OMS reclassifica conceito de jovens (18 a 65 anos) e idosos (80 a 99 anos) #boato

Boato – A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclassificou o conceito de jovem e idoso. A partir de agora, jovens serão as pessoas entre 18 e 65 anos e idosos serão as pessoas entre 80 e 99 anos.

A pandemia da Covid-19 tem feito muitas pessoas olharem com mais atenção para os nossos idosos. Por estarem no grupo de risco para a doença, muita gente tem ficado preocupada com eles. Em meio disso, uma suposta mensagem que teria vindo da OMS sobre classificação etária da população surgiu na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

De acordo com o texto, a OMS reclassificou o conceito de jovem, meia-idade e idosos. A partir de agora, “jovem” seria a pessoa entre 18 e 65 anos e “idoso” seria a pessoa entre 80 e 99 anos. Leia a mensagem que circula online:

Gente, fomos reclassificados!!! Olhem que legal, não somos mais da terceira idade, nem idosos! OMS reclassifica conceito de Jovem / Idoso Anteriormente, uma Instituição Inglesa (Friendly Society Act) definiu, em 1875, que “Idosos” eram indivíduos a partir de 50 anos..…

Diante da evolução da qualidade dos alimentos, das atividades físicas, hoje praticadas pela maioria das pessoas, e do avanço do número de pessoas que escolheram melhorar a alimentação, o que deu mais qualidade, e aumentou a expectativa de vida das pessoas, a Organização Mundial de Saúde (OMS), fez uma nova avaliação do conceito de “ser Jovem, ter Meia Idade, e, ser Velho”…..

01) Menor de idade: 0 a 17 anos; 02) Jovens: 18 a 65 anos; 03) Meia Idade: 66 a 79 anos; 04) Idosos: 80 a 99 anos; 05) Idosos de Longa Vida: maiores de 100 anos. PARA ALEGRIA DE TODOS FOMOS RECLASSIFICADOS!!! Eu tinha certeza que não era idoso. Esta aí a prova: somos tão jovens! Vivaaaaa!!!

OMS reclassifica conceito de jovens (18 a 65 anos) e idosos (80 a 99 anos)?

Em tempos de pandemia e de idosos “em casa” (ou, pelo menos, deveriam estar), a mensagem circulou com muita força na internet. Mas será mesmo que essa reclassificação de conceito de jovens e idosos por parte da OMS é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade, essa história já foi desmentida no Boatos.org. Em fevereiro de 2018, fizemos um texto explicando que a história não passa de uma balela. Com a explicação de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito na época:

A mensagem possui uma citação da Friendly Society Act 1875 (lei da sociedade amigável, em tradução livre), que definiu a “velhice” igual ou superior a 50 anos. Pois bem, de fato, a citação é verdadeira. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) não adotou um critério padrão para a definição da idade, geralmente, utiliza mais de 60 anos para se referir à população idosa.

Dito isso, saiba que ao pesquisarmos informações sobre o conceito de jovens, chegamos a esta matéria que classifica jovens, entre 15 e 24 anos e adolescentes de 10 a 19 anosVale apontar também que a organização não possui – ou não encontramos – um catálogo onde conste a classificação de todas as idades. Porém, estudos apontam que, hoje, a OMS considera criança até 10 anos, adolescente estão entre 10 e 19 anos, jovens entre 15 e 24 anos, adulto jovem de 25 a 44 anos, adultos de 45 a 59 anos, idosos de 60 a 90 anos e muito idosas acima de 90 anos.

Como você pode perceber, encontramos algumas diferenças, mas nenhuma é tão discrepante como indica o texto. No Brasil, a classificação de idoso ainda é relativa a pessoas com mais de 65 anos. Para além disso, não há nenhum anúncio recente da OMS sobre a reclassificação do conceito de jovem e idoso e, muito menos, em sites de notícias confiáveis. Só para terminar, o texto que circula no WhatsApp possui aquelas velhas características de boatos da internet: alarmista, cheio de informações vagas e sem datas e fontes confiáveis.

É importante citar que, em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde sem Fake News, também desmentiu a informação e confirmou que idoso é a pessoa com mais de 65 anos. “O conceito de idoso permanece considerado a partir dos 65 anos. Não há nenhum anúncio na mídia sobre essa reclassificação da OMS, o que caracteriza ainda mais o teor falso da notícia”, apontou a mensagem.

Resumindo: a história que aponta que a OMS reclassificou o conceito de jovens e idosos é falsa. Não passa de mais um boato já desmentido por aqui e que voltou a viralizar na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet