Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Máscara ajuda o coronavírus a se espalhar por causa do gás carbônico e só deve ser usada para conversar #boato

Máscara ajuda o coronavírus a se espalhar por causa do gás carbônico e só deve ser usada para conversar #boato

Máscara ajuda o coronavírus a se espalhar por causa do gás carbônico e só deve ser usada para conversar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Não devemos usar máscaras de proteção se não estivermos conversando com outra pessoa. A máscara nos faz respirar gás carbônico, acidifica o sangue e ajuda o coronavírus a se espalhar.

O “novo normal” que estamos sendo obrigados a enfrentar colocou em nosso cotidiano itens como álcool em gel e máscaras. Também colocou, infelizmente, em nosso cotidiano informações falsas relacionadas a esses itens. Na história de hoje vamos desmentir, de novo, uma tese sobre máscaras.

De acordo com mensagens e vídeos que estão circulando na internet, as máscaras deveriam ser utilizadas apenas na hora que as pessoas estiverem conversando com menos de um metro de distância. O motivo seria “simples”: a máscara ajudaria o coronavírus a se espalhar.

Isso aconteceria porque as máscaras nos fariam respirar gás carbônico que, por sua vez, ajudariam o sangue a ficar mais ácido e propício para que o vírus se espalhe. Com isso, o ideal seria ignorar as máscaras de se você estiver andando ao ar livre. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Veja aí pra que serve mascara nas ruas e dentro do carro Versão 2: Usar máscaras faz você ingerir gás carbônico, reduz sua imunidade e aumenta o risco de contaminação! Versão 3: MÉDICO DIZ PARA QUE SERVE A MÁSCARA ‼️ ENFIM , ALGUMA LUCIDEZ AGORA RACIOCINE‼️

Máscara ajuda o coronavírus a se espalhar por causa do gás carbônico e só deve ser usada para conversar?

O que não faltou foi gente reforçando a informação e fazendo campanha para que não se use máscaras. Mas será mesmo que a tese que circula online é real? A resposta é não. Segura aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados. As mensagens em questão seguem características de boatos online como serem vagas, alarmistas e não citarem fontes confiáveis (algum estudo, por exemplo) que comprovem isso. Além disso, boatos sobre máscaras têm sido comuns. Um deles, por exemplo, pode ter servido como base para o fake de hoje. Assiste um vídeo que gravamos a respeito:

Quando fizemos esse desmentido, mostramos que não há comprovação de que a máscara cause o efeito citado. De acordo com especialistas, a máscara só causaria problemas na respiração de fosse 100% vedada (o que não é o caso das máscaras de pano). Isso aconteceria, por exemplo, se a pessoa estivesse respirando em um saco plástico por uma hora.

Além disso, a parte da mensagem que fala em “sangue ácido” e coronavírus é parecido com outra tese já desmentida aqui: que falava se, para prevenir o coronavírus, seria preciso só consumir “alimentos alcalinos” (algo desmentido também pelo Ministério da Saúde).

É importante citar que uma checagem do site Aos Fatos nos ajuda a reforçar o desmentido. O Aos Fatos cita que o Ministério da Saúde negou a informação de que as “máscaras de proteção jogariam contra” e citou que “seguir a dica” de colocar e retirar as máscaras é prejudicial já que a pessoa teria que manuseá-la por mais vezes e poderia contaminá-la.

Resumindo: a tese que aponta que máscaras de proteção só devem ser usadas quando conversamos é falsa. Além de se basear em teses já desmentidas no Boatos.org, seguir o conselho só vai fazer você aumentar o risco de contaminar a sua máscara.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO