OMS reclassifica conceito de jovens (18 a 65 anos) e idosos (80 a 99 anos) #boato

Boato – A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclassificou o conceito de jovem e idoso. A partir de agora, jovens serão as pessoas entre 18 e 65 anos e idosos serão as pessoas entre 80 e 99 anos.

A pandemia da Covid-19 tem feito muitas pessoas olharem com mais atenção para os nossos idosos. Por estarem no grupo de risco para a doença, muita gente tem ficado preocupada com eles. Em meio disso, uma suposta mensagem que teria vindo da OMS sobre classificação etária da população surgiu na internet.

De acordo com o texto, a OMS reclassificou o conceito de jovem, meia-idade e idosos. A partir de agora, “jovem” seria a pessoa entre 18 e 65 anos e “idoso” seria a pessoa entre 80 e 99 anos. Leia a mensagem que circula online:

Gente, fomos reclassificados!!! Olhem que legal, não somos mais da terceira idade, nem idosos! OMS reclassifica conceito de Jovem / Idoso Anteriormente, uma Instituição Inglesa (Friendly Society Act) definiu, em 1875, que “Idosos” eram indivíduos a partir de 50 anos..…

Diante da evolução da qualidade dos alimentos, das atividades físicas, hoje praticadas pela maioria das pessoas, e do avanço do número de pessoas que escolheram melhorar a alimentação, o que deu mais qualidade, e aumentou a expectativa de vida das pessoas, a Organização Mundial de Saúde (OMS), fez uma nova avaliação do conceito de “ser Jovem, ter Meia Idade, e, ser Velho”…..

01) Menor de idade: 0 a 17 anos; 02) Jovens: 18 a 65 anos; 03) Meia Idade: 66 a 79 anos; 04) Idosos: 80 a 99 anos; 05) Idosos de Longa Vida: maiores de 100 anos. PARA ALEGRIA DE TODOS FOMOS RECLASSIFICADOS!!! Eu tinha certeza que não era idoso. Esta aí a prova: somos tão jovens! Vivaaaaa!!!

OMS reclassifica conceito de jovens (18 a 65 anos) e idosos (80 a 99 anos)?

Em tempos de pandemia e de idosos “em casa” (ou, pelo menos, deveriam estar), a mensagem circulou com muita força na internet. Mas será mesmo que essa reclassificação de conceito de jovens e idosos por parte da OMS é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade, essa história já foi desmentida no Boatos.org. Em fevereiro de 2018, fizemos um texto explicando que a história não passa de uma balela. Com a explicação de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito na época:

A mensagem possui uma citação da Friendly Society Act 1875 (lei da sociedade amigável, em tradução livre), que definiu a “velhice” igual ou superior a 50 anos. Pois bem, de fato, a citação é verdadeira. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) não adotou um critério padrão para a definição da idade, geralmente, utiliza mais de 60 anos para se referir à população idosa.

Dito isso, saiba que ao pesquisarmos informações sobre o conceito de jovens, chegamos a esta matéria que classifica jovens, entre 15 e 24 anos e adolescentes de 10 a 19 anosVale apontar também que a organização não possui – ou não encontramos – um catálogo onde conste a classificação de todas as idades. Porém, estudos apontam que, hoje, a OMS considera criança até 10 anos, adolescente estão entre 10 e 19 anos, jovens entre 15 e 24 anos, adulto jovem de 25 a 44 anos, adultos de 45 a 59 anos, idosos de 60 a 90 anos e muito idosas acima de 90 anos.

Como você pode perceber, encontramos algumas diferenças, mas nenhuma é tão discrepante como indica o texto. No Brasil, a classificação de idoso ainda é relativa a pessoas com mais de 65 anos. Para além disso, não há nenhum anúncio recente da OMS sobre a reclassificação do conceito de jovem e idoso e, muito menos, em sites de notícias confiáveis. Só para terminar, o texto que circula no WhatsApp possui aquelas velhas características de boatos da internet: alarmista, cheio de informações vagas e sem datas e fontes confiáveis.

É importante citar que, em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde sem Fake News, também desmentiu a informação e confirmou que idoso é a pessoa com mais de 65 anos. “O conceito de idoso permanece considerado a partir dos 65 anos. Não há nenhum anúncio na mídia sobre essa reclassificação da OMS, o que caracteriza ainda mais o teor falso da notícia”, apontou a mensagem.

Resumindo: a história que aponta que a OMS reclassificou o conceito de jovens e idosos é falsa. Não passa de mais um boato já desmentido por aqui e que voltou a viralizar na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)