Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dr. Paulo Ubiratan dá entrevista sobre saúde a TV de Porto Alegre #boato

Dr. Paulo Ubiratan dá entrevista sobre saúde a TV de Porto Alegre #boato

Boato – Dr. Paulo Ubiratan, diretor médico do Hospital de Porto Alegre, dá entrevista com dicas polêmicas de saúde para TV local.

A internet se tornou uma interminável e bem acessada enciclopédia médica. Uma pesquisa do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) apontou que 72% dos brasileiros se automedicam e 40% fazem autodiagnostico na internet.

Se a consulta com o “Doutor Google” pode ser prejudicial, os boatos sobre receitas milagrosas se tornaram um efeito colateral perigoso. A prova está na quantidade de boatos que circulam na web sobre o tema e você pode conferir aqui no Boatos.org.

O assunto da vez não é o medicamento, e sim o médico. Um texto que circula nas redes sociais, aponta que o Dr. Paulo Ubiratan deu uma entrevista para lá de polêmica com dicas de saúde na TV de Porto Alegre. Leia e assista o vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Dr. Paulo Ubiratan, de Porto Alegre, RS, em entrevista a uma TV local, foi questionado sobre vários conselhos que sempre nos são dados… 1) Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade? Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só… não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

2) P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais? R: Você precisa entender a logística da eficiência… .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango. 3) P: Devo reduzir o consumo de álcool? R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos.. Pode entornar!

4) P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios? R: Minha filosofia é: Se não tem dor…tá bom! 5) P: Frituras são prejudiciais? R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! … Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você? 6) P: Flexões ajudam a reduzir a gordura? R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho. 7) P: Chocolate faz mal? R: Tá maluco? Cacau!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!

Dr. Paulo Ubiratan dá entrevista polêmica sobre saúde a TV de Porto Alegre?

Que saúde é coisa séria, todo mundo sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que nem sempre o conselho online é o melhor remédio. É certo que, para todo regra, há uma exceção, mas como não é o caso, vamos aos fatos. Antes de começar a desvendá-la, saiba que essa suposta entrevista já circula há algum tempo na internet. Ao pesquisarmos sobre o tema, encontramos registros desde 2009.

Também descobrimos outro detalhe importante: o Dr. Paulo Ubiratan que seria o diretor médico do Hospital de Porto Alegre não existe. Isso mesmo, o suposto “médico” na verdade é um matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrevista que deu origem ao boato (pelo menos à versão em vídeo) foi feita no programa Estúdio Univesp, na Univesp TV. Ou seja, bem diferente do que aponta o texto.

Só isso já é suficiente para provar que a entrevista não passa de balela. Mas, vamos lá. Outro fato que chamou a atenção é que as “dicas de saúde” não fazem muito sentido. Como a entrevista é grande, vamos desmentir por partes.

O primeiro item aponta que o coração bate por uma quantidade de vezes e que essas batidas não deveriam ser desperdiçadas em exercícios. Acontece que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, como melhorias na circulação sanguínea, fortalecimento dos ossos, redução no risco de doenças cardíacas e no emagrecimento.

Já no segundo, o médico sugere que, ao comer carne bovina, você já ingere a quantidade de vegetal suficiente para o organismo. Comer carne é importante, pois ela tem nutrientes fundamentais para o nosso organismo, mas não substitui as frutas e vegetais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de alimentos in natura – aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais sem sofrer qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas, frutos, ovos e leite.

No terceiro item, o consumo de vinho e cerveja é livre. Sobre isso, devemos considerar que o consumo excessivo de álcool pode gerar efeitos desagradáveis, como alterações no comportamento, coma, ataque epiléptico, acidentes e até a dependência ao álcool. Com relação a quarta recomendação, o primeiro ponto também se aplica.

Já no quinto, a indicação é o consumo de frituras. Afinal, o óleo é vegetal. Pois bem, é sabido por todos que os alimentos assados, grelhados e preparados no vapor são mais indicados. Pois, as gorduras encontradas na fritura, quando consumida em excesso, pode potencializar doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial e entre outros.

Sobre o próximo item: mais uma vez, o primeiro ponto se aplica. A última recomendação é controversa. Afinal, o consumo do chocolate com moderação pode trazer benefícios. Mas, como tudo na vida, o consumo em excesso pode ser prejudicial.

Textão, né? Por isso, vamos resumir: o boato já é velho, o Dr. Paulo Ubiratan nem existe e os “conselhos de saúde” são um tanto duvidosos. Ou seja, tudo boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.