Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Itália divulga que 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19 #boato

Itália divulga que 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19 #boato

Itália divulga que 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Itália revela farsa da Covid-19, revisa dados e 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19. 

Todos os dias acompanhamos nos jornais as notícias sobre o número de mortos por Covid-19 e relatos das famílias que perderam seus entes queridos para o novo coronavírus, mas, ainda assim, muita gente insiste em acreditar que esses números são inflados.

A última “notícia bombástica” que circula pela internet aponta que 97% das mortes na pandemia na Itália não foram devido a Covid-19. O texto afirma que “ninguém pode morrer de um vírus que não existe” e  que “todo laudo de morte da Covid-19 é falso”. A mensagem indica ainda que apenas 3% dos italianos morreram por complicações do vírus. Leia o que diz a mensagem:

A FRAUDE CRIMINOSA DA FARSA COVID. Ninguém pode morrer de um vírus que não existe. Todo laudo de morte da Covid é falso! Influenza e pneumonia são distintas e são também as verdadeiras causas de mortes. Em 2019 foram 97.091 óbitos de pneumonia no Brasil e 41.220 por insuficiência respiratória. MORTES sem qualquer envolvimento com a Covid.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Na Itália a farsa e a fraude já foram descobertas. As 3.783 vítimas italianas que supostamente morreram de Covid, na verdade faleceram de pneumonia e não de Covid. Portanto apenas 3% de italianos morreram de pneumonia. Os 97% restantes são mortes fraudadas.

No Brasil das 600 mil mortes supostamente causadas pela Covid, apenas 36 mil supostamente morreram da doença. Na verdade morreram de pneumonia. Não há nenhuma morte de covid, pois não há vírus de DNA nos corpos e nem nas células. Tudo não passa de uma farsa! Tá na hora da porrada comer pra cima destes jornalistas e políticos filhos da p…

Itália divulga que 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19?

É óbvio que a mensagem não passou despercebida pelos negacionistas. Mas o que nem todos sabiam é que o texto é fruto da distorção de um relatório. Vamos lá!

O primeiro ponto que nos deixa com a pulga atrás da orelha está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. O histórico de mensagens sobre o assunto também não deixa dúvidas. Por aqui, no Boatos.org, já circularam boatos envolvendo tratamento precoce, TV portuguesa e outras pesquisas com dados equivocados.

Ao buscar pelos dados, matamos a charada. Na verdade, há uma distorção dos dados do relatório do Instituto Nacional Italiano de Saúde (ISS) sobre as características dos pacientes que foram infectados com a Covid-19 na Itália. Inclusive, as mensagens já foram esclarecidas em diversos sites de verificação de notícias estrangeiros.

O Reuters explica que as mensagens surgiram a partir de uma interpretação equivocada da análise do ISS. Na realidade  a análise relatou um total de 130.468 mortes registradas até 5 de outubro de 2021. Desses 2,9% não apresentavam comorbidades e 97,1% tinham uma ou mais condições listadas além de Covid-19. A Politifact também desmentiu a informação.

O relatório do Instituto, como já explicamos, analisou as características dos pacientes Covid-19 que morrem na Itália. Na realidade, os dados apontaram que 2,9% dos que morreram não tinham nenhuma comorbidade. Mas isso não significa que a morte não foi por Covid-19.

A morte por Covid-19 é definida para fins de vigilância como uma morte resultante de uma doença clinicamente compatível. Dito isso, saiba que, sim, as mortes, por comorbidade ou não, foram causadas por Covid-19.

Por fim, mas não menos importante, as mais de 3 mil vítimas da doença citadas na mensagem não fazem o menor sentido, já que foram registradas (até 4 de dezembro) 134 mil mortes.

Resumindo: Itália não divulgou que 97% das mortes na pandemia não foram por Covid-19. Ou seja, a história não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso