Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Leite reprocessado (que já perdeu a validade) é colocado em caixinhas com quadrados coloridos #boato

Leite reprocessado (que já perdeu a validade) é colocado em caixinhas com quadrados coloridos #boato

Leite reprocessado (que já perdeu a validade) é colocado em caixinhas com quadrados coloridos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se a caixinha de leite estiver com quadrados coloridos, significa que é leite reprocessado. Ou seja: perdeu a validade e foi reaproveitado com produtos químicos.

Um dos tipos de fake news que mais circulam de forma perene são os relacionados a dicas do dia-a-dia. A prova disso está no fato de que iremos desmentir novamente uma história que há tempos circula online.

Ela aponta para algo que deveríamos prestar atenção nos supermercados. Mais exatamente ao comprar leite de caixinha. Um vídeo de uma mulher dá o conselho de verificar se o leite de caixinha tem quadrados coloridos. Ela aponta que, se estivesse assim, o leite seria “reprocessado”. Leia a transcrição do vídeo que circula online:

tá? Isso aqui são leites reprocessados ele já passou perdeu a validade já estragou o mercado devolveu pra fábrica retrocessor botou um produto químico e voltou de novo para o mercado. Mostre o como é o código. Ó. Esse código aqui. Sempre quando vocês vierem comprar este leite observe o fundo. Estes são leitos reprocessado que já foi estragado.

Procure sempre o fundo assim quadrados quadradinhos coloridos. Esse aqui é o leite Ninhos. Aqui esse também já foi ó reaprocessado. Estragou voltou para a fábrica e reprovetado. Esse pra vocês observarem não tem. Está bom dona de casa? E a quantidade de pessoas com intolerância com lactose ainda hoje.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

E os homens também. Fale pros homens. E a palavra de Deus diz que o povo se perde por falta de conhecimento e muitas pessoas que estão recorrentes por falta de conhecimento os homem ficar ligado também nisso. Os homens também fica ligado porque vocês

Leite reprocessado (que já perdeu a validade) é colocado em caixinhas com quadrados coloridos?

A dica pode ter deixado muita gente em alerta. Porém, não é a primeira vez que algum espertalhão aponta que os tais quadrados significariam isso. Em 2019, desmentimos a mesma fake news. Relembre o que escrevemos na época:

Para começar, a mensagem carrega o enredo clássico de boatos online: alarmista, cheio de informações vagas e não cita fontes confiáveis. Além disso, outra detalhe chamou nossa atenção: ao buscar informações sobre “reprocessamento de leite” não encontramos nada.

Como falamos no início do texto, a história é manjada e possui outras versões na internet. Em um passado recente, o Boatos.org desmentiu a informação que barrinhas coloridas na caixa de leite serve para indicar se o produto já venceu. Por sinal, a explicação continua sendo a mesma: os polêmicos quadrados coloridos são apenas um teste de impressão.

Na época, a Tetra Pak, marca que produz as embalagens, explicou porque algumas caixas exibem os quadrados coloridos e outras não. Em nota, a empresa informou que trata-se de um teste de cores, que serve para controlar a qualidade da cor dos rótulos das caixas. Confira:

A “barra colorida” que aparece na superfície embaixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão nas embalagens.

Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta “barra colorida”. Há também embalagens que saem com a impressão de pontos no lugar da “barra colorida”, que corresponde ao controle de registro da máquina de impressão.

Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando assim a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas. O foco da Tetra Pak está no fomento da reciclagem das embalagens, por meio de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos a partir das embalagens recicladas, como poltronas, pranchetas, pastas, canetas, entre outros.

Por fim, mas não menos importante, a história de “leite reprocessado” não faz o menor sentido. A prova está na explicação do Laboratório de Consumo & Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que indica que o reprocessamento do leite escureceria o produto, deixando meio “caramelizado”. Logo, se o leite fosse reprocessado, a forma de identificá-lo não seria pela embalagem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que os quadrados coloridos em caixinhas de leite significam que se trata de “leite reprocessado”. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular em 2023 na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm