Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus (AM), fazem desabafo sobre pandemia #boato

Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus (AM), fazem desabafo sobre pandemia #boato

Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus (AM), fazem desabafo sobre pandemia, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa de Manaus (AM) gravaram áudios no WhatsApp em que fazem desabafo sobre pandemia, defendem cloroquina, atacam Doria e governo do estado.

Com o número de casos e mortes por conta da Covid-19 (teve gente que avisou que não era para fazer oba-oba no fim do ano, mas…), uma tese que parecia enterrada voltou a circular em redes sociais: a de que a pandemia é uma farsa e estão inflando mortes para ter verba do governo (hoje, desmentimos uma história do tipo).

Neste quadro, áudios de supostos médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, de Manaus (Amazonas), começaram a circular na internet. Nos “desabafos”, os homens falam que Doria tem culpa pelo caos no Amazonas, que casos estão sendo inflados, que as mortes se devem pelo não-uso da cloroquina como tratamento precoce e que o Beneficente Portuguesa não está sendo utilizado.

Os áudios são acompanhados pela seguinte mensagem: “Desabafo de médicos do Hospital Beneficente Portuguesa em Manaus. Tem gente mentindo a respeito da doença que assola em 2020. Este áudio revela muitas coisas”. Leia trechos da transcrição dos arquivos:

Áudio 1: […] Deixa eu passar uma informação para você. Aqui no estado do Amazonas o problema não é o hospital. Não é fazer hospital de campanha. Não é fazer nada disso. O que eles estão querendo, as autoridades daqui junto com a organização criminosa do Doria, né, que já mandou uma secretária de São Paulo para cá para orientar esse banana que tá no governo, coitado. Não tem experiência para isso está sendo conduzido a fazer coisas erradas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Nós temos bastante leito bastante hospitais, o problema é que eles estão querendo gerar a estatística de morte. Gerar que a pandemia aumente. Ou seja, eles querem que tenha o maior índice de alastramento da doença para poder ter os tem maior é o valor financeiro encaminhado pelo governo federal para cá.

O governador não tá querendo fazer parceria com os hospitais que existem dentro do Amazonas e dentro da nossa capital pra tratamento e nem tá liberando a cloroquina que está preso em galpão. Foi recolhido das farmácias há mais de 25 dias. Então, o que que acontece? O protocolo que eles estão usando, o protocolo de começar, com a cloroquina quando o cara tá no estado crítico de vida de, já no estado de intubação. E isso tem que ser feito uso da cloroquina com tamiflu junto com a com azitromicina no início no segundo dia do 2º ao 5º dia […]

O que que eles estão querendo fazer com que aumente o número aqui dentro do nosso estado e se for levar em consideração, nos outros estados está diminuindo que aqui tá aumentando. […]

Áudio 2: […] Imagina a gente da comunidade portuguesa cara, que temos um hospital que tá lá parado, que poderia estar sendo usado, utilizado, por uma entidade filantrópica feita pelos portugueses, que lutam que doam o parte do seu dinheiro lá para aquela p… lá para manter aquilo vivo entendeu?

Temos um centro de hemodiálise, um dos mais modernos do drasil, se você quiser conhecer eu levo lá para você conhecer, tá aguardando o governo mandar as pessoas para lá do SUS para poder movimentar aquilo lá. Até agora não mandou nada rapaz. […]

Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus (AM), fazem desabafo sobre pandemia?

É claro que os arquivos, mesmo absurdos, circularam com muita força na internet (vocês só não acreditam quando é o Tico Santa Cruz, né?). E é claro que não se tratam de médicos do Hospital Beneficente Portuguesa e que as informações contidas neles são falsas. Vamos desmentir a história em tópicos:

Fake #1 – Médicos do Hospital Beneficente Portuguesa são autores do áudios

Não é verdade que médicos do Beneficente Portuguesa são os autores do áudio. Depois que a história circulou na internet, a própria instituição publicou uma nota de esclarecimento em redes sociais na qual nega que o áudio tenha sido de médicos de lá. Leia:

O Hospital Beneficente Português do Amazonas (Beneficente Portuguesa) afirma que os áudios atribuídos a médicos da instituição, nos quais são feitas críticas, que não condizem com a realidade, não são de autoria de médicos da centenária instituição […]

Fake # 2 – Hospital Beneficente Portuguesa de Manaus não está sendo utilizado na pandemia

Outra informação falsa é a que aponta que o hospital em questão está sendo subutilizado. É sempre importante frisar que na situação de caos no Amazonas até a rede privada fica sobrecarregada. Para além disso, a instituição está sendo, sim, utilizada (como mostra essa matéria). Veja o que a direção do hospital apontou em nota:

[…] Centenária instituição, a qual atende convênios particulares e é um importante hospital de retaguarda com leitos do SUS, gerenciados pelo Governo do Amazonas. Vale ressaltar que o Hospital Beneficente Português possui um departamento de ponta para hemodiálise, em plena utilização pela rede pública, desde agosto de 2020.

Fake #3 – Organização criminosa do Doria está aumentando mortes no Amazonas

Chega a ser até engraçada a colocação. Em um momento no qual o ministro da Saúde está sendo investigado por negligência que pode ter levado o Amazonas ao caos, o áudio em questão culpa o governador de São Paulo?

Além de não fazer sentido algum culpar Doria pela situação em Manaus, essa história de que estão aumentando mortes e que hospitais e governos recebem por número de mortes já foram desmentidas algumas vezes no Boatos.org (como é possível ver aqui e aqui).

Fake #4 – O problema é que não estão fazendo tratamento precoce com cloroquina

Seria um grande problema que não estivessem fazendo o “tratamento precoce” com cloroquina se não fosse um “detalhezinho”: CLOROQUINA NÃO CURA A COVID-19 (desculpe a caixa alta, mas é para ver se entendem). Não há comprovação de que o tal kit Covid-19 salve vidas. Tanto que, de acordo com essa matéria, nove entre dez municípios com mais de 100 mil habitantes que adotaram o protocolo tiveram mais mortes (em média) do que os estados.

Resumindo: com isso, já podemos falar que a história que aponta que médicos do Beneficente Portuguesa em Manaus gravaram áudios de desabafo sobre a pandemia é falsa. Além disso, as informações contidas no arquivo também não procedem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK