Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ivermectina anula efeitos colaterais das vacinas, previne câncer e outras doenças #boato

Ivermectina anula efeitos colaterais das vacinas, previne câncer e outras doenças #boato

Ivermectina anula efeitos colaterais das vacinas, previne câncer e outras doenças, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto afirma que ivermectina impede efeitos colaterais das vacinas, ajuda na prevenção do câncer e protege o fígado 

A pandemia da Covid-19 trouxe muito medo e sofrimento no início de 2020. Após a vacinação em massa e todos os cuidados, como o isolamento e o uso da máscara, a antiga rotina foi retornando aos poucos. E hoje parece que a pandemia foi algo distante.

Mas a verdade é que a Covid-19 ainda permanece aqui. Diversos casos da doença foram registrados nos últimos meses. Ao total, são quase 700 mil mortos pela doença. Porém, o dia 12 de fevereiro de 2023 foi de comemoração. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Brasil não registrou mortes pela doença.

E em meio a isso, fake news que bombaram no auge da pandemia voltaram a circular na internet. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com a história, a ivermectina conseguiria anular os efeitos colaterais das vacinas, prevenir o câncer e outras doenças. Ainda segundo a história, a ivermectina teria apenas efeitos benéficos no tratamento do coronavírus. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“5.*Para quem fez a besteira de tomar mais de uma dose de vacina contra COVID* —————————— Se cada um enviar pra 30 contatos em segundos serão milhões de vidas salvas. É dessa solidariedade que a mídia paga, o *STF* e *TSE* tem medo. Medo do povo brasileiro unido. —————————- 1 – A *IVERMECTINA* evita os danos provocados pelas Vacinas *RNA.* 2 – A *IVERMECTINA* bloqueia a entrada da *Proteína Spike* para dentro das células. Então, se a pessoa foi vacinada, tem uma esperança, tem uma forma de se tratar através da Ivermectina. 3 – A *IVERMECTINA* faz tratamento pós Covid e pós vacinal, é um medicamento eficaz em todas as fases da Covid 19, antes mesmo de entrar na célula a *IVERMECTINA* já destrói o vírus no sangue. Ela só tem efeitos benéficos e nenhum maléfico no tratamento do coronavírus. 4 – A *IVERMECTINA* tem ação anti-inflamatória muito potente no Coronavírus. 5 – A *IVERMECTINA* tem ação potente para lesões traumáticas e ortopédicas, e sem os efeitos colaterais dos corticoides. 6 – A *IVERMECTINA* trata doenças autoimunes como: artrite reumatoide, espondilite anquilosante, fibromialgia, psoríase, doença de Crohn, rinite alérgica. 7 – A *IVERMECTINA* reduz a frequência de gripes e resfriados. 8 – A *IVERMECTINA* melhora a imunidade de pacientes cancerosos. 9 – A *IVERMECTINA* trata Herpes Simplex e Herpes Zoster. 

10 – A *IVERMECTINA* reduz frequência de sinusites e diverticulites. 11 – A *IVERMECTINA* protege o coração numa sobrecarga cardíaca, numa embolia por exemplo ela evita a hipóxia cardíaca porque ela estimula a produção de energia básica para que o tecido não seja destruído e melhora assim a função cardíaca. 12 – A *IVERMECTINA* é antiparasitária. 13 – A *IVERMECTINA* é antineoplásica (anticancerígena), suprime a proliferação e metástase das células cancerosas matando apenas as células cancerosas e preservando as células sadias, melhorando a eficácia do tratamento quimioterápico, pois mata as células cancerosas resistentes à quimioterapia, vencendo a resistência a múltiplos quimioterápicos que os tumores desenvolvem, e combinada com a quimioterapia e/ou anticancerígenos, ela proporciona o aumento da eficácia desses tratamentos.  14 – A *IVERMECTINA* é antimicrobiana (bactérias e vírus), e aumenta a imunidade. 15 – A *IVERMECTINA* tem capacidade fantástica de regeneração dos nervos. 16 – A *IVERMECTINA* regula o metabolismo da glicose e da insulina. 17 – A *IVERMECTINA* regula o metabolismo do colesterol. 18 – A *IVERMECTINA* reduz gordura hepática na esteatose. 

19 – A *IVERMECTINA* protege o fígado exposto à inseticidas. 20 – A *IVERMECTINA* ataca o vírus em todos os lugares em que ele estiver, independente das mutações. 21 – A *IVERMECTINA* serve para a prevenção e para o tratamento do coronavírus, de forma surpreendente. Eficácia não comprovada não é da Ivermectina, e sim das vacinas. 22 – A *IVERMECTINA,* usada como agente profilático, foi associada à redução significativa das taxas de infecção, hospitalização e mortalidade por COVID-19. 23 – A *IVERMECTINA* não agride o fígado, pois não é metabolizada nele, e sim no intestino, pelo contrário, ela protege o fígado. *O estudo foi publicado no Cureus Journal of Medical Science.* https://www.cureus.com/articles/82162-ivermectin-prophylaxis-used-for-covid-19-a-citywide-prospective-observational-study-of-223128-subjects-using-propensity-score-matching Como tomar a Ivermectina: 1 comprimido de 6mg para cada 30 kg de peso em dose única e repetir esta dose 4 ou 6 meses depois. *Tomar a Ivermectina após ingerir alimentos, pois aumenta em 2,5 vezes a sua absorção.* É um medicamento barato (R$ 17,00 4 cápsulas). Foi retirado das farmácias na pandemia por governadores e prefeitos ladrões e assassinos interessados nas generosas propinas distribuídas pelos fabricantes das vacinas. *DIVULGUEM. VAMOS SALVAR VIDAS!*”.

Ivermectina anula efeitos colaterais das vacinas, previne câncer e outras doenças?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou grupos negacionistas e antivacina. Entretanto, a história não é verdade. A explicação fica por conta da falta de provas e de noção (em seguir insistindo em algo que já foi cientificamente comprovado que não funciona).

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao ler o texto, percebemos que ele se baseia em duas teorias falsas: a primeira é a de que a ivermectina seria a cura para a Covid-19 e a segunda é de que as vacinas contra a Covid-19 fazem mal e precisam ser revertidas.

Em 2021, a equipe do Boatos.org já desmentiu essa história de que os efeitos da vacina contra a Covid-19 precisariam ser revertidos. Na época, explicamos que esse tipo de conteúdo tenta pegar as pessoas pelo medo, apontando sobre supostos efeitos colaterais nocivos ou mortais das vacinas. Na oportunidade, também destacamos que não existem comprovações científicas sobre a eficácia da ivermectina no tratamento da Covid-19. Além disso, na história da época, as pessoas citadas como profissionais de referência já tinham publicados outras fake news que foram desmentidas por diversos serviços de checagem.

Sobre a mensagem de hoje, vamos ser diretos. A ivermectina não serve para tratar lesões. O medicamento é indicado para os tratamentos contra vermes e parasitas e não possui indicação para tratar lesões. A ivermectina também não trata doenças autoimunes. Em algumas passagens do texto, é possível ver que as pessoas que criaram a mensagem estão confundindo a ivermectina com a cloroquina. A ivermectina também não consegue prevenir ou reduzir a frequência de gripes e resfriados, justamente por não ter nenhuma ação sobre vírus. E por último, claro, a ivermectina não consegue prevenir o câncer.

Ao contrário do que diz o texto, a ivermectina traz sim malefícios se utilizado de maneira equivocada e sem orientação médica. A ivermectina pode interagir com outros medicamentos, como anticoagulantes, e causar problemas de saúde. Além disso, a superdosagem de ivermectina pode causar vômitos, diarreia, hipotensão, reações alérgicas, tontura, convulsões e pode levar a morte. Se isso não bastasse, o uso indiscriminado de ivermectina pode levar a quadros de hepatite medicamentosa, que podem causar insuficiência hepática e a necessidade de uma transplante de fígado.

Por fim, esse tipo de história só causa confusão e desinformação, levando pessoas a se automedicarem e adquirirem problemas de saúde. Esse tipo de conteúdo já foi desmentido inúmeras vezes em diversos serviços de checagem. Até o momento não existem comprovações científicas do suposto efeito da ivermectina contra a Covid-19. Na realidade, o que existem são estudos que foram abandonados, porque já na etapa dos testes laboratoriais mostraram que a dosagem de ivermectina necessária para anular o coronavírus era 100 vezes maior do que a dosagem segura recomendada pelo fabricante e pelos médicos.

Em resumo: a história que diz que a ivermectina anularia os efeitos da vacina, previne o câncer e outras doenças é falsa! Além da ivermectina não anular os efeitos da vacina, os efeitos dos imunizantes não precisam ser anulados (uma vez que já foram testados e são totalmente seguros). A ivermectina não consegue prevenir o câncer e nem doenças autoimunes. Em alguns momentos, é possível ver que a mensagem confunde o efeito da ivermectina com a cloroquina. A ivermectina só é indicada para tratar problemas desencadeados por vermes e parasitas. Por fim, estudos científicos já mostraram que a ivermectina não funciona contra a Covid-19. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso