Comer fruta de estômago vazio é a cura do câncer, diz Dr. Stephen Mak #boato

Boato – Uma forma de prevenir e curar o câncer é comer frutas com o estômago vazio. Dica é do médico Stephen Mak.

Estamos em tempos de pandemia, mas as fake news sobre saúde não ficam restritas à Covid-19. Tanto que hoje estamos diante de uma história que aponta para uma receita caseira que seria “a cura” do câncer.

Um texto que cita um suposto médico chamado Dr. Stephen Mak aponta que o segredo para evitar ter câncer seria comer frutas com o estômago vazio. Isso se daria pelo fato da fruta ter um “papel na desintoxicação do corpo. Leia trechos da mensagem que circula por aí:

IMPORTANTE SEMPRE Comer fruta de estômago vazio. Isto abrirá os seus olhos! Dr. Stephen Mak trata de doentes com cancer terminal de uma forma “não ortodoxa/menos comum” e muitos pacientes se recuperam. Antes, ele usava energia Solar para eliminar a doença dos seus pacientes. Ele acredita no tratamento natural contra doenças no corpo. Veja o seu artigo abaixo: “É uma das estratégias para curar o cancer. Ultimamente, a minha taxa de sucesso é de 80 %. Pacientes com cancer não devem morrer. A cura para o cancer já foi encontrada – está na forma de como comemos frutas, quer acredite ou não. Fico sentido pela morte de centenas de pacientes através do método convencional.

Comer Frutas Todos nós pensamos que comer frutas significa comprar fruta, cortar e pormos nas nossas bocas. Não é assim tão fácil como pensamos. É importante saber como e quando comer as frutas. Qual é a forma correta de comer fruta? Significa não comê-las depois das refeições! Frutas devem ser comidas de Estômago vazio. Se você ingerir fruta de estômago vazio, ela terá um papel maior na desintoxicação do seu corpo, fornecendo muita energia para perder peso e outros benefícios à saúde. […]

Comer fruta de estômago vazio é a cura do câncer, diz Dr. Stephen Mak?

A história se espalhou com todas as forças na internet. Só há três detalhes. 1) Não é verdade que comer frutas com o estômago vazio seja a cura ou a prevenção do câncer. 2) Não existe nenhum Dr. Stephen Mak que tenha dito isso. 3) O Boatos.org, inclusive, já desmentiu essa balela em 2017. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Antes de mais nada, vamos esclarecer que a notícia (se é que podemos chamar assim) era muito maior. Editamos por motivos de seleção de baboseira, deixando apenas a parte mais relevante. É importante saber apenas que o restante do texto falava das propriedades de algumas frutas e colocava até a ingestão de água nas refeições no meio de tudo – resumindo, uma confusão.

Feito isso, agora é a hora de informar que essa história de que comer frutas com estômago vazio evita o câncer é mentira. “Ah, mas por quê?” Simples, não existe um estudo sequer que comprove essa afirmação.

Além disso, o que essa corrente traz é uma junção de nomes e versões de criadores de dietas que apareceram ao longo dos anos. O Dr. Hebert Shelton, por exemplo, é um famoso educador alimentar que morreu em 1985. Ele ficou bastante conhecido por defender a naturopatia (sistema baseado na cura pela natureza), mas nunca foi médico de fato. Inclusive foi preso várias vezes por atender sem licença médica.

E mais, conforme investigações feitas pelo site gringo de desmentidos Snopes, versões diversificadas desse mesmo e-mail aparecem na internet desde 2001, pelo menos. A origem do e-mail que circula desde então é um artigo chamado “O jeito correto de comer fruta” [tradução livre], escrito em 1998.

Sobre o Dr. Stephen Mak que alega ter 80% de sucesso no tratamento do câncer apenas com a ingestão de frutas, não encontramos nada além de menções a ele em republicações desse e-mail. Em diferentes idiomas, inclusive. Ou seja, muito provavelmente esse homem nem exista.

Por fim, apenas lembrando, câncer é um termo genérico que abrange dezenas de tipos diferentes da doença. É improvável que exista um método capaz de evitar todos os tipos de câncer. Aliás, é nesse fator (a multiplicidade) que reside um dos principais desafios para encontrar uma cura.

É importante frisar que, de 2017 e 2022, não tivemos nenhuma novidade em relação ao assunto. A história continua sendo falsa e a corrente, que circula desde o século passado, continua circulando por aí.

Resumindo: é falsa a história que aponta que comer fruta com o estômago vazio cura ou evita câncer. Além de o Dr. Stephen Mak sequer existir, trata-se de um boato que insiste em circular na internet e enganar geral por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet