Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ômega 3 dissolve tecidos e células do corpo porque derrete isopor #boato

Ômega 3 dissolve tecidos e células do corpo porque derrete isopor #boato

Ômega 3 dissolve tecidos e células do corpo porque derrete isopor, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra cápsulas de Ômega 3 derretendo isopor e não devem ser consumidas, porque dissolvem tecidos e células

Fake news sobre assuntos relacionados à saúde sempre se fizeram presentes na internet, especialmente as que falavam sobre câncer ou hábitos que supostamente poderiam levar ao desenvolvimento de doenças graves e raras.

Mas a pandemia da Covid-19 veio para mostrar que o que estava ruim pode piorar (e muito). Durante esse período, a internet foi inundada de fake news não só sobre a doença, mas principalmente sobre as vacinas contra a Covid-19.

Se isso não bastasse, hoje a internet acorda com mais uma história sobre supostos suplementos que fariam mal à saúde. De acordo com a história, o Ômega 3 em cápsulas dissolve tecidos e células do corpo e a prova seria um vídeo que supostamente mostra cápsulas de Ômega 3 derretendo um isopor. Confira:

“OMEGA 3 DISSOLVE SUA SAÚDE. Omega 3 age como um solvente, dissolvendo tecidos e células do corpo humano. As cápsulas contem um suplemento, vêm sendo vendidos há décadas, consumidas por adultos e idosos, umas gotinhas do veneno sobre uma superfície de isopor e veja o que acontece”.

Ômega 3 dissolve tecidos e células do corpo porque derrete isopor?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da Ciência (ou a falta dela nessa história).

Como já dissemos anteriormente, histórias falsas sobre supostos hábitos e medicamentos causarem problemas de saúde não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que as cápsulas dos remédios Esoral e Enterofuryl viriam com pregos dentro. Também a que indicava que o remédio Paracetamol P/500 teria o vírus mortal chamado machupo e, por fim, a que apontava os 9 tipos de peixes que ninguém deveria comer.

E é sempre bom lembrar que, apesar da história de hoje ser falsa, é importante ter cuidado com a ingestão de medicamentos e suplementos. Se nosso organismo não precisa de vitaminas, minerais ou outros tipos de suplemento, os benefícios prometidos não surtirão efeito. E além de tudo, é possível que os suplementos desencadeiem algum tipo de quadro de hipervitaminose. Por isso, é importante consultar com um nutricionista ou nutrólogo antes de pensar em fazer qualquer tipo de suplementação.

Dito isso, vamos aos fatos. Ao procurar sobre o assunto na internet, descobrimos que a história é bastante antiga e tem uma explicação bastante simples. De acordo com a página Magistral Guide, o Ômega 3 disponível para consumo por meio de suplementos é encontrado em duas formas, o primeiro é por meio de éster etílico (EE) e o segundo é por meio de triglicerídeos (TG). O EE é o responsável pelo derretimento do isopor. A explicação? A polaridade do éster etílico (EE) é bastante semelhante à polaridade do isopor.

E como já aprendemos nas aulas de química na escola, um dos princípios da solubilidade é que solutos semelhantes se dissolvem, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Nesse caso, o éster etílico é uma substância apolar, assim como o isopor. E não é necessária preocupação, uma vez que a boca, o esôfago, o estômago, o intestino e as veias não possuem a mesma composição química que o isopor, o que significa que nada vai derreter no organismo.

Em resumo: a história que diz que o Ômega 3 é capaz de dissolver tecidos e células, porque derreteu isopor é falsa! A reação que aparece no vídeo que acompanha a publicação ocorre porque as formas do Ômega 3 em suplementos são apolares, assim como o isopor. Na química, um dos princípios da solubilidade é que semelhantes dissolvem semelhantes. Dessa forma, é esperado que o Ômega 3 dissolva o isopor. Entretanto, isso não significa que o Ômega 3 vai dissolver alguma coisa dentro do organismo humano, até porque ele possui uma composição química bastante diferente da do isopor. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso