Barrinha colorida na caixa de leite serve para indicar se produto já venceu #boato

Boato – Atenção! Não compre leite que tenha uma barrinha colorida na caixa. Trata-se de uma caixa de um produto que já venceu e que foi reaproveitada com outro produto. 

É fato que as informações contidas nas embalagens de alimentos são importantes na hora da escolha de um produto de qualidade. Dados como a composição de um produto ou o prazo de validade são (ou deveriam ser) decisivos na compra. Também é fato que há algumas informações nas embalagens que passam despercebidas e dão margem a boatos.

Só aqui no Boatos.org, já falamos, dentre outros assuntos, sobre os quadrados coloridos nos tubos de pasta de dente e dos números nas frutas. Hoje, vamos falar sobre outro alerta “novo” que surgiu em redes sociais.

A história da vez envolve a qualidade do leite. De acordo com uma mensagem que está bombando no Facebook, é muito importante evitar que se compre embalagens com “barrinhas coloridas” no fundo. As barrinhas seriam uma forma de marcar se a embalagem já armazenou um produto vencido. Leia:

#UTILIDADE Vocês sabem a diferença dessas duas caixas de leite? Aprendi recentemente e achei interessante e útil repassar! Todo produto encaixado (leite, creme de leite, leite condensado, achocolatado, etc.) tem uma dessas imagens a baixo que fica no fundo da caixa.

A que tem uma “barrinha colorida” é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar e voltou para o mercado. A que não tem, é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo. Agora tudo que vou comprar olho logo em baixo para dps escolher por validade!

Barrinha colorida nas caixas de leite serve para mostrar que produto já venceu?

Nessa entressafra de boatos pós-eleições (glória a Deus), o que não faltou foi gente ávida por compartilhar uma história bombástica como essa. Só tem um “pequeno detalhe”: a história é falsa.  Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Por causa do histórico (normalmente, esses alertas sobre embalagens que “brotam” em redes sociais são falsos), já desconfiamos, de cara, da veracidade da informação. Desconfiança que só foi reforçada quando nos deparamos com o texto.

Além de a tese ser sem lógica (em um mundo no qual todo processo de envase de alimentos é feito em fábricas e mecanicamente, não faz muito sentido imaginar alguém “jogando” o leite velho fora e colocando um novo sem ao menos limpar o frasco), o texto tem quase todas características de fake news: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis.

Ao buscar pela história que fala que barrinhas coloridas servem para identificar caixas de leite reutilizadas, nada encontramos. Aliás, encontramos um desmentido do e-farsas do ano de 2006 sobre uma mensagem muito similar a essa! Sim, amigos, é uma história bem velha. Com a ajuda do nosso leitor e “quase colaborador” Rodrigo Ramthum, descobrimos também que o boato (como tantos outros) circulou em língua inglesa e foi desmentido por lá.

Mas se não é para o que a mensagem aponta, para que servem as tais barrinhas. Por essa, não precisamos nem procurar pela resposta. Por e-mail, a assessoria da empresa Tetra Pak (marca que aparece na imagem que viralizou junto à imagem) enviou toda a explicação sobre a utilidade da marcação das “barrinhas coloridas” na caixa. Leia o comunicado:

A “barra colorida” que aparece na superfície embaixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão nas embalagens.

Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta “barra colorida”. Há também embalagens que saem com a impressão de pontos no lugar da “barra colorida”, que corresponde ao controle de registro da máquina de impressão.

Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando assim a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas. O foco da Tetra Pak está no fomento da reciclagem das embalagens, por meio de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos a partir das embalagens recicladas, como poltronas, pranchetas, pastas, canetas, entre outros.

Resumindo: a história que aponta que as empresas de leite como as embaladas pela Tetra Pak colocam barrinhas coloridas para reaproveitar as caixas que armazenaram produtos vencidos é falsa. É só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Barrinha colorida na caixa de leite serve para indicar se produto já venceu #boato

  • 29/11/2018 em 11:26
    Permalink

    Pode ser fake news sim, mas com tanta explicação ainda não entendi por que essas barrinhas no fundo das caixas.

    Resposta
    • 03/12/2018 em 10:02
      Permalink

      É simples, NÃO TEM NADA A VER COM O PRODUTO, mas com teste de impressão da embalagem. Só isso. Quando imprimo minhas caixas para produtos da minha loja, essa barra aparece também. Só que, como o corte é feito com a barrinha de cores FORA da FACA de corte, ela não aparece na caixa, depois de pronta.

      Resposta
    • 07/12/2018 em 14:22
      Permalink

      imagina q vc vai imprimir um trabalho de escola colorido, mas no meio do caminho entre varias folhas a impressora da algum erro e algumas ou o resto das folhas saem sem cor, pra ter certeza q ta funcionando eles imprimem 1 com todas as cores pra ve se ta funcionando , se alguma falhar ai vai haver falha em algum tom ou cor da caixa, essa caixa q tem os quadrinhos é essa caixa q usaram pra testa a impressora, de tempos em tempos sai uma dessa pra testar regularmente, ai digamos q a cada 20 caixas 1 é colorida pra ta sempre testando as cores

      Resposta
  • 28/11/2018 em 14:09
    Permalink

    Mas eu acho q jamais o fabricante seria burro de fazer uma marcação para mostrar q está cometendo um crime, simplesmente seriam envasadas em caixas normais sem marcas e ninguém saberia! Isso sim deve acontecer mesmo. E ninguém sabe. Essa notícia é só pra dar as pessoas uma ilusão de controle, pois assim acham q podem fazer algo a respeito!

    Resposta
  • 28/11/2018 em 12:56
    Permalink

    Também entendi que o produto é reaproveitado e não a embalagem. Isto precisa ser esclarecido, senão o consumidor fica com desconfiança.

    Resposta
  • 28/11/2018 em 11:44
    Permalink

    Afff…todo mundo é crítico. Eu entendi as dua formas mas a pessoa faz questão de alardear o erro não porque é certo mas para poder se sentir com mais “perspicácia’ que o pessoal que se dedica permanentemente. É só mais um caso de ego do que outra coisa…

    Ou então: Teoria 2

    “Alguém” já está planejando fazer “algo ou alguma coisa” ou já fez, mas, para se prevenir essa “pessoa” já vai nos locais que possivelmente descobrirá a sua farsa e desde já tenta desacreditá-la…

    Acho que já vi isso….hahahahahah

    Resposta
  • 27/11/2018 em 15:47
    Permalink

    Ao ler a mensagem sobre a barrinha colorida, não entendi que havia reaproveitamento da embalagem, mas do produto envasado. Depois de vencido e não comercializado, o produto seria devolvido ao fabricante que acrescentaria algo a ele para torná-lo consumível por mais um tempo. Mesmo porque, se a ausência da barrinha colorida indicaria produto ótimo, como a mesma caixa poderia ser reaproveitada após o prazo de validade e retornar com nova impressão?

    Resposta
  • 27/11/2018 em 10:40
    Permalink

    Olá
    Só uma dica… não sei ….
    Mas a escrita está muito lonnnnga
    Pra mim fez um efeito positivo pq a explicação só ocorre no final o que me obrigou a ler tudo’n
    Mas nesses mundo de hoje, onde nos “ obrigam” a permanecer com celular na mão, seria interessante que a explicação fosse imediata e que de forma divertida e chamativa? Fôssemos estimuladoas a continuar lendo acessando o link.

    Resposta
  • 27/11/2018 em 06:15
    Permalink

    Tudo bem que a Tetra Pak tenha desmentido tudo e dado uma explicaçao muito plausivel, mas, sou daquelas “onde há fumaça, há fogo” ainda acho possível e perfeitamente imaginável, o leite vencido, voltar pra fabrica e ser “manipulado” para uma nova data de vencimento.

    Resposta
    • 28/11/2018 em 14:08
      Permalink

      Mas eu acho q jamais o fabricante seria burro de fazer uma marcação para mostrar q está cometendo um crime, simplesmente seriam envasadas em caixas normais sem marcas e ninguém saberia! Isso sim deve acontecer mesmo. E ninguém sabe. Essa notícia é só pra dar as pessoas uma ilusão de controle, pois assim acham q podem fazer algo a respeito!

      Resposta
  • 26/11/2018 em 21:31
    Permalink

    Mas no texto falando dos quadradinho a pessoa diz sobre o CONTEÚDO e nao a embalagem(isso foi o que eu entendi!) Interpretei o texto errado? Pois nao é uma coisa de se duvidar que fazem mesmo, vemos tantas coisas hoje em dia.

    Resposta
  • 26/11/2018 em 17:12
    Permalink

    Vocês do Boatos.org estão dando uma de analfabetos funcionais, pois leram o texto e não entenderam a informação que o texto passa.
    Não estou aqui querendo dizer a informação do texto é verdadeira, mas a informação importante que está no cerne da mensagem é que a barra colorida identifica que o líquido (o produto) que está no interior da embalagem já venceu e foi recolhido, misturado com produto novo e reenvasado.
    Qualquer pessoa de raciocínio mediano percebe que numa embalagem que já está cheia não se consegue colocar mais produto, portanto, é óbvio que o texto está a informar que o produto vencido é desenvasado e misturado com produto novo e reenvasado, logicamente em em uma nova embalagem.
    Portanto, o que supostamente está sendo reutilizado não é a embalagem e sim o produto vencido.
    É preciso fazer o rastreamento de quem analisou este caso e reciclar este profissional nas técnicas cognitivas da leitura!
    Espero uma correção dessa análise, pois certamente não sou o único a perceber a trapalhada de vocês, se não corrigir e reconhecer a falha vai fica feio para o site e gera perda de credibilidade.

    Resposta
  • 26/11/2018 em 17:01
    Permalink

    Vocês do e-farsas estão dando uma de analfabeto funcional, pois leram o texto e não entenderam a informação que o texto passa.
    Não estou aqui querendo dizer o texto é verdadeiro, mas a informação importante que está no cerne da mensagem é que a barra colorida identifica que o líquido (o produto) que está no interior da embalagem já venceu e foi recolhido, misturado com produto novo e reenvasado.
    Qualquer pessoa de raciocínio mediano percebe que numa embalagem que já está cheia não se consegue colocar mais produto, portanto, é óbvio que o texto está a informar que o produto vencido é desenvasado e misturado com produto novo e reenvasado, logicamente em em uma nova embalagem.
    Portanto, o que supostamente está sendo reutilizado não é a embalagem e sim o produto vencido.
    É preciso fazer o rastreamento de quem analisou este caso e reciclar este profissional nas técnicas cognitivas da leitura!

    Resposta
  • 25/11/2018 em 09:47
    Permalink

    Pelo que eu entendi e viraliza na internet, é que o “LEITE É QUE É REUTILIZADO”,ou seja, o leite vencido volta para a fábrica e é acrescentado junto à outro leite novo e depois colocado em uma embalagem nova. Sendo assim, a embalagem NOVA vem com as barrinhas coloridas para que o consumidor saiba que o leite em questão foi misturado a outro.
    Fake news ou não,quando a reportagem diz “produto”, ela está referindo- se ao leite e não a embalagem. Houve aí um erro de interpretação do autor da reportagem acima.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)