Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mamografia gratuita no Hospital Mário Kroeff por causa do Outubro Rosa 2022 #boato

Mamografia gratuita no Hospital Mário Kroeff por causa do Outubro Rosa 2022 #boato

Mamografia gratuita no Hospital Mário Kroeff por causa do Outubro Rosa 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Hoje começou a marcação de mamografia gratuita por causa do Outubro Rosa no hospital Mário Kroeff. Compartilhem.

Assim como nas eleições, o Outubro Rosa também é um período fértil para a disseminação de fake news sazonais. A história que vamos tratar agora não é nova, mas voltou a viralizar.

De acordo com mensagens que estão circulando no WhatsApp, o hospital Mário Kroeff resolveu começar a fazer um mutirão de mamografia gratuita por causa da campanha Outubro Rosa. A mensagem aponta para um certo telefone e pede o compartilhamento. Leia a mensagem que viralizou por aí:

Hoje começou a marcação de mamografia no Hospital Mário Kroeff, dàs 09 às 15:00h,  ligue no tel: 3349-1212. Avisem as Mulheres, é de graça, por favor, não deixem de compartilhar a outros grupos. Outubro Rosa façam, divulguem

Mamografia gratuita no Hospital Mário Kroeff por causa do Outubro Rosa 2022?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

É claro que uma oportunidade destas não iria demorar a se espalhar. É uma pena que se trata de um anúncio falso. Não há mutirão alguma de mamografia no hospital Mário Kroeff no Outubro Rosa de 2022.

Na realidade, desmentimos a mesma mensagem sobre o hospital do Rio de Janeiro lá em 2017. Como o desmentido da época (quase) vale para agora, relembre o que escrevemos a respeito do assunto:

Primeiramente, o texto utilizado para a divulgação do agendamento de mamografias no Hospital Mário Kroeff é o mesmo texto usado para divulgar agendamentos para mamografias gratuitas no Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte. E eu nem preciso dizer que a equipe do Boatos.org já desmentiu a história do Hospital Mário Penna, né?

Pra completar, o número disponibilizado como contato para agendar as mamografias no Hospital Mário Kroeff nem é do hospital. Quer mais? É o mesmo número que aparece no boato do Hospital Mário Penna.

E, bom, se nada é melhor do que o próprio Hospital desmentir o boato, venho informá-los de que isso já aconteceu. Em sua página oficial no Facebook, o Hospital Mário Kroeff desmentiu toda a história. O hospital destacou que todas as consultas gratuitas – via SUS – realizadas na instituição são reguladas através da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro. Ou seja, nada de agendamentos via telefone.

É bom ressaltar que o Hospital Mário Kroeff tem realizado e agendado diversas atividades em comemoração ao Outubro Rosa, mas, infelizmente, nenhum agendamento de mamografias gratuitas. A instituição, inclusive, tem divulgado todas as suas ações em sua página no Facebook.

Voltando a 2022, resolvemos fazer uma checagem para verificar se o quadro não mudou. E a resposta é não. Depois que a mensagem viralizou online, o hospital Mário Kroeff teve que, novamente, desmentir a história. Leia:

Nessa época que é tão importante para informações sobre a conscientização do diagnóstico precoce e outras notícias sobre câncer de mama, infelizmente as pessoas acabam propagando mensagens falsas. Está sendo espalhadas em grupos de WhatsApp essa mensagem, que não é verdadeira. Pedimos a ajuda de vocês para que compartilhem essa publicação. O HOSPITAL MÁRIO KROEFF NÃO ESTÁ FAZENDO MARCAÇÃO DE MAMOGRAFIA GRATUITA.

Resumindo: assim como era falso em 2017, a história que aponta que o hospital Mário Kroeff resolveu fazer um mutirão de mamografia em 2022 é falsa. Não há mutirão e a instituição já desmentiu a balela em redes sociais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso