Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > OMS reclassifica conceito de jovem, meia-idade e idoso #boato

OMS reclassifica conceito de jovem, meia-idade e idoso #boato

OMS reclassifica conceito de jovens (18 a 65 anos) e idosos (80 a 99 anos), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A OMS reclassificou o conceito de jovem (que agora é de 18 a 65 anos), meia-idade (66 a 79 anos) e idoso (80 a 99 anos). 

Tem muita gente que aponta que a idade da pessoa está na cabeça. Concordamos frontalmente com isso. Com o que não concordamos é com mensagem usando informação falsa para “justificar a juventude”. É isso que ocorre em um boato da nossa categoria “clássico” que, de fato, nunca envelhece.

Um texto aponta que a OMS reclassificou o conceito de jovem, meia-idade e idoso com base na idade. Com isso, a tabela ficaria da seguinte forma: Menor de idade seria de 0 a 17 anos, jovens seriam de 18 a 65 anos, meia idade seria entre 66 a 79 anos, idosos seria entre 80 a 99 anos e idosos de longa vida seriam os maiores de 100 anos. Leia o texto que circula online:

Gente, fomos reclassificados!!! Olhem que legal, não somos mais da terceira idade, nem idosos! OMS reclassifica conceito de Jovem / Idoso Anteriormente, uma Instituição Inglesa (Friendly Society Act) definiu, em 1875, que “Idosos” eram indivíduos a partir de 50 anos…..

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Diante da evolução da qualidade dos alimentos, das atividades físicas, hoje praticadas pela maioria das pessoas, e do avanço do número de pessoas que escolheram melhorar a alimentação, o que deu mais qualidade, e aumentou a expectativa de vida das pessoas, a *Organização Mundial de Saúde (OMS)*, fez uma nova avaliação do conceito de *ser Jovem, ter Meia Idade, e, ser Velho*…..

01) *Menor de idade:* 0 a 17 anos; 02) *Jovens:* 18 a 65 anos; 03) *Meia Idade:* 66 a 79 anos; 04) *Idosos:* 80 a 99 anos; 05) *Idosos de Longa Vida:* maiores de 100 anos. *PARA ALEGRIA DE TODOS FOMOS RECLASSIFICADOS!!!* Eu tinha certeza que não era idoso. Esta aí a prova: somos tão jovens! Vivaaaaa!! viva a nossa juventude. Bom dia juventude!

ONU reclassifica conceito de jovem, meia-idade e idoso?

É claro que muita gente ficou empolgada com a história em questão. Porém, não só a informação sobre classificação de conceito de jovem e idoso por parte da OMS é falsa como também é um boato já desmentido aqui (em 2018 e em 2020). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

A mensagem possui uma citação da Friendly Society Act 1875 (lei da sociedade amigável, em tradução livre), que definiu a “velhice” igual ou superior a 50 anos. Pois bem, de fato, a citação é verdadeira. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) não adotou um critério padrão para a definição da idade, geralmente, utiliza mais de 60 anos para se referir à população idosa.

Dito isso, saiba que ao pesquisarmos informações sobre o conceito de jovens, chegamos a esta matéria que classifica jovens, entre 15 e 24 anos e adolescentes de 10 a 19 anosVale apontar também que a organização não possui – ou não encontramos – um catálogo onde conste a classificação de todas as idades. Porém, estudos apontam que, hoje, a OMS considera criança até 10 anos, adolescente estão entre 10 e 19 anos, jovens entre 15 e 24 anos, adulto jovem de 25 a 44 anos, adultos de 45 a 59 anos, idosos de 60 a 90 anos e muito idosas acima de 90 anos.

Como você pode perceber, encontramos algumas diferenças, mas nenhuma é tão discrepante como indica o texto. No Brasil, a classificação de idoso ainda é relativa a pessoas com mais de 65 anos. Para além disso, não há nenhum anúncio recente da OMS sobre a reclassificação do conceito de jovem e idoso e, muito menos, em sites de notícias confiáveis. Só para terminar, o texto que circula no WhatsApp possui aquelas velhas características de boatos da internet: alarmista, cheio de informações vagas e sem datas e fontes confiáveis.

É importante citar que, em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde sem Fake News, também desmentiu a informação e confirmou que idoso é a pessoa com mais de 65 anos. “O conceito de idoso permanece considerado a partir dos 65 anos. Não há nenhum anúncio na mídia sobre essa reclassificação da OMS, o que caracteriza ainda mais o teor falso da notícia”, apontou a mensagem.

Resumindo: não é verdade que a OMS mudou a classificação de idade de jovem, meia-idade e idoso. Na realidade, trata-se de uma informação falsa já desmentida (mais de uma vez por aqui) e que se tornou um clássico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso