Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Acusação que aponta que Kate Middleton está com câncer por causa da vacina contra Covid-19 é falsa e absurda

Acusação que aponta que Kate Middleton está com câncer por causa da vacina contra Covid-19 é falsa e absurda

Kate Middleton está com câncer por causa da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A princesa Kate Middleton está com câncer por causa da vacina contra Covid-19.

Análise

O anúncio de que a princesa do Reino Unido Kate Middleton está com um câncer na região abdominal traz mais um capítulo de fake news que falam sobre a saúde dela.

Começaram a circular na internet insinuações de que Kate Middleton teria tido a doença por conta da vacina contra a Covid-19. Uma prova disso seria uma postagem dela sendo vacinada. Leia uma das mensagens que circula online:

U R G E N T E !!! O recente anúncio feito pela princesa Kate Middleton sobre seu diagnóstico de câncer levanta questões preocupantes sobre uma possível ligação com a vacinação contra a COVID-19.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Grupos antivacinas ficaram em polvorosa com a acusação. Porém, precisamos colocar as coisas no lugar. Para tanto, vamos responder às seguintes questões: 1) Qual é a situação de saúde de Kate Middleton no momento? 2) É verdade que Kate Middleton está com câncer por conta da vacina contra a Covid-19? 3) A tese de que a vacina contra a Covid-19 causa câncer é real?

Qual é a situação de saúde de Kate Middleton no momento?

Depois de especulações (como a do fake que ela teria a Doença de Crohn), Kate Middleton veio, por meio de um pronunciamento oficial, relatar que está em tratamento de um câncer na região do abdômen. O comunicado tem o seguinte teor:

A princesa de Gales compartilhou um vídeo de sua casa em Windsor dizendo que foi diagnosticada com câncer. Em janeiro, a princesa foi submetida com sucesso a uma cirurgia abdominal e, naquela época, nenhum exame revelou câncer. No entanto, exames pós-operatórios posteriores mostraram que Kate tinha câncer e, pelo que entendi, ela iniciou a quimioterapia preventiva no final de fevereiro.

A princesa diz que a notícia foi um “grande choque” e que demorou a processar a informação e considerar o melhor interesse das crianças. Ela procurou transmitir uma mensagem positiva e disse: “Estou ficando mais forte a cada dia”. Kate acrescentou que a presença de William ao seu lado “é uma grande fonte de conforto e confiança”, bem como uma demonstração de amor e apoio de observadores reais de todo o mundo.

Dizem que Kate está de “bom humor” e focada em sua recuperação. Ela pediu “tempo, espaço e privacidade”. A Princesa de Gales concluiu o seu vídeo com uma mensagem a todos os que sofrem de cancro: “Vocês não estão sozinhos”

É verdade que Kate Middleton está com câncer por conta da vacina contra a Covid-19?

Não. Além de não constar nada sobre o assunto em fontes confiáveis (a história está circulando em grupos antivacinas que insistem em espalhar desinformação), há outros pontos.

É fato que Kate Middleton (assim como bilhões de pessoas que não têm câncer) se vacinou contra a Covid-19 (como deve ser feito). Porém, não há qualquer relação causa-consequência nisso. Até porque, a tese não se sustenta se analisarmos no que ela se sustenta.

A tese de que a vacina contra a Covid-19 causa câncer é real?

É justamente de outros fakes, que apontariam que as vacinas, por conta de ser de mRNA, causariam câncer ao modificar o DNA das pessoas ou que teriam substâncias cancerígenas como o grafeno, que a teoria se sustenta.

Não é preciso dizer que são alegações derrubadas e que não condizem com a ciência. Reiterando: se as vacinas causassem câncer, quase toda população da Terra estaria com a doença. O que não é caso.

Conclusão

Fake news ❌

Beira a falta de caráter uma história como esta. Ela é maldosa com a própria Kate Middleton e também joga contra a imunização (que salvou vidas). Por isso, estamos aqui para apontar que não é verdade que o câncer da princesa se deu por conta das vacinas. É mais um fake que precisa ser derrubado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).