Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Inca está precisando de toucas para crianças com câncer #boato

Inca está precisando de toucas para crianças com câncer #boato

Inca precisa de doação de toucas de tricô para crianças internadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Inca (Instituto Nacional do Câncer) está pedindo doações de toucas para crianças que têm câncer agora para o inverno.

O período de frio traz consigo uma série de informações falsas antigas que voltaram a circular. Neste ano, percebemos a chegada de uma história atribuída a uma suposta campanha do Instituto Nacional do Câncer (Inca), referência no Rio de Janeiro no combate à doença.

De acordo com a mensagem, o Inca estaria pedindo doações de toucas para serem dadas a crianças com câncer. Na mensagem, é dito que as pessoas poderiam levar as toucas no hospital ou ligar para um número. Leia:

QUEM MORA NO RJ, AJUDE PELO MENOS ER COMPARTILHANDO!!! O INCA (HOSPITAL DO CÁNCER – RIO DE JANEIRO) Esta precisando de TOUCAS DE TRICô E/OU CROCHÉ para as CRIANÇAS QUE ESTÃO INTERNADAS. PARA DOAR (PODE SER ATÉ 01 UNIDADE, NÃO IMPORTA) É SE DIRIGIR PORTARIA DO hospital: Hospital do Câncer I (Unidade Hospitalar do inca) Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar – Centro – Rio de Janeiro. Vamos compartilhar?

Inca está precisando de toucas para crianças com câncer?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Agora, em 2023, a história está circulando. Mas aqui no Boatos.org ela já foi desmentida em duas oportunidades (em 2021 e lá nos longínquos 2013). Relembre o que escrevemos em 2013 e 2021:

2013: A história tem até um fundo de verdade: o Inca realmente precisa de doações. Mas não apenas de toucas. Esta página do Inca pede doação de alimentos, bens, de dinheiro e mesmo de trabalho como voluntário. Só que a mensagem fez tanto sucesso que o Instituto começou a receber muitas toucas e nada de outros tipos de doações.

O Instituto deixou bem claro nesta página de que não precisa mais de doação de toucas. Uma postagem de uma mulher no Facebook que se diz voluntária no Inca também fala que o número de toucas recebidas é tão grande que elas estão indo para o bazar beneficente do local.

2021: Passados oito anos, temos algumas informações complementares. O Inca, assim como o Boatos.org, teve que voltar a desmentir o boato. Veja o que foi escrito na página oficial do Instituto Nacional do Câncer:

Voltou a circular na Internet uma mensagem falsa a respeito de uma arrecadação de toucas e gorros para os pacientes em tratamento no INCA. O INCAvoluntário informa que esta campanha não é verdadeira e que todas as campanhas verídicas são divulgadas pelos canais oficiais do INCAvoluntário (site e redes sociais).

Assim como em 2013 e 2021, não é verdade que o Inca está precisando de doações de toucas agora em 2023. O Instituto Nacional do Câncer já tentou desmentir a história algumas vezes, mas ela continua circulando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso