Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Informação falsa: Coca-Cola tira ferrugem de para-brisas

Informação falsa: Coca-Cola tira ferrugem de para-brisas

Informação de que Coca Cola tira ferrugem é falsa
Informação de que Coca Cola tira ferrugem é falsa

Boato – Um vídeo mostra que Coca-Cola pode tirar ferrugem de para-brisas.

O mistério que envolve a fórmula secreta da Coca-Cola mexe com o imaginário das pessoas. As teorias são inúmeras tanto sobre a substância quanto sobre os maus que a bebida pode nos causar.

De pacto com o diabo até corrosão dos ossos não é difícil acreditar no que vem por aí: um vídeo russo, onde um rapaz tira com extrema facilidade a ferrugem do carro com uma esponja e uma garrafa de Coca-Cola. Veja só neste link:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto que acompanha a mensagem é o seguinte:

Vídeo chocante mostrando o nível de acidez da coca cola a ponto de limpar a avançada ferrugem do para-choque de um carro velho sem esforço. Imagine só o que isso faz dentro do estômago? Comentem, curtam, compartilhem e divulguem, que isso é mto sério!

Incrível, não? “Imagine só o que isso faz dentro do estômago?”, dizem nos compartilhamentos do vídeo. O filme chamou tanto a atenção que foi parar até no Jornal da Record. A explicação do especialista entrevistado é a acidez que o produto contém. Na matéria, também aparece um rapaz que precisa fazer tratamento por causa dos problemas que a ingestão da bebida lhe causou, porém o detalhe: ele toma pelo menos duas garrafas por dia!

E o que a Coca-Cola tem a dizer a respeito?

“Todos os ingredientes da Coca-Cola são seguros e aprovados para uso pelo Ministério da Agricultura e ANVISA. A Coca-Cola serve aos propósitos de hidratação e fornecimento de energia, na forma de carboidratos, e não está associada a fins de limpeza. Os refrigerantes possuem 90% de água em sua composição, isso ajuda a explicar a remoção de depósitos em superfícies, e além disso, no caso em questão, a esponja de aço funciona como instrumento de limpeza por ser abrasiva, independe da presença ou não de Coca-Cola. Os refrigerantes, com pH em torno de 2,5, são bebidas seguras e podem fazer parte de uma dieta sensata e equilibrada.”

Okey, você não acredita no que a Coca-Cola diz, pois ela fabrica o produto e sempre vai ter argumentos que tentam provar o contrário. Então, que tal confiar um pouco na habilidade brasileira e ver no que vai dar? O brasileiro Ernesto Becker resolveu fazer o mesmo teste usando uma latinha de Coca-Coca e uma esponja comum dessas de lavar louça.

O vídeo publicado em setembro de 2013 mostra Ernesto esfregando um pedaço enferrujado da sua camionete durante mais ou menos 15 minutos. Adivinhem o resultado? Nada! De tanto ele esfregar a esponja até se desintegrou, mas a ferrugem continuou lá. Se você duvida, confira os 17 minutos de filmagem na íntegra e sem cortes:

É claro que o cara fez uma pressão dizendo que teve uma diferença em determinados lugares, mas o teste não apresentou nada significativo que prove que o seu estômago vai criar um rombo se você continuar ingerindo Coca-Cola. Isso aí é balela!

Entretanto, qualquer produto que seja ingerido de uma forma exagerada traz malefícios à saúde. O menino da reportagem da Record está podre por quê??? Porque não vive um dia sem tomar pelo menos duas garrafinhas de Coca.

A ingestão de refrigerantes não supre a necessidade que o nosso corpo tem de água e sucos naturais, por exemplo. Portanto, continue sendo feliz, bebendo e comendo o que você quiser, porém lembrando que tudo tem limites, né, meu bem! Não beba duas garrafas de Coca-Cola por dia e nem use o refrigerante pata tirar ferrugem de para-brisas.