Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Não é verdade que a primeira-ministra de Alberta (Canadá) pediu desculpas por “discriminações” contra não vacinados

Não é verdade que a primeira-ministra de Alberta (Canadá) pediu desculpas por “discriminações” contra não vacinados

Primeira-ministra de Alberta (Canadá) pediu desculpas por “discriminações” contra não vacinados, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A primeira-ministra de Alberta (Canadá) pediu desculpas por “discriminações” contra não vacinados na pandemia. 

  Análise

Outro dia, tivemos que desmentir uma história que aponta que o Canadá havia “pedido desculpas” para as pessoas que não se vacinaram. Na ocasião, explicamos que havia uma distorção dupla na história. Hoje, uma história similar circula com uma, digamos, distorção “simples”.

Mensagens que linkam um site em inglês apontam que a “primeira-ministra de Alberta” (província do Canadá) havia feito o pedido de desculpas para não vacinados e, ainda, falado que quem não se vacinou “estava certo”. Leia a mensagem que circula online:

Primeira Ministra de Alberta Canadá pede sinceras desculpas pelas discriminações injustas que sofreram os não vacinados durante a Pandemia – _”Vocês estavam certos, e nós estávamos errados. As “vacinas” não evitaram que pessoas pegassem Covid, e os efeitos colaterais são fatos. Atropelamos seus direitos humanos de escolha; os que foram demitidos pelo estado, se o quiserem, acolheremos todos de volta. Vamos também anistiar as punições realizadas durante o lockdown”_ https://thepeoplesvoice.tv/first-major-world-politician-apologizes-to-the-unvaccinated-you-were-right-we-were-wrong/?s=08 É isso aí! Vamos viralizar esse vídeo na internet.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O fator “histórico” da fake news é muito importante para quem tenhamos compreensão desta história. Outro dia, a mesma fala da primeira-ministra de Alberta foi utilizada em uma fala que apontava que ela havia “falado pelo Canadá”.

A partir daí, a nossa parte da checagem visa responder a três perguntas: 1) É verdade que a primeira-ministra de Alberta (Canadá) tenha pedido desculpas a não vacinados? 2) O que disse a primeira-ministra de Alberta em relação a não vacinados? 3) As colocações de Danielle Smith estão corretas?

Checagem

É verdade que a primeira-ministra de Alberta (Canadá) tenha pedido desculpas a não vacinados?

Não é verdade que ela tenha dado tal declaração. Conforme falamos em nosso outro desmentido, ela, sim, deu uma declaração polêmica em relação a vacinados (Danielle Smith é uma antivacina). Porém, a declaração não tem relação com não vacinados estarem certos em não se vacinar e nem com pedidos de desculpas.

O que disse a primeira-ministra de Alberta em relação a não vacinados?

Ela, na realidade, disse que os vacinados “foram discriminados” durante a pandemia (algo que já tinha falado antes). Porém, diante críticas posteriores, a própria primeira-ministra de Alberta publicou uma retratação. 

As colocações de Danielle Smith estavam corretas?

O fato de ela ter se retratado por comparar não vacinados com outras minorias já demonstra que ela não estava certa. Mas vamos reforçar: 1) Se não vacinados fossem maioria, estaríamos com um número maior ainda de mortos na pandemia. 2) A vacina se mostrou eficaz contra a Covid-19. 3) Não vacinados (felizmente) se tornaram uma minoria por causa de um pensamento errado sobre o assunto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a primeira-ministra de Alberta no Canadá, Danielle Smith, pediu desculpas a não vacinados e disse que eles estavam certos. Novamente, uma fala polêmica dela (que se retratou) foi distorcida e gerou uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm