Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Leite Nan Soy está sendo doado pelo Hospital Universitário #boato

Leite Nan Soy está sendo doado pelo Hospital Universitário #boato

Leite Nan Soy está sendo doado pelo Hospital Universitário, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Núcleo de Alergia do Hospital Universitário está doando latas de leite Nan Soy que está prestes a vencer. Para conseguir, é só entrar em contato com o responsável.

A crise financeira que o Brasil atravessa faz com que informações sobre doações se espalhem rapidamente na internet. Infelizmente, nem todas as promessas são verdadeiras. E recentemente, em novembro de 2021, voltou a circular uma promessa de doação por parte do “Hospital Universitário” (só não é dito de onde).

De acordo com o texto que circula na internet, o Hospital Universitário está doando latas do leite Nan Soy para as pessoas que precisam. A mensagem aponta, ainda, que é preciso entrar em contato com uma pessoa (na versão que vimos seria um “Rennan Adriano”) para garantir a doação. No final, há alguns pedidos de compartilhamento.

Confira o desmentido em vídeo:

Pessoal, Se algum de vocês conhecer quem precise do Leite Nan soy.O núcleo de alergia do HU (Hospital Universitário) tem várias latas pra vencer no mês de dezembro.Vamos divulgar pra chegar nas mãos de quem precisa e assim evitar tal desperdício.Peço que repassem aos seus amigos e grupos.Desde já agradeço a atenção. Contato : Rennan Adriano [telefone] Por favor compartilhem Talvez vc nao precise mais outras pessoas sim

Leite Nan Soy está sendo doado pelo Hospital Universitário?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou muito para a história se espalhar com força em redes sociais e gerar falsas esperanças em famílias com recém-nascidos. Infelizmente, a mensagem em questão é falsa. Mais do que isso, já foi desmentida no Boatos.org em 2015 e em 2016. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Pois bem, o texto parece ser um grande serviço. Se não fosse um detalhe: é uma mentira das grossas.  Ao se deparar com a história, ficamos em dúvida sobre qual Hospital Universitário estaríamos falando. Afinal, quase toda cidade que tem uma universidade de medicina tem um hospital universitário. E não falar local nem dar muitas informações é sinônimo do que? Sim, de boato.

Procurando um pouco mais, achamos a origem da balela. Ela veio do Sergipe. Em Aracaju, há inclusive um Hospital Universitário. E ele teve que vir a público desmentir a história. Leia o que disse a instituição por meio de nota oficial no Facebook da Universidade Federal de Sergipe:

NOTA DE ESCLARECIMENTO. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) informa à comunidade que, diferente do que vem sendo divulgado em redes sociais, não adquire e nem distribui fórmulas infantis. A instituição conta com um Núcleo de Perícia em Alergia Alimentar, que recebe pequenos lotes das fórmulas para a realização de testes de alergia. Portanto, a informação sobre a distribuição que estaria sendo feita pelo HU da fórmula infantil Nan Soy é falsa. Unidade de Comunicação Social – Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Vale apontar que, depois do nosso desmentido em 2016, outras instituições também desmentiram a tal doação de lei Nan Soy. Vimos desmentidos por parte da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UFLA (Universidade Federal de Lavras), e pela própria Ebserh (Empresa Brasileira de serviços hospitalares). É importante também citar que a “versão 2021” do boato é tal mequetrefe que sequer há o DDD no telefone da pessoa que aparece na mensagem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Hospital Universário (seja lá de qual localidade) está doando latas de leite Nan Soy. O texto que viralizou nos últimos dias na internet circula há, no mínimo, seis anos e já foi desmentido por algumas instituições com este nome.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: