Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que a ivermectina é a cura da dengue e serve como tratamento para doença

É falso que a ivermectina é a cura da dengue e serve como tratamento para doença

Ivermectina cura a dengue e acaba com carga viral da doença, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ivermectina é a cura da dengue e acaba com a carga viral da doença durante tratamento.

Análise

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 e a onda de fake news (muitas impulsionadas com viés político) deixou uma herança: a ivermectina sendo apontada como a “cura de tudo”. Com a epidemia de dengue, o movimento não tem sido diferente.

Nos últimos dias, supostos “protocolos” de tratamento da dengue com ivermectina têm circulado na internet. As mensagens apontam que o fármaco (indicado para verminoses) seria a cura da doença. Leia uma das mensagens que circulam na internet:

Confira o desmentido em vídeo:

A ivermectina já demonstrou sua eficácia na redução da carga viral da dengue, de maneira dependente da dose. A ivermectina tem um efeito antiviral comprovado contra outros vírus de RNA de fita única, como dengue ou febre amarela, contra os quais conseguiu inibir sua replicação in vitro. Além disso, tem um papel imunomodulador que é interessante de avaliar, já que foi visto que um dos grandes problemas do vírus da dengue é a imunoamplificação. O desaparecimento do quadro clínico – quando é administrado precocemente – ocorre em menos de 72 horas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Da mesma forma, os indivíduos que recebem doses profiláticas de IVM não contrairão dengue, mesmo quando inoculados através da picada de mosquitos Aedes, o que confirma o efeito viricida do composto. Além disso, esses mosquitos morrerão após tal picada, a uma taxa 6 vezes maior do que seu ciclo de vida normal. Isso foi observado em animais de fazenda, que receberam IVM para evitar doenças transmitidas por mosquitos (Culex, Anopheles, Aedes, etc.). Dada essa descoberta, o efeito foi replicado em voluntários humanos, com igual sucesso.

ESQUEMA DE PROFILAXIA COM IVERMECTINA IVM: 0,3 mg por quilo de peso, após uma refeição rica em gordura. Repita este esquema duas vezes por semana. ESQUEMA DE TRATAMENTO COM INERMECTINA CASOS DURAÇÃO DA FREQUÊNCIA DA DOSE Leve 0,4 mg/Kg uma vez ao dia durante 5 dias Grave 0,6 mg/kg uma vez por dia durante 7 dias A dengue e suas doenças arbovirais relacionadas (Zika e Chikungunya) continuam a aumentar nas Américas. O peso econômico que eles implicam está se tornando cada vez maior, assim como o número de mortes (não missível em termos monetários).

Não havia – até o momento – nenhuma medida de proteção além da remoção de lixo e do uso de repelentes. Seu uso é econômico, sua resposta é extremamente satisfatória (tanto na profilaxia quanto no tratamento), e sua segurança foi comprovada em bilhões de doses administradas em outros continentes.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A ivermectina cura a dengue e reduz a carga viral? 2) O que acontece se você tomar a ivermectina para curar a dengue? 3) O remédio serve como tratamento, como apontado, para a Covid-19?

A ivermectina cura a dengue e reduz a carga viral?

Não. A ivermectina é um remédio indicado para tratamento de parasitas e não tem indicação para tratamento da dengue. O próprio Ministério da Saúde se posicionou depois que a história se espalhou na internet. Leia o que foi escrito pela pasta: 

Vem circulando por aí a notícia de que o remédio antiparasitário Ivermectina tem eficácia na redução da carga viral da Dengue. Para ficar claro: Essa informação não é verdadeira. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença.

Disseminação de fake news, principalmente quando se trata da saúde, pode ser extremamente perigoso. Por isso, ao perceber os sintomas da doença, procure atendimento em uma unidade de saúde mais próxima para diagnóstico com um profissional, que indicará o tratamento adequado. Proteja sua saúde! Não compartilhe desinformação!

O que acontece se você tomar a ivermectina para curar a dengue?

A primeira consequência é nada. Como o remédio não tem eficácia comprovada, o mínimo que vai ocorrer é a dengue seguindo o seu ciclo viral de forma natural (que, na maioria das vezes, caminha para a cura).

Porém, é preciso se atentar que o tratamento pode, dependendo do comportamento do paciente, piorar o quadro. Por exemplo: se a pessoa “confia na ivermectina” e deixar de monitorar ou ir ao médico no caso de piora de sintomas, pode piorar. Vale lembrar que a maior parte da letalidade com a doença surge de um diagnóstico e tratamento tardio da doença.

O remédio serve como tratamento, como apontado, para a Covid-19?

Nunca é demais lembrar que a ivermectina também não é indicada para o tratamento da infecção pelo coronavírus. Estudos chegaram a investigar a hipótese, mas ela foi descartada. 

Apesar disso, grupos antivacinas tentaram promover a teoria falsa de que o remédio seria eficaz e nada mais fizeram do que espalhar desinformação e prejudicar pessoas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a ivermectina seja a cura da dengue. As mensagens que estão circulando na internet apontam para um tratamento sem eficácia e o próprio Ministério da Saúde desmentiu a desinformação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).