Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pfizer lança ivermectina como remédio para combate à Covid-19 #boato

Pfizer lança ivermectina como remédio para combate à Covid-19 #boato

Pfizer lança ivermectina como remédio para combate à Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Pfizer lançou um remédio para combate à Covid-19 com ivermectina na fórmula. O medicamento PF-07321332 poderia ser chamado de Pfizermectin.

Até hoje há grupos que, por razões políticas ou por pura insanidade, ainda defendem teses sobre a Covid-19 que já foram derrubadas pela ciência. Uma das mais recorrentes é a que aponta a ivermectina como algo eficaz para o combate da Covid-19. Para contrariar o que se sabe até agora, boateiros lançam mão de teses falsas. A última delas aponta para a Pfizer e um “novo medicamento”.

Depois que a farmacêutica responsável por uma das vacinas mais populares contra a Covid-19 anunciou que está com um medicamento em fase três (a última antes da aprovação) contra a doença, começaram a circular mensagens que apontam que o medicamento (que tem o nome de PF-07321332) teria como base a ivermectina. A história surgiu em páginas em inglês e logo se espalhou em língua portuguesa. Em algumas versões, o remédio até recebeu um “apelido”: Pfizermectina. Leia duas versões da história que circula online:

Versão 1: OUTRA PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA ANTI-IVERMECTINA DOS EUA PODE TER EMERGIDO. NA SEGUNDA-FEIRA, A PFIZER ANUNCIOU QUE ESTÁ LANÇANDO UM TESTE ACELERADO DA FASE 2/3 PARA UMA PÍLULA PROFILÁTICA COVID PROJETADA PARA AFASTAR O COVID NAQUELES QUE PODEM TER ENTRADO EM CONTATO COM A DOENÇA. Coincidentemente (ou não), a droga da Pfizer compartilha pelo menos um mecanismo de ação como a Ivermectina – um anti-parasitico usado em humanos por décadas, que funciona como um inibidor de protease contra o Covid-19, que os pesquisadores especulam que “poderia ser a base biofísica por trás de sua eficiência antiviral”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Eis que a nova droga da Pfizer – que alguns chamaram de “Pfizermectin”, é descrita pela gigante farmacêutica como um “potente inibidor de protease”. *Pronto, problema resolvido! Pfizer lança “Pfizermectine” para profilaxia da covid.* À partir do lançamento deste clone patenteado da Ivermectina. ex-vermífugo genérico, o tratamento precoce da covid-19, “milagrosamente”, passará de demonizado a incentivado. Quem viver, verá. Ivermectina Pfizer !!! Quem diria !!!!

Pfizer lança ivermectina como remédio para combate à Covid-19?

Não demorou para a mensagem se espalhar com toda força em redes sociais e, claro, levantar adjetivos por parte dos defensores da ivermectina (remédio que a ciência já mostrou ineficaz contra a Covid-19). Apesar disso, é falsa a informação que aponta que a Pfizer lançou uma “ivermectina 2.0”.

Na realidade, a fake news é uma nova versão de uma fake news já desmentida no Boatos.org em maio deste ano. Na época, era dito o remédio (que ainda não tinha nome e era chamado apenas de PF-07321332) era feito à base de hidroxicloroquina. Veja o que escrevemos sobre o remédio em questão:

Na realidade, o antiviral denominado PF-07321332 é um inibidor de protease que impede a replicação do SARS-CoV-2 nas células. Os chamados inibidores de protease são utilizados há algum tempo nos tratamentos contra o HIV e o vírus da hepatite C. Por outro lado, a cloroquina é amplamente usada no tratamento contra a malária, que é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários (e não vírus), sendo considerada um antimalárico (e não possui ação antiviral).

Além disso, ainda existe uma questão ética em relação ao público. Se a Pfizer realmente fosse utilizar a cloroquina como princípio ativo, a empresa seria obrigada a expressar o uso da substância na bula do medicamento. Isso porque cada país possui leis específicas sobre rotulagem e bula de medicamentos (como no Brasil, por meio da Anvisa). Dessa forma, a empresa seria obrigada a apontar a presença da substância na bula do remédio.

Por fim, mas não menos importante, em março de 2021, a Pfizer anunciou o início de um novo estudo para investigar o potencial de tratamento contra a Covid-19 do tal antiviral oral. E certamente o investimento para o desenvolvimento da pesquisa não deve ter sido barato. Com toda certeza, seria muito mais fácil usar um remédio que já existe do que investir em pesquisa e novos estudos (ainda mais se tratando da cloroquina e depois do fracasso de diversas pesquisas envolvendo a substância e o tratamento contra a Covid-19).

O que falamos sobre cloroquina se aplica à ivermectina. Não faz sentido a Pfizer não anunciar a substância se ela tivesse no medicamento ou mesmo gastar com desenvolvimento de um novo remédio quando já há um disponível. Porém, a coisa não para por aí. Nos últimos dias, a informação sobre a Pfizer “lançar a ivermectina” também foi desmentida em inglês. A informação falsa foi desmentida pelos sites Full Fact, pelo serviço de checagem da Reuters, da AP e pelo site Politifact.

O Full Fact apontou que o fato de o remédio ser inibidor de protease (como ocorre com a ivermectina para parasitas) não significa que ele é “feito de ivermectina” e um médico explicou que a estrutura química da ivermectina é “completamente diferente” da do remédio da Pfizer.

A informação foi endossada por um especialista ouvido pela Reuters que ressaltou que o PF-07321332 é um “antiviral de ação direta” a Sars-Cov-2 enquanto a ivermectina tem mecanismos múltiplos de ação nas células. A informação foi reforçada pela própria Pfizer. Informações similares foram apontadas pelos outros sites que fizeram o desmentido.

Resumindo: é falso que a Pfizer está lançando a ivermectina como um medicamento de combate à Covid-19. Além de a informação ser muito similar a outra história falsa sobre o mesmo remédio e não constar em nenhuma fonte confiável, ela foi desmentida por especialistas ouvidos em sites estrangeiros.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso