Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > PF encontra dinheiro escondido no forro do teto da casa do secretário de Saúde da Paraíba (Pará), mostra vídeo #boato

PF encontra dinheiro escondido no forro do teto da casa do secretário de Saúde da Paraíba (Pará), mostra vídeo #boato

PF encontra dinheiro escondido no forro do teto da casa do secretário de Saúde da Paraíba (Pará), mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Polícia Federal encontrou dinheiro vivo escondido no forro do teto da casa do secretário de Saúde da Paraíba (ou Pará). Vídeo mostra o momento do flagrante.

Em meio à pandemia da Covid-19, temos que, infelizmente, conviver com denúncias de desvios de dinheiro público na compra de equipamentos para combater casos da doença. Neste quadro de denúncias e investigações, um vídeo começou a circular na internet e deixou muita gente chocada.

As imagens mostram policiais encontrando dinheiro escondido no forro do teto de uma casa. Em algumas versões, as mensagens que acompanhavam o vídeo davam conta de que seria a casa do “secretário da Saúde da Paraíba”. Em outras, a mensagem apontava que se tratava do “secretário de Saúde do Pará”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Casa do Secretário de Saúde da Paraíba… Versão 2: Operação da Polícia Federal na casa do Secretário Estadual da Saúde na Paraíba. Veja os impactos do CORONA VÍRUS. Assim vai durar 2 anos essa pandemia. Versão 3: Casa do secretário de SAÚDE pública da Paraíba. Pessoas perdendo a vida esses vagabundos ROUBANDO a SAÚDE. Mais a CULPA das vidas perdidas é do PRESIDENTE. Povo imbecil.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 4: Casa do secretário de saúde do Pará Versão 5: A PF no rastro do dinheiro do vírus chinês. Nosso dinheiro sendo desviado pelas quadrilhas disfarçadas de políticos. Versão 6: COVIDÃO NO PARÁ! PF na casa do secretário da saúde do Pará! Se continuar procurando vai encontrar muito mais!

Vídeo mostra PF encontrando dinheiro escondido no forro do teto da casa do secretário de Saúde da Paraíba (Pará)?

Como falamos lá no começo do texto, a mensagem deixou muita gente espantada com a situação. Mas será mesmo que o vídeo trata de uma operação na casa do secretário de Saúde da Paraíba ou do Pará? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos começar com o caso mais simples de explicar. Uma simples análise no vídeo já nos mostra que não se trata de uma operação da Polícia Federal, muito menos na Paraíba. É possível ver claramente que o uniforme mostra uma bandeira do Pará e é da Polícia Civil do estado. Para além disso, nada encontramos em fontes confiáveis sobre operações da Polícia Federal apreendendo dinheiro na casa do secretário de Saúde da Paraíba.

Não podemos falar o mesmo em relação ao Pará. É fato que a Polícia Federal fez uma operação da casa de Peter Cassol (que foi exonerado) e encontrou R$ 750 mil em espécie. Só que a mensagem apresenta diversos erros. O primeiro é que Peter Cassol não era “secretário de Saúde do Pará”. O secretário de Saúde é Alberto Beltrame. O agora antigo cargo de Peter Cassol era de “Secretário Adjunto de Gestão Administrativa” em saúde (seria algo como “número 2 ou 3” da pasta).

O segundo erro na história está no vídeo. Apesar de Cassol também ter sido alvo de uma operação e da Polícia Federal (e não Civil, como no vídeo) ter encontrado dinheiro na casa dele (em caixas térmicas e não no teto), o vídeo não retrata essa operação.

Na realidade, o vídeo é de uma operação da Polícia Civil do Pará na casa de um policial que “revendia” drogas apreendidas em operações. A operação virou notícia em diversos sites do Pará e portais de notícias nacionais como o G1.

Com isso, podemos chegar a uma conclusão. Apesar de existir uma operação no Pará que encontrou dinheiro na casa de um membro da Secretaria de Saúde, o vídeo retrata outra situação. Quanto à denúncia de que o caso teria acontecido na Paraíba, a informação é “mais falsa ainda” (se é que é possível isso).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO