Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Leite Nan Soy está disponível para doação no Hospital Universitário #boato

Leite Nan Soy está disponível para doação no Hospital Universitário #boato

Leite Nan Soy está sendo doado pelo Hospital Universitário, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Hospital Universitário (HU) está doando latas de leite Nan Soy que estão próximos a vencer. Compartilhe.  

O que não falta na internet é fake news relacionada a supostas doações. Muitas são compartilhadas anos a fio graças à boa vontade de algumas pessoas. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta ação do “Hospital Universitário”.

De acordo com um texto que está circulando em diversas redes sociais e WhatsApp, o “HU” estaria doando latas de leite Nan Soy (que tem um valor considerável) para pessoas que estariam precisando. Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Pessoal, Se algum de vocês conhecer quem precise do Leite Nan soy.O núcleo de alergia do HU (Hospital Universitário) tem várias latas pra vencer no mês de dezembro.Vamos divulgar pra chegar nas mãos de quem precisa e assim evitar tal desperdício.Peço que repassem aos seus amigos e grupos.Desde já agradeço a atenção. Contato : Rennan Adriano [telefone] Por favor compartilhem Talvez vc nao precise mais outras pessoas sim

Leite Nan Soy está disponível para doação no Hospital Universitário?

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

A história foi muito compartilhada agora em 2023. Só tem um detalhe triste: além de a mensagem ser falsa, ela é antiga e já foi desmentida algumas vezes. A última vez foi em 2021. Relembre o que foi escrito na época.

Pois bem, o texto parece ser um grande serviço. Se não fosse um detalhe: é uma mentira das grossas.  Ao se deparar com a história, ficamos em dúvida sobre qual Hospital Universitário estaríamos falando. Afinal, quase toda cidade que tem uma universidade de medicina tem um hospital universitário. E não falar local nem dar muitas informações é sinônimo do que? Sim, de boato.

Procurando um pouco mais, achamos a origem da balela. Ela veio do Sergipe. Em Aracaju, há inclusive um Hospital Universitário. E ele teve que vir a público desmentir a história. Leia o que disse a instituição por meio de nota oficial no Facebook da Universidade Federal de Sergipe:

NOTA DE ESCLARECIMENTO. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) informa à comunidade que, diferente do que vem sendo divulgado em redes sociais, não adquire e nem distribui fórmulas infantis. A instituição conta com um Núcleo de Perícia em Alergia Alimentar, que recebe pequenos lotes das fórmulas para a realização de testes de alergia. Portanto, a informação sobre a distribuição que estaria sendo feita pelo HU da fórmula infantil Nan Soy é falsa. Unidade de Comunicação Social – Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Vale apontar que, depois do nosso desmentido em 2016, outras instituições também desmentiram a tal doação de lei Nan Soy. Vimos desmentidos por parte da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UFLA (Universidade Federal de Lavras), e pela própria Ebserh (Empresa Brasileira de serviços hospitalares). É importante também citar que a “versão 2021” do boato é tal mequetrefe que sequer há o DDD no telefone da pessoa que aparece na mensagem.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Hospital Universitário está doando latas de leite Nan Soy que estão prestes a vencer. Trata-se de uma fake news que voltou a circular em 2023 e desmentimos algumas vezes por aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm