Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médicos nigerianos nos EUA dão dicas sobre rins, remédios e como atender um telefone #boato

Médicos nigerianos nos EUA dão dicas sobre rins, remédios e como atender um telefone #boato

Médicos nigerianos nos EUA dão dicas sobre rins, remédios e como atender um telefone, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em texto recheado de dicas, médicos nigerianos nos EUA falam sobre cuidado com os rins, remédios e como atender telefone.

Cuidar da saúde é de extrema importância. Muitos médicos já estão cansados de alertar: a prevenção é o melhor remédio. Afinal de contas, mudar hábitos e prevenir doenças é muito mais barato e menos problemático do que tratar doenças.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, médicos nigerianos que moram nos Estados Unidos estariam distribuindo diversas dicas de cuidados com a saúde. Segundo a publicação, os médicos nigerianos teriam escrito um texto onde distribuem dicas sobre os cuidados com os rins, alertam sobre o uso de alguns medicamentos e explicam até como atender o telefone para evitar a radiação. Confira:

“Médicos nigerianos nos EUA enviaram este documento para ajudar a todos. Por favor, leia e cuide de si mesmo – Dr. Okyere. A taxa em que os jovens sofrem de doenças renais é alarmante. Estou compartilhando uma postagem que pode nos ajudar. Por favor, leia abaixo: IMPORTANTE – O RIM MERECE O MELHOR. Há apenas dois (2) dias, todos nós recebemos a notícia do falecimento do ator nigeriano em decorrência de uma doença renal. TAMBÉM NOSSO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, o Honorável Teko Lake está atualmente no Hospital em suporte de vida com problemas renais. Quero mostrar a você como evitar essa ameaça de doença renal.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

*AQUI ESTÃO AS 6 PRINCIPAIS CAUSAS DE DOENÇA RENAL:* 1. Atrasar a ida ao banheiro.  Manter a urina na bexiga por muito tempo é uma má ideia.  Uma bexiga cheia pode causar danos à bexiga. A urina que fica na bexiga multiplica as bactérias rapidamente. Uma vez que a urina reflui de volta para o ureter e os rins, as substâncias tóxicas podem resultar em infecções renais, em seguida infecções do trato urinário e, em seguida, nefrite e até mesmo uremia. Quando a natureza chama, faça-o o mais rápido possível. 2. Comer muito sal. Você não deve comer mais do que 5,8 gramas de sal diariamente. 3. Comer muita carne. O excesso de proteína na dieta é prejudicial para os rins. A digestão das proteínas produz amônia – uma toxina que é muito destrutiva para os rins.  Mais carne equivale a mais danos aos rins. 4. Beber muita cafeína. A cafeína é um componente de muitos refrigerantes e refrigerantes aumentam a pressão arterial e os rins começam a sofrer. Portanto, você deve reduzir a quantidade de coca que bebe diariamente. 5. Não beber água. Nossos rins devem ser hidratados adequadamente para desempenhar bem suas funções. Se não bebermos o suficiente, as toxinas podem começar a se acumular no sangue, pois não há fluido suficiente para drená-las pelos rins. Beba mais de 10 copos de água por dia. Existe uma maneira fácil de verificar se você está bebendo água suficiente: observe a cor da sua urina; quanto mais clara a cor, melhor. 6. Tratamento tardio. Trate todos os seus problemas de saúde adequadamente e faça exames regulares.

Vamos nos ajudar… Deus protegerá você e sua família de todas as doenças este ano. Evite esses comprimidos, eles são muito perigosos: * D-frio * Vicks Action-500 * Atificado * Coldarin * Cosome * Legal * Nimulid * Cetrizet-D Eles contêm fenil propanol-amida, PPA que causa Strokes & Are proibidos nos EUA. Por favor, antes de excluir, AJUDE seus amigos passando… Isso pode ajudar alguém. Encaminhe para o máximo que puder. O WhatsApp é gratuito, então … por favor, leia e encaminhe isso. Médicos nos Estados Unidos encontraram um novo câncer em seres humanos, causado pelo óxido nitro de prata. 

Sempre que comprar cartões de recarga, não arranhe com as unhas, pois contém revestimento de Nitro Óxido de Prata e pode causar câncer de pele. Compartilhe esta mensagem com seus entes queridos. * Dicas importantes de saúde: 1. Atenda chamadas com o ouvido esquerdo. 2. Não tome seu remédio com água fria… 3. Não coma refeições pesadas depois das 17h. 4. Beba mais água pela manhã, menos à noite. 5. O melhor horário para dormir é das 22 h às 4 h. 6. Não se deite imediatamente após tomar o remédio ou após as refeições. 7. Quando a bateria do telefone estiver fraca, não atenda o telefone, porque a radiação é 1000 vezes mais forte. Você pode encaminhar isso para as pessoas de quem você gosta? Eu apenas fiz. A bondade não custa nada, mas o conhecimento é poder… Por favor, envie para todos os seus amigos!  *Observação:* Não salve esta mensagem, envie-a agora para os demais grupos a que você pertence.  _É para o seu bem e dos outros, aliviar alguém é sempre gratificante”.

Médicos nigerianos nos EUA dão dicas sobre rins, remédios e como atender um telefone?

A informação bombou na internet, em especial, no Facebook e no WhatsApp e deixou muita gente preocupada com os próprios hábitos. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Não é de hoje que dicas “incríveis” sobre saúde circulam na internet e geram uma enxurrada de desinformação. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que beber Coca-Cola com limão poderia causar câncer. Também a que indicava que tomar banho na água fria poderia causar desmaios e derrame cerebral e, por fim, a que aponta que um exercício com a língua poderia prevenir o Alzheimer, curar a asma e regular a pressão.

Ao procurar pelo texto de hoje, descobrimos que, assim como outras histórias, ele já circulava na internet com outras autorias. Na redes sociais, é possível encontrar o mesmo texto atribuído ao médico Johnny Wilian Thomas, em 2020. Já em 2019, o texto circulou em inglês em uma página da Nigéria, que apontava que as dicas seriam de um médico ganês.

Sobre o conteúdo do texto, a mensagem até começou bem com as dicas para os rins. São boas orientações, como beber água, não segurar o xixi, se alimentar bem e não deixar de procurar ajuda médica quando perceber qualquer alteração.

Já a segunda parte do texto, que fala sobre os remédios, não é lá bem assim. Ao procurar pelo assunto, descobrimos que, de fato, houve um alerta sobre os remédios. Mas não é motivo para pânico. De acordo com o site TNIE, com exceção do medicamento Nimulid, que é tomado para artrite, os outros remédios são usados para resfriados, febre e alergias e vendidos comumente na farmácia.

Por fim, temos a terceira parte que não diz nada com nada. Não existe lógica alguma em ter orelha certa para atender o telefone ou sobre não beber seus remédios com água fria e muito menos sobre atender o celular com a bateria fraca. As outras orientações, como não beber muita água antes de dormir, se deitar entre os horários x e y e não comer muito antes de dormir, até fazem algum sentido e podem ser úteis. Mas isso vai depender do seu estilo de vida.

Em resumo: a história que diz que médicos nigerianos nos EUA teriam feito um feito com dicas sobre rins, remédios e como atender o telefone é falsa! O texto começou bem, com dicas boas de hidratação, evitar determinados alimentos e buscar ajuda quando sentir qualquer alteração ou dor. Mas daí para frente foi só ladeira abaixo. Na segunda parte, sobre os remédios, de fato, existe um alerta. Mas não é nada preocupante. A maior parte dos remédios citados são para resfriados, febre ou alergias. De toda forma, a automedicação não é recomendada e é importante consultar um médico para saber quais medicamentos você pode tomar ou não. Por fim, temos a terceira parte do texto que não diz nada com nada. As recomendações são esdrúxulas e não fazem o menor sentido. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso