Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > PF encontra caixas e malas de dinheiro desviados da saúde em Imperatriz (MA) #boato

PF encontra caixas e malas de dinheiro desviados da saúde em Imperatriz (MA) #boato

PF encontra caixas e malas de dinheiro desviados da saúde em Imperatriz (MA), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O bicho está pegando em Imperatriz (MA). Vídeo e fotos mostram que Polícia Federal encontrou caixas e malas de dinheiro desviados pela Secretaria de Saúde da cidade.

Com o aumento de casos e mortes por Covid-19 e o cerco se fechando contra o governo federal (com inquéritos e ameaças de CPIs), simpatizantes de Bolsonaro têm insistido em uma mesma tese: o presidente é inocente e a culpa é dos governadores, prefeitos, congressistas e ministros do STF. Em meio a isso, um vídeo e uma série de fotos começaram a circular na internet.

As imagens mostram caixas e malas de dinheiro sendo apreendidas em uma operação da polícia e são acompanhadas por mensagens que apontam que o dinheiro é fruto de desvio na saúde ocorridos na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: *O BICHO TA PEGANDO EM IMPERATRIZ.* Polícia Federal está neste exato momento dentro da secretaria de MARIANA JALES (saúde) fazendo uma verdadeira varredura e, segundo alguns funcionários lá de dentro, os policiais não estão nada amistosos. *Aguardando mais informações.* Versão 2: PF descobre dinheiro guardando em caixas e malas e que foi roubado da pandemia em Imperatriz (MA).

PF encontrou caixas e malas de dinheiro desviados da saúde em Imperatriz (MA)?

Vídeo: é falso que Lojas Francesas (Americanas) tenha jogado livros de Felipe Neto no lixo

As imagens se espalharam com muita força em redes sociais e, claro, geraram muitos protestos, principalmente em grupos bolsonaristas. Porém, não é verdade que as caixas e malas encontradas com dinheiro são de desvios da saúde em Imperatriz, no Maranhão.

O que ocorreu foi a “mistura” de duas informações noticiadas recentemente. É fato que a Polícia Federal realizou uma operação chamada “Recôndito” na cidade. Há uma apuração de supostas fraudes em licitações relacionadas a serviços de fornecimento de refeições para o Centro Municipal de Tratamento da Covid-19.

Pois é. Houve operação, há suspeitas de fraudes e ficamos no aguardo de, no caso de confirmação de desvios, que os responsáveis sejam punidos e o dinheiro retorne aos cofres públicos. Porém, o dinheiro mostrado em vídeos e fotos (que configurariam uma prova cabal de que “algo não está certo”) não é da operação em Imperatriz.

Na realidade, o dinheiro foi encontrado em outra operação policial. Em quatro cidades de Sergipe, a Polícia Federal apreendeu R$ 13 milhões durante a Operação Distração. Ela apura a exploração de jogos de azar por meio de sites de apostas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. No site da Polícia Federal há fotos do montante apreendido.

Quando a história começou a circular, a própria prefeitura de Imperatriz desmentiu a informação em redes sociais. Veja o que foi escrito:

Informações erradas disparadas por redes sociais, principalmente via WhatsApp, confundem a população sobre a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 03, em Imperatriz, vídeos e fotos da apreensão de malas e pacote de dinheiro foram feitas na Operação DISTRAÇÃO, com o objetivo de obter provas para investigação que apura suposta prática de exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa envolvendo um site de apostas e seus proprietários.

Vale apontar que não é a primeira vez na pandemia que imagens de outras operações policiais são atribuídas a desvios de verbas da saúde. No ano passado, imagens de uma operação que apreendeu dinheiro de venda de drogas começaram a circular como se fossem de uma operação contra o “secretário da Saúde” do Pará e da Paraíba.

Com isso, podemos cravar que a história que aponta que malas e caixas de dinheiro foram encontrados em uma operação policial contra a Secretaria de Saúde de Imperatriz (MA) é falsa. Houve operação na cidade, mas as imagens são de Sergipe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy