”, ninguém conseguiria sequer colocar um pouco de Red Bull na boca ou tocar em alguma parte do corpo. De fato, o único jeito de quebrar o vidro é se você jogar a lata cheia nele (e com muita força).

O que explica o vídeo que mostra o energético quebrando um vidro de um carro?

Há uma fraude nele. Este canal do YouTube explica inteligentemente para alguns detalhes que entregam a farsa. Um deles é o fato do vidro quebrar de dentro para fora. Outro é o som não ocorrer no mesmo momento. Ou seja: não foi o Red Bull que quebrou o vidro.

O Red Bull faz mal como sugere o vídeo?

Como sugere o vídeo, não. Mas é bom alertar que há limites no consumo de energético. Por conta da cafeína que consta no produto, não se deve tomar em excesso. 

Vale lembrar que, assim como refrigerantes, trata-se de um ultraprocessado com açúcar, sódio e outros produtos. O consumo em excesso e em longo prazo pode acarretar em outros problemas de saúde.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet foi adulterado para dar a impressão de que o líquido do Red Bull está quebrando um vidro de um carro. Trata-se de mais uma fake news que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).